Não basta produzir muito: você precisa produzir muito, produzir bem e produzir em tempo hábil. Quantidade não é qualidade, sobretudo no mercado imobiliário. Portanto, é necessário se familiarizar com alguns conceitos que podem ampliar suas vendas: estou falando de gestão de tempo e produtividade.
O tempo que você destina a uma tarefa nem sempre reflete no sucesso dela. Isso porque você pode dispender muito tempo, mas com pouco foco, e ter em troca uma tarefa pela metade. Ou seja, não é sobre investir tempo, mas sobre investir BEM cada segundo.
E por que estou falando sobre isso? Simples: neste artigo, quero que você reconsidere tudo o que pensa saber sobre gestão de tempo. Quero que observe possíveis falhas e encontre soluções criativas para resolvê-las. Em troca, garanto que você venderá mais e melhor.
Vamos começar?
Sumário
Tempo e produtividade
A relação entre planejamento de tempo e produtividade nem sempre é mensurada da forma correta.
Talvez isso aconteça porque poucas pessoas sabem, de fato, o que significa produtividade. Então, antes de chegarmos ao centro do conteúdo, vou te explicar: produtividade, diferente de produção, é a capacidade de fazer o melhor serviço no menor espaço de tempo.
Enquanto a produção preza pela quantidade (ex.: vender X imóveis em 10 dias), a produtividade se importa com a qualidade daquela entrega (ex.: ter Y novos clientes com nota 5 de satisfação em 10 dias).
Vender, então, não é o único foco da produtividade: vender bem sim.
O tempo se relaciona à produtividade na medida em que tentamos, por várias vezes, performar igualmente bem, mas em espaços de tempo cada vez menores. Sendo assim, não abrimos mão da qualidade, apenas aprimoramos o que já era bom.
Gestão de tempo: o que é?
Gerir o tempo é fazer o seu melhor para evitar distrações e aproveitar ao máximo o seu período de maior produtividade. Isso não significa apenas se afastar das distrações, mas de fato saber gerenciar da melhor forma possível o tempo que você tem disponível.
Para gerir o tempo, existem algumas técnicas, sobre as quais falaremos mais adiante. Continue acompanhando o texto e descubra.
E, se restou alguma dúvida, sugiro que confira o vídeo bastante explicativo e didático da psicóloga Gabriela Affonso:
Gestão de produtividade: o que é?
Já a gestão da produtividade leva em conta tanto a produção quanto o próprio tempo. Gerir sua produtividade é saber como extrair o melhor resultado possível dentro de um determinado espaço de tempo. Quando dominada, a gestão de produtividade ocasiona ganhos imensos em termos de lucratividade.
Sobre gestão de produtividade, o canal Ideia Consultoria traz o debate altamente focado em empresas, profissionais e operações comerciais:
Produtividade e gestão de tempo no mercado imobiliário
Como o mercado imobiliário se apropria das técnicas de gestão de tempo e produtividade?
Eu te respondo: é mais comum do que você imagina. Profissionais da construção, incorporação e corretagem já são fãs de carteirinha de alguns métodos. Inclusive, talvez você seja entusiasta de ferramentas de produtividade e nem saiba.
Vou te dar um dado que resume bem o cenário: segundo a agência Nucleous Research, o acesso a dados para propósitos comerciais reduz o ciclo de vendas de 8 a 14%. E quer saber uma ferramenta para acesso a dados que tem feito sucesso no mercado imobiliário? O CRM.
Ou seja, plataformas como o CRM imobiliário já têm impactado a gestão de tempo e produtividade dentro do setor. Você só não sabia como “dar nome aos bois”.
Tempo x produtividade: melhores ferramentas para o setor de imóveis
Não se fala em gestão de tempo e produtividade sem falar das famosas ferramentas. Gratuitas, pagas ou por assinatura, existem ferramentas para absolutamente todas as suas demandas de gestão.
Vamos conhecer algumas, entender seus respectivos usos e descobrir os impactos práticos delas na rotina de uma incorporadora, construtora ou loteadora.
- RescueTime
- Runrun.it
- Google Agenda
- Play2Sell
- Google Workspace
- CV CRM
RescueTime
A ferramenta é: paga, com possibilidade de teste grátis.
RescueTime é uma plataforma de gestão do tempo com um diferencial bacana: ela gera relatórios de tempo que mostram onde você utilizou mais ou menos o seu tempo. Isso te permite entender quais são suas maiores distrações e qual a melhor forma de lidar com elas. Se utilizada com todo o time, é possível analisar pontos fortes e fracos de cada um, gerenciar melhor o cumprimento de demandas e, claro, gerar produtividade.
Runrun.it
A ferramenta é: paga, com possibilidade de teste grátis.
Outra plataforma que tem bombado bastante é o Runrun.it. Ela é igualmente focada em gestão de tempo no trabalho e gestão de tarefas, permitindo a organização completa das atividades de rotina num time, com o adendo de que podemos metrificar o tempo gasto por tarefa.
Conforme usa a ferramenta, você consegue perceber como tem evoluído sua gestão de tempo. Isso porque as tarefas metrificadas no Runrun.it ficam sempre salvas, e você pode revisitar o tempo gasto em determinada tarefa.
Google Agenda
A ferramenta é: gratuita.
Muitos ainda negligenciam os benefícios do Google, por completo. E o Google Agenda é um dos gadgets que são mais subutilizados dentro do mercado imobiliário.
Muito além de marcar os horários de reuniões com clientes, o Google Agenda pode ser um verdadeiro planner comercial. Dentro do invite, por exemplo, você pode adicionar materiais para leitura prévia. Outro grande benefício é o uso de lembretes para coisas como envio de e-mails para cliente A ou B, realização de follow up e muito mais.
Play2sell
A ferramenta é: paga.
Diferentemente das outras ferramentas listadas aqui, a Play2Sell não é só um aplicativo. É um jogo! Criada para equipes de venda, a Play2Sell permite que corretores de imóveis aprendam a vender mais e melhor através dos jogos.
Cada joguinho tem um propósito: ensinar termos, testar habilidades interpessoais, melhorar os argumentos de venda… o céu é o limite. No final, os corretores que mais vendem com o auxílio dos jogos se tornam os vencedores.
Google Workspace
A ferramenta é: paga.
Mais uma vez o Google mostra que não está nas nossas vidas de passagem: é uma ferramenta importantíssima para o sucesso dentro e fora do ambiente digital.
O Google Workspace é a plataforma mais completa e eficiente do Google, que permite a gestão do seu negócio, incluindo equipes e metas e unificando todas as suas ferramentas do Google.
CV CRM
A ferramenta é: paga.
Eu não poderia falar sobre gestão de tempo e produtividade sem falar daquele que está revolucionando o mercado exatamente nessas áreas. O CV CRM vem trazendo transformação e inovação para o setor, focando tanto na experiência do cliente quanto na agilidade de informações.
Justamente com o termo “agilidade” em mente, o CV conta com benefícios como assinatura eletrônica, calculadora própria, portabilidade, gestão via aplicativo, relatórios e muito mais.
Quer saber mais sobre o CV? A gente te explica:
Outras técnicas para melhorar sua gestão de tempo e produtividade na venda de imóveis
Calma, nem tudo se resolve à base de ferramenta. Às vezes, você precisa ouvir as necessidades da sua equipe (e as suas próprias) e entregar exatamente o que se precisa. Nem sempre, afinal, uma máquina conseguirá resolver seus problemas por você.
Então, vamos ao que interessa: quero te ensinar técnicas simples, dicas facilmente aplicáveis, para otimizar o tempo da sua equipe e ter mais produtividade.
Conheça os altos e baixos da equipe
“Ninguém conseguirá trabalhar em equipe se não aprender a ouvir. Ninguém aprenderá a ouvir se não aprender a se colocar no lugar dos outros”. – Augusto Cury
Verdade seja dita: quando trabalhamos em equipe, somos um só. Sobretudo no mercado imobiliário, que depende de diversas passadas de bastão para concluir uma venda. Todos trabalham com um só propósito, todos remam com um único norte.
Mas isso não significa que todos tenham as mesmas facilidades e dificuldades. Por isso, cabe à liderança conhecer a fundo os altos e baixos de seus membros. Entenda onde as pessoas investem tempo, onde o perdem e o que as motiva.
Planeje sua rotina e incentive que as demais pessoas façam o mesmo
Rotina planejada é sinal de meta atingida. Gestão de tempo e produtividade também é saber como seu dia começa e termina. Isso não significa viver de um jeito quadrado, mas sim ter noção de como cada tarefa sua te levará no passo seguinte.
Tenha suas metas de venda bem pensadas, priorize todos os dias suas tarefas mais importantes e incentive que outras pessoas que trabalham ao seu lado façam o mesmo.
Repense o que você já faz
Vender imóvel não é receita de bolo. Algumas coisas dão certo por um tempo, mas param de funcionar por motivos inúmeros. Sabendo disso, é essencial que você abra a mente para o uso de novas técnicas, testes e tentativas.
Se você está com vontade de testar algo novo na sua venda, recomendo as leituras:
- Script de vendas imobiliário: construindo uma abordagem comercial imbatível
- Relatório de Visita Técnica: Definição e passo a passo para desenvolvê-lo
- SPIN Selling: venda mais imóveis respondendo quatro perguntas
- Negociação imobiliária: 7 dicas para fechar negócios com mais facilidade
- O que é o Workflow e como utilizá-lo na sua gestão?
- Como criar um workflow incrível no seu CRM imobiliário
Gestão de tempo e produtividade: você pode fazer mais…
… em muito menos tempo!
A realidade é essa: você pode sim performar melhor e vender mais imóveis no mesmo tempo que atualmente. Tudo depende das técnicas pessoais e ferramentas que você usa, da sua motivação (e do seu time, claro). Não é impossível ter gestão de tempo e organização no trabalho, exercitando a produtividade e fazendo muito mais pelo seu bolso.
Mas, vamos lá, de nada adianta tudo o que eu falei até aqui se você não colocar na prática. Então arregace as mangas e comece agora a transformar sua venda imobiliária!
FAQ: perguntas frequentes sobre o tema
A gestão de produtividade existe para que um profissional, empresa ou time consiga entregar bons resultados num menor espaço de tempo. Assim, é garantida uma boa performance, maior possibilidade de lucros e mais tempo para produzir.
Existe uma infinitude de ferramentas para gestão de tempo. Runrun.it, Trello, Asana, Monday, RescueTime, Google Agenda, Google Workspace e Forest são algumas delas.
Para gerenciar o tempo de forma produtiva, deve-se conhecer o time, entender os pontos altos e baixos de cada um, evitar distração moderadamente, gerar incentivos para a venda, planejar a rotina e repensar/remodelar a forma como as tarefas são entregues atualmente.
Você já conhece o CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 650 incorporadoras clientes e 110 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
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