O ano de 2024 foi importante para o segmento imobiliário no Brasil, que se viu evoluindo e moldado pelas graduais mudanças econômicas, sociais e tecnológicas, dando um vislumbre positivo para o Mercado Imobiliário 2025.
E a transição para 2025 já tem demonstrado que será de profundas transformações, com novas oportunidades e desafios, em que investidores, incorporadoras e profissionais do setor terão que adotar estratégias inovadoras.
É de suma importância, por exemplo, ter em mente planos que combinem sustentabilidade, tecnologia, e adaptação às novas demandas do consumidor, que com certeza irão ajudar os players do mercado imobiliário a inovar e crescer com segurança no ano que vem.
Sumário
Transformação digital e automação
Um dos pontos mais discutido em 2024, foi a digitalização, que tem sido um dos principais motores de mudança no Mercado Imobiliário no Brasil nos últimos anos.
É possível que até 2025, a adoção de novas tecnologias como inteligência artificial (IA), Big Data, Realidade Aumentada (AR) e Blockchain sejam mais fortes e requisitadas.
Dentro da competividade imobiliária, a automação e o uso de dados se apresentam como vantagem significativa para empresas que conseguem prever as tendências do mercado imobiliário, além de comportamentos dos consumidores e as melhores formas de otimizar processos internos.
Se você curte Inteligência Artificial (IA), saiba que é possível usá-la para ajudar as incorporadoras a identificar as regiões com maior demanda graças a análise preditiva. Essa maneira acaba permitindo investimentos mais assertivos.
Sustentabilidade e imóveis verdes
Esse tema é um importante pilar quando pensamos em estratégias que vão movimentar o mercado imobiliário 2025. Sustentabilidade já é uma tática de impacto.
Isso porque o público consumidor já demonstra preocupação com questões ambientais, buscando propriedades que respeitem os princípios ambientais, dando conforto ambiental, desde a escolha dos materiais de construção até a eficiência energética.
O público já observa que investir em imóveis verdes, que sigam as normas de construção sustentável, como a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), pode representar uma vantagem significativa.
Opte sempre por soluções tecnológicas que reduzam o impacto ambiental das construções, como sistemas de energia solar, captação de água da chuva e o uso de materiais recicláveis e faça seu negócio uma obra com responsabilidade ambiental.
Real Estate Techs = Inovação
Perante o crescimento de startups e empresas de tecnologia voltadas para o mercado imobiliário, as Real Estate Techs são impulsionadoras da inovação no setor.
As Real Estate Techs chegam e desafiam os negócios tradicionais ao oferecer soluções tecnológicas que potencializam os fatores, desde a compra e venda de imóveis até a gestão de propriedades.
No Mercado Imobiliário 2025 é provável que as plataformas de financiamento imobiliário digital, que tornam o processo de obtenção de crédito mais ágil e transparente, sejam mais consumidas, assim como os marketplaces de imóveis e o stand de vendas de imóveis também, que além de reunir diferentes opções em um único lugar, facilitam a compra e venda para consumidores e investidores.
Co-living e Co-working
Outro modelo que promete ganhar força dentro do Mercado Imobiliário em 2025 é o de co-living, ou moradia compartilhada, que oferece aos moradores a possibilidade de dividir espaços como cozinhas e salas de estar, mas mantendo quartos privados.
Por ser uma alternativa econômica, é socialmente interessante para jovens profissionais e estudantes que buscam um ambiente mais comunitário e com custos reduzidos.
Correspondente, o coworking também tende a crescer, à medida que as empresas adotam modelos de trabalho híbridos. A criação de hubs de trabalho compartilhado em áreas residenciais, ou até dentro de grandes complexos imobiliários, pode ser uma estratégia eficaz para atender às necessidades de profissionais que não querem trabalhar de casa, mas também não precisam ir até o escritório todos os dias.
Fortalecendo a experiência do cliente
Sabia que ofertar uma experiência personalizada para os clientes é uma vantagem importante? Você pode trabalhar com a personalização de imóveis de acordo com as necessidades dos clientes até a utilização de dados para antecipar desejos e preferências.
Plataformas digitais de customização de imóveis permitem que os consumidores escolham acabamentos, layouts e outras características do imóvel antes da construção ou reforma.
Expansão
Uma das visões que o mercado imobiliário até 2025 é apostar em parcerias estratégicas e na expansão para novos mercados.
Parcerias com empresas de tecnologia, startups, e até mesmo com outros setores, como o de turismo ou saúde, podem abrir novas frentes de negócios e oportunidades de crescimento.
Saiba mais sobre o Mercado Imobiliário 2025
O cenário do Mercado Imobiliário 2025 já demonstra que será cheio de desafios e vai exigir mais do que experiência – mas visão estratégica de negócio.
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