KPI’s: o que são e qual a importância para a sua empresa?

Imagina que você vai lançar uma campanha online, tem um esforço enorme por parte do time de marketing, além do tempo e dinheiro gastos por não saber a importância do KPI. A campanha vai pro ar, agora é só colher os frutos. Mas, você sabe como mensurá-la? Qual foi a melhor estratégia desempenhada?

Acompanhar constantemente a execução das ações é o que torna uma estratégia de sucesso. Mas a questão é: como mensurar essas ações? Analisar seus resultados é crucial quando se trata de estratégias. Aliás, é seu dinheiro que está envolvido. Mas essa análise precisa de números. É agora que os KPI’s entram em ação.

Não queremos que você perca tempo. Então se prepara que elaboramos este artigo para que você entenda tudo de uma vez e ponha em prática no seu negócio o mais rápido possível.

O que é KPI?

KPI - Notebook com gráfico na tela

Key Performance Indicator, ou Indicador-Chave de Desempenho, são indicadores utilizados para medir o desempenho das atividades e processos de uma empresa. Em outras palavras, é uma forma de medir, em números, se uma ação está se desenvolvendo com sucesso e te ajudando a alcançar o seu objetivo.

Atualmente, existem muito indicadores que podem ser mensurados. Com o avanço da internet, o fluxo de informação é constante. O primeiro desafio é encontrar quais são os indicadores-chave de desempenho mais adequados para a sua empresa. Assim, os gestores podem verificar se a estratégia está levando ao objetivo ou não.

Medir KPI’s é uma técnica muito utilizada por grandes e médias corporações, sendo que as pequenas já estão começando a se convencer do seu uso. Além de medir o desempenho da organização, possibilita a comunicação do desempenho da mesma para os colaboradores.

Mas vale ressaltar que Key Performance Indicator pode ser um número ou um percentual, e o mais importante de tudo: KPI não é métrica. Por que não? Te responderemos no tópico a seguir. Confira!

KPI x métrica: Qual a diferença?

Quando você lê que KPI é um medidor de desempenho ou serve para mensurar algo, é muito fácil confundi-lo com métrica. Sempre que o assunto for este, lembre-se: Indicador-Chave de Performance nunca é uma métrica, mas uma métrica pode ser um KPI.

Key Performance Indicator são indicadores importantes para o seu objetivo, portanto seu negócio. Métrica é algo a ser medido. Mas vou te dar uma explicação-chave agora: sempre que uma métrica se tornar relevante para medir sua estratégia, ela se torna um indicador-chave.

Um indicador-chave de negócio precisa ser, absolutamente, valioso para o seu negócio, o seu dever é auxiliar seus superiores a tomar decisões inteligentes.

Agora que já conversamos sobre a definição de KPI’s e o porquê de não ser uma métrica, precisamos saber qual o melhor indicador-chave para o seu negócio.

Como escolher um KPI?

Já sabemos que indicador-chave não é, somente, uma métrica, deste modo, a melhor maneira de escolher um é sabendo qual será o mais relevante para o seu projeto. Necessariamente, os KPI’s são ligados aos seus objetivos, já que são os medidores de performance.

Tendo em vista que um indicador-chave deve mensurar o desempenho de certo trabalho, a escolha do próprio sempre é de acordo com os objetivos que estão sendo levados em conta de acordo com o planejamento estratégico.

Busque sempre analisar se o indicador usado para mensurar é o correto. Pois, KPI’s errados, mostram performances erradas. Desta forma, você pode acabar se enganando com um resultado positivo que, por uma escolha errada de um indicador-chave, pode não ser o verdadeiro.

O que você deve considerar?

É recomendável que o gestor sempre esteja fazendo uma análise de resultados de forma interna e, se possível, uma externa. Ou seja, buscar ver quais indicadores-chave outras empresas semelhantes estão usando. Confira uma lista de características que você deve considerar na escolha de um bom indicador-chave:

  • Facilidade para mensuração: sempre tenha em mente que um bom KPI precisa estar disponível para ser mensurado. Os indicadores devem disponibilizar estatísticas básicas para você poder medir os resultados das suas estratégias.
  • Precisa ser relevante: nunca esqueça que, apesar de parecerem indicadores, curtidas, comentários e até mesmo compartilhamentos nas redes sociais não são resultados norteadores, eles acabam se tornando indicadores de vaidade. Procure buscar KPI’s de vendas que realmente importam, como leads, por exemplo.
  • Periodicidade: como já falado acima, um indicador-chave deve ser analisado constantemente, porque dessa forma você saberá o que está funcionando e o que não está. Sendo assim, escolha indicadores que podem ser mensurados no dia-a-dia.
  • Ajude em escolhas inteligentes: não fique correndo atrás de dados a toa. Um bom KPI deve te proporcionar dados ajudem a formar ideias inteligentes. Sempre pense em um indicador como uma bússola, ele deve ter nortear por meio dos resultados que gera.

Quais são os tipos de KPI’s?

KPI - Pessoas analisando gráfico

Como já falado, existem diversos Key Performance Indicators que podem ser usados para mensurar suas estratégias. No entanto, escolha do indicador mais adequado varia de acordo com está buscando as análises.

Por isso, tentando simplificar para você, vamos dividi-los em 3 categorias: primários, secundário e práticos. Vamos lá!

KPI’s primários

São os principais indicadores de performance, aqueles que os diretores e funcionários do alto escalão da empresa querem ver. São os mais importantes para mensurar seus objetivos e indicam se a estratégia está gerando lucros.

Algumas das opções para KPI’s primários são:

  • leads;
  • custo de aquisição por lead;
  • receita por compra;
  • receita total;
  • tráfego;

Saiba mais sobre KPI’s de vendas.

KPI’s secundários

São os indicadores-chave de performance utilizados por gerentes e supervisores. Pois, estes têm uma maior tendência para acompanhar de perto o andamento dos resultados e estratégias. Desta forma, entende-se a necessidade de uma análise mais aproximada.

Esses indicadores-chave devem mostrar ao gerente que os testes e gerenciamento da estratégia estão indo corretamente, além de reforçar os KPI’s primários.

Alguns KPI’s secundários importantes:

  • assinantes do blog;
  • visitas recorrentes no blog;
  • assinantes de newsletter;
  • custo por visitante;
  • origem do tráfego (orgânico, pago, redes sociais, direto, e-mail, entre outros);
  • custo por lead em cada estágio do funil

KPI’s práticos

São os indicadores-chave de performance mais utilizado pelos analistas. Ele deve justificar os outros dois indicadores.

No Marketing Digital, que gerencia e administra diariamente precisa fazer testes e acompanhar, mais detalhadamente, dados como comportamento, aquisição e características do usuário.

Deste modo, é necessário que haja uma lista de KPI adequada. Como por exemplo:

  • páginas/visitas;
  • page rank;
  • palavras-chave mais pesquisadas;
  • conteúdos mais lidos/visitados;
  • tráfego:
  • interações sociais;
  • visitantes (novos x recorrentes);

É importante ressaltar que, conforme você vai se desdobrando nas categorias de KPI’s (primário, secundário e prático), é preciso acompanhar os anteriores.

Otimizando estratégias através de KPI’s

Já é um fato que para um gestor obter sucesso em seu negócio, ele precisa alinhar seus objetivos às suas estratégias. Portanto, conhecer os KPI’s  é uma alternativa para conseguir dados concretos sobre o desempenho do negócio.

Colaborando para um crescimento sustentável da sua empresa, eles se tornam um grande aliado pois possuem uma enorme previsibilidade.

Os alcances das estratégias da empresa se tornam otimizados, a partir do momento que indicadores-chave de performance oferecem um diagnóstico da organização, para que, desta forma, ela possa melhorar o posicionamento de mercado.

Conclusão

Hoje você pôde ver que para uma empresa ter sucesso nas suas vendas, ela precisa destacar estratégias e ligar a seus objetivos. No entanto, além disso, é necessário saber mensurá-las para que o gestor tenha um norteamento acerca do caminho que está sendo tomado.

É neste momento que entra os KPI’s. Desde a conceituação, até os diversos tipos e exemplos de indicadores-chave foram abordados neste artigo. Esperamos que você tenha gostado e nos visite mais vezes!

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Caso queira ler mais dicas e conteúdos bacanas, acesse o blog do Construtor de Vendas!

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