Script de vendas imobiliário: construindo uma abordagem comercial imbatível

Mulher feliz ao telefone

Quando queremos persuadir, precisamos saber o que dizer. Um script de vendas imobiliário trabalha fazendo exatamente isso: ele equipa seu time com argumentos de vendas. Dessa forma, é possível diminuir esforços e garantir resultados em seu processo comercial.  

Enquanto muitas pessoas veem o script como uma forma “quadrada” de vender, as grandes empresas a enxergam pelo que verdadeiramente são. Os scripts são ferramentas que permitem a personalização do discurso com base no seu conhecimento de público. Assim, sua venda se baseia nas necessidades do público e conversa diretamente com ele.  

Além disso, a prática também contribui grandemente com a produtividade do vendedor. 

E então, quer aprender comigo sobre ele? Vamos conversar! 

 

O que é um script de vendas? 

Corretor entrega chaves para comprador de imóvel

Vamos pensar no script de vendas como um roteiro de filme. Sem esse roteiro, é impossível gravar um filme de sucesso. Os atores não saberão o que fazer e o filme basicamente não terá enredo.  

Da mesma forma um script trabalha. Digamos que ele “roteiriza” suas vendas, indicando início, meio e fim do argumento comercial.  

Um script não é escrito de qualquer forma, ele necessita de estudo e conhecimento tanto sobre o público quanto sobre os gatilhos que o incentivam a comprar. Com essa informação em mente, é importante que o material consiga gerar: 

  • Autoridade na empresa 
  • Confiança do cliente na marca 
  • Necessidade de compra 
  • Urgência de consumo 

E, é claro, o script também deve entender quais são os limites de cada cliente para, assim, trabalhar dentro de suas possibilidades.  

 

Benefícios da prática do script de vendas imobiliário 

O script de vendas é muito mais do que um material comercial.  

Ele é uma estratégia completa feita exclusivamente para aumentar as possibilidades de conversão do seu lead. Dentro do mercado imobiliário, setor no qual as decisões de compra são naturalmente permeadas de emoção e tempo de consideração, ter um discurso assertivo pode impulsionar a decisão do cliente.  

Na prática, os benefícios do script de vendas são muitos. Acompanhe: 

Guiar a apresentação de proposta 

Um script de vendas imobiliário funciona como um verdadeiro guia. Ele define todos os passos da abordagem de um vendedor imobiliário, e é isso que faz com que ele seja tão importante para o processo comercial.  

Como falei anteriormente, o script funciona como um roteiro. Seguindo esse roteiro, você usa ferramentas e gatilhos específicos para estimular a necessidade de compra do cliente. Sem ele, você pode ficar perdido em quais benefícios e propostas entregar, o que confunde tanto você como o lead.  

Agilidade na conversão 

Script de vendas: mão mostra um gráfico crescente

Além de tudo, o script de vendas te auxilia a agilizar seu processo e, consequentemente, sua conversão de leads em clientes. Mas como isso acontece? 

É simples: um script não te dá apenas um roteiro para a apresentação de proposta. Ele também te informa sobre as principais dúvidas e objeções que o lead pode vir a ter. Dessa maneira, é possível ter essas respostas em mãos antes mesmo de ouvir a pergunta do cliente. Assim, você pode responder na hora e gerar mais autoridade. 

Personalização do discurso 

Eu já comentei que o script de vendas oferece personalização do discurso, mas ainda não te expliquei o porquê disso. Bem, é o seguinte: como você verá em breve, o script é criado a partir de grandes estudos sobre mercado e público. Com isso, você garante que ele seja feito especificamente para o seu público e, assim, converse com ele.  

Além disso, ele te dá a oportunidade de improvisar assuntos com os tópicos de interesse do cliente. Ou seja, o script é criado de tal forma que, a partir de uma resposta, você pode descobrir novas informações sobre o cliente e enviesar seu discurso para onde for melhor.  

 

O que todo script de vendas deve ter? 

Script de vendas: pessoa escrevendo em caderno

É fato que um bom script de vendas pode te levar a patamares incríveis. No entanto, é necessário pontuar: nem todo script é bom. Por isso, é essencial tomar tempo na criação do seu material para assegurar que ele esteja em sua melhor versão. 

Um bom script de vendas deve: 

  • Ter um objetivo destacado (ex.: qualificar o lead; gerar upsell) 
  • Indicar a mídia onde será utilizado (ex.: bate-papo; telefone; pessoalmente) 
  • Realizar um estudo prévio sobre cliente e mercado 
  • Permitir adequação de acordo com o perfil do lead 
  • Ser entendido por quaisquer membros do time, desde os experientes até os mais novos 

 

Produzindo meu script de vendas: passo a passo 

Conhecer os benefícios do script de vendas imobiliário é necessário, mas saber como fazê-lo é indispensável.  

Isso acontece porque um script define se sua venda será boa ou ruim: um script muito solto e sem informações não trará resultados palpáveis na sua venda. Um script excessivamente complexo, por outro lado, acaba engessando seus argumentos e burocratizando seu processo comercial.  

Por isso… 

  1. Conheça seu cliente

Conhecer seu consumidor é o primeiro ponto na criação de um script de vendas imobiliário. Mas, muito além de conhecer o perfil técnico do público, você deve saber as especificidades dos seus potenciais clientes. Certo, mas o que quero dizer com isso? 

É o seguinte: o perfil técnico do público é composto por dados como idade, gênero predominante, localização geográfica, grau de escolaridade e classe social, por exemplo. As especificidades, por outro lado, são informações como hábitos de consumo, redes sociais prediletas, tipo de linguagem, etc, coisas que transformam o público numa persona.  

  1. Defina seu processo comercial por etapas

Modelo de fluxograma

Assim como o script de vendas, seu próprio processo comercial tem início, meio e fim. E, claro, concordo que ter um processo comercial estruturado é o básico, mas a verdade é que muitas empresas e profissionais ainda pecam nesse quesito.  

Seus scripts de venda serão criados por etapa do processo. Ou seja, ele contemplará cada um dos diferentes momentos da sua jornada de vendas, como: 

  • Prospecção 
  • Qualificação 
  • Follow up 
  • Apresentação de proposta 
  • Pós-venda 
  1. Faça testes

Uma coisa é certa, nem todo script (por mais bem feito que seja) vai funcionar. E mesmo aqueles que performam bem ainda podem ser aprimorados. Então a ideia é descobrir quais são seus melhores scripts montando diferentes versões e os aplicando. Com o tempo, será fácil perceber quais argumentos e linguagens melhor se comunicam com o público. 

  1. Metrifique e otimize seus melhores scripts

Uma vez entendido quais scripts funcionam melhor para o seu público, é chegada a hora de otimizá-los. Isso mesmo, o trabalho não acaba por aqui. Não é porque você encontrou um material bom que necessariamente encontrou o melhor. 

Faça adaptações para seus melhores scripts e aplique sem medo de errar.  

  1. Faça (ainda mais) testes

Script de vendas: boneca em 3D de braços cruzados ao lado de planilha 3D com checklist marcado

Por fim, continue testando.  

Talvez seu melhor script seja o primeiro que você montou, é verdade. Mas você só saberá isso se conseguir comparar sua performance com a de outros materiais. Por isso, realizar testes frequentes é super importante para o sucesso do seu script de vendas.  

Costumo dizer que montar um script de vendas é “trabalho de formiguinha”: aos poucos, com calma, força de vontade e em equipe, você consegue encontrar a melhor saída para impulsionar suas vendas e fidelizar seu cliente.  

 

Script de vendas: o roteiro do seu melhor filme  

Não é difícil entender como um bom script de vendas afeta positivamente seu processo comercial. Através dele, você consegue personalizar seu discurso, estudar seu mercado e aplicar técnicas avançadas de persuasão, tudo de uma só vez. 

Acredite, seu esforço com o script de vendas valerá muito a pena. Existem modelos prontos disponíveis por toda a internet, perfeitos para estudar e adaptar o seu próprio material. Contudo, lembre-se sempre de que: é essencial que você personalize o script para seu mercado, nicho e formato de venda imobiliária. “Fórmulas prontas” podem ajudar a te oferecer uma base, mas nunca substituir o esforço necessário para apaixonar seu cliente.  

 

Você já conhece o CV?  

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.   

Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!    

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, gestão de vendas, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram 

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV! 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração