Gestão com CRM: o sucesso da incorporadora Árbore com o CV CRM

Você sabe o que muda numa incorporadora quando começa a fazer gestão com CRM? Hoje tecnologia é essencial para a otimização dos processos de qualquer empresa, mas é necessário entender quais são os pontos de melhoria e qual será o retorno sobre o investimento num CRM. Para entender na prática, trago aqui o case da Árbore, que teve o CV como aliado no crescimento da empresa.  

Junto com o Sienge, fazemos parte da rotina de 50 das 100 maiores construtoras do país, reconhecidas em 2022 pelo Ranking INTEC. A Árbore é uma delas: desde 2007 faz parte desse ranking. 

Sumário

Sobre a Árbore

gestão com CRM: imagem de uma cidade com alguns prédios vista de cima e, no canto direito, o texto: "Mais de 20mil unidades entregues"

A Árbore tem uma trajetória inspiradora. Já entregou mais de 20mil imóveis, foi certificada com ISO 9001, tem PBQPH nível A, foi reconhecida 4 vezes no ranking das PMEs que mais crescem no Brasil e se tornou em 2022 a 15ª maior construtora do Brasil (ranking INTEC). Mas claro que isso não aconteceu da noite para o dia: são mais de 24 anos de história para contar. 

Enciclopédia do Marketing Imobiliário

A Árbore tem três bases de negócios:  

  1. Prestação de serviços: construção para outras incorporadoras que não tem construtora; 
  1. Incorporação, atuando principalmente no estado de São Paulo; 
  1. Joint venture atuando no nordeste, voltado para o mercado de alto padrão. 

Assim como muitas empresas no segmento da construção precisou se adaptar aos novos modelos de negócio, principalmente depois da pandemia, a Árbore também passa por uma reestruturação comercial abrangendo a house e parcerias.  

Nos últimos anos nosso volume de negócios cresceu de forma significativa. Nós tínhamos outra ferramenta, que para a nossa realidade da época nos atendia, mas dado o volume de negócio que passou a ser efetivado nos últimos anos pela nossa equipe de vendas, principalmente pela house, se fez necessário a contratação de outra ferramenta. – Alessandro Celestino – Diretor comercial, Árbore 

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Gestão com CRM

Sempre falamos aqui: ferramentas de gestão online são bastante importantes para otimizar os processos e aumentar as vendas, mas antes disso é imprescindível que que existam processos claros e que as pessoas envolvidas entendam esses processos. Hugo Reinchenbach, head de incorporação da Árbore, entende essa questão e acrescenta: 

Sem tecnologia para trabalhar isso tudo não tem resultado. 

 Modelo de gestão CRM

gestão com CRM: imagem de pessoas numa mesa de reunião com notebooks e papeis.

Antes de existir gestão com CRM, existem as planilhas e outras formas de controle da empresa. Ou seja, um CRM imobiliário surge nesse cenário para facilitar um processo que já acontece.  

Por outro lado, a gestão com CRM traz soluções tecnológicas para o cliente. Se todos nós estamos nos adaptando a processos a cada vez mais digitais, com o cliente da incorporadora não é diferente. Ele quer ser atendido de forma rápida, assinar contrato sem sair de casa, enfim, quer comprar um imóvel da forma mais simples possível. O papel do CRM é então simplificar ao máximo um processo que é naturalmente burocrático no Brasil.  

E uma das formas de suprir essa necessidade é ter uma ferramenta completa. São muitas etapas e ter vários softwares não ajuda nesse processo de simplificação. O ideal é que um CRM imobiliário tenha um grande ecossistema

CV CRM e Árbore

Por isso, a equipe da Árbore escolheu o CV para otimizar toda a gestão. Segundo Roberta Jacomini, coordenadora de secretaria de vendas, o CV auxilia a Árbore em toda a jornada: da entrada do lead até o pós-venda.  

A otimização dos processos na Árbore depois da implantação do CV foi mensurável. Exemplo disso é que antes a emissão de contrato durava em média 4 horas e, depois, passou a durar 25 minutos.  

Segundo ela, alguns dos pontos que mais otimizaram o processo foram: 

Hugo Reinchenbach acrescenta ainda que uma das maiores mudanças que aconteceram depois da contratação do CV foi o controle total de todo o processo. Acompanhar tudo de forma clara permite que as falhas e acertos fiquem mais claros e torna possível otimizar o processo.  

Veja também o case de sucesso da Gráfico Empreendimentos.

Experiência do cliente

No final das contas, toda a otimização de processos tem impacto na ponta: o objetivo é sempre tornar a experiência do seu cliente a mais positiva possível. Ter acesso ao contrato de forma rápida e assinar sem sair de casa são exemplos de como a tecnologia auxilia na experiência de compra ou venda de um imóvel. 

Ainda segundo Roberta Jacomini, a satisfação dos clientes da Árbore aumentou depois da implantação do CV. Lembrando que a satisfação do cliente pode e deve ser mensurável. Existem alguns indicadores como o NPS, CSAT, CES, entre outros. 

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Saiba mais sobre como medir o nível de satisfação do cliente em incorporadoras. 

Conheça a Árbore e a história da incorporadora com o CV: 

FAQ – Perguntas Frequentes sobre gestão com CRM

O que é CRM? 

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que significa gestão de relacionamento com o cliente. É um software de gestão que visa otimizar os processos dentro da empresa ao permitir o acompanhamento de 100% do processo, impactando no resultado oferecido para o cliente. 

Qual a função de um CRM? 

A função de um CRM é basicamente melhorar o relacionamento com o cliente através da coleta de dados e possibilidade de interpretação. Dessa forma além dos processos na empresa serem mapeados, podem ser aprimorados. 

O que muda numa gestão com CRM? 

Ao fazer gestão de uma incorporadora com um CRM, é possível que tudo que envolve processos e pessoas (nesse caso clientes) da empresa seja mapeado, gerando assima possibilidade de os gestores tomarem decisões baseados em dados concretos e mensurar o resultado dessas decisões. 

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