9 formas de valorizar o imóvel no momento da venda

Ter um lugar para chamar de seu é o sonho de muitos brasileiros, e isso não acontece por acaso. Sair do aluguel é uma ideia chamativa e, além disso, casa própria é sinônimo de crescimento, estabilidade e, por vezes, construção de família. E esses são desejos muito latentes na nossa vida adulta.

Mas, antes de darmos esse passo gigante, nós consideramos muitas coisas. Melhores formas de pagamento, empresas e profissionais de qualidade, tudo conta quando estamos buscando tomar uma decisão tão grande. E uma das coisas que pode decidir o momento da compra é o sentimento que o imóvel nos passa. 

Por isso, garantir a boa apresentação de um empreendimento acaba fazendo toda a diferença. A valorização do imóvel na hora da venda tem a capacidade de te gerar um novo cliente, satisfeito e apaixonado pela escolha que fez.

Então que tal acompanhar com a gente 9 dicas para valorizar o imóvel na hora da venda e garantir o fechamento do negócio?

Enciclopédia do Marketing Imobiliário

Mantenha a manutenção preventiva em diaValorizar o imóvel: dois robôs lado a lado num fundo laranja

A primeira coisa a ser feita é a vistoria com manutenção preventiva. 

Não é nenhum segredo que imóveis, mesmo aqueles mais novos e em melhor estado, podem apresentar pequenos “defeitos” de funcionalidade. O problema pode acontecer devido ao tempo de uso, em casas mais antigas, ou um simples problema de instalação. Nada que não possa ser diagnosticado e reparado por uma equipe de vistoria.

Sabendo disso, existem alguns aspectos primários que devem ser analisados numa vistoria: possíveis manchas de mofo ou infiltração, rachaduras de paredes e pisos, pinturas envelhecidas, vazamentos em torneiras e chuveiros, mau funcionamento de tomadas e interruptores, dedetização em casos de necessidade, entre outros reparos.

É importante que o dono do imóvel seja avisado de possíveis problemas e garanta a verificação de cada um deles. Afinal, quando se busca uma casa, automaticamente se busca um modelo de vida. E essa ideação pode ser muito prejudicada caso o imóvel não esteja cumprindo os padrões mínimos de qualidade.

Regulamente os documentos 

Para garantir que todas as documentações do imóvel estejam em dia, é necessária uma boa comunicação entre incorporadora e dono do imóvel. Portanto, garanta que seu corretor encarregado pelo empreendimento tenha certeza sobre a regularidade de todos os documentos referentes a ele.

Além de passar mais segurança ao lead, um imóvel com documentos regulares diminui potenciais problemas da negociação e acaba valorizando ainda mais o empreendimento. Ou seja, todo mundo sai ganhando!

Conheça o perfil interessado no imóvel

Valorizar o imóvel: uma mão dispõe bloquinhos com uma marca de "check"

Muito mais que entender o público da sua incorporadora, é necessário que você esteja ciente sobre o nicho específico com o qual cada imóvel conversa. É importante, para isso, que você garanta que o corretor encarregado por determinado empreendimento estude bem o perfil de público que se atrai por ele.

Enquanto imóveis mais caros podem se comunicar com um perfil mais adulto, tradicional e de renda mais alta, empreendimentos mais aconchegantes podem atrair um público mais jovem, solteiro ou moderno. Mas a única forma de descobrir com assertividade quais são as características de público para cada casa é entendendo o mercado e estudando cada aspecto do imóvel. 

Algumas coisas precisam ser consideradas pelo corretor: idade média do público, poder de compra, classe social, constituição familiar e localização geográfica, por exemplo, são aspectos importantes.

Repagine o local de acordo com o público-alvo 

Uma vez tendo entendido o nicho específico atraído por cada imóvel, chegamos no momento de colocar a mão na massa. 

Isso mesmo, a decoração pode ter um papel extremamente relevante na hora de vender uma casa. Através dela, o potencial cliente pode ter um lapso das possibilidades que o futuro naquele imóvel reserva. E, com isso, as chances de fechar a compra aumentam sobremaneira.

A melhor dica nessa hora é garantir que a pessoa responsável pela decoração do local saiba o que está fazendo: seja o próprio corretor, seja um profissional contratado, é importante utilizar boas estratégias tanto para deixar o ambiente mais agradável quanto para chamar a atenção do público-alvo daquele empreendimento.

Algumas peças-chave em imóveis já mobiliados são: uso de almofadas, velas aromatizantes, quartos organizados, objetos decorativos impessoais e neutros. Outra dica importante é a retirada de quaisquer itens excessivamente pessoais como escovas de dentes, peças religiosas e roupas.

Garanta uma boa iluminação 

A iluminação deve ser um dos principais focos na hora de planejar a visita a um imóvel.

Garantir uma iluminação adequada é relevante por muitos motivos: a claridade traz mais respiro para o ambiente. Além disso, dá a ilusão de amplitude, coisa muito levada em consideração na escolha da casa própria. Finalmente, a luz dentro de um imóvel permite que o consumidor analise todos os pontos importantes para a compra, transmitindo mais segurança e profissionalismo.

Além da iluminação artificial, que deve ser checada durante a vistoria, preze pela luz natural. Se possível, abra janelas, áreas de ventilação e portas. Resumidamente, faça o máximo para contribuir com a circulação de ar dentro dos cômodos. Isso trará mais conforto para seu cliente!

Infográfico sobre experiencia do cliente

Acompanhe as tendências do mercado na decoração 

Minimalismo é a palavra de ordem da decoração contemporânea! Então não deixe de entrar na onda!

A pessoa ou equipe responsável pela decoração do ambiente deve estar ciente das novas tendências do mercado. Assim, ela conseguirá adequar o que há de mais novo e sofisticado aos desejos e necessidades do público-alvo.

Outra coisa importante é saber as inovações de arquitetura do momento. Com um bom embasamento, o corretor tem as armas suficientes para criar os melhores argumentos de venda e gerar um senso de imediatismo para aqueles interessados na compra da casa.

Conheça tudo sobre a localização do imóvel

Valorizar o imóvel: bloquinho com ícone de localização, GPS.

Resolveu tudo o que era possível dentro do imóvel? Pronto, agora é a hora de entender o máximo possível sobre seus arredores.

A localização pode influenciar bastante sua venda. Então, esteja atento a todos os possíveis impulsionadores de compra que circundam o empreendimento. Saiba a distância do centro, farmácias e supermercados. Tenha uma noção sobre a vizinhança e sobre os principais pontos de lazer das proximidades. Garanta, por fim, que seu comprador sabe para onde está se mudando.

Explore os sentidos do comprador 

Quando falamos sobre decoração, também estamos falando sobre trabalhar os sentidos. Mas, muito além de uma técnica decorativa, entender as sensações humanas é uma arte que pode otimizar vendas de forma incrível.

Com a decoração, por exemplo, você apela para a visão do seu comprador. Ao colocar aromatizantes por toda a casa, os sentidos dele se voltam para o olfato. Um pequeno prato de brownies caseiros estrategicamente colocados na cozinha apelam para seu paladar. Todas essas coisas ganham o potencial cliente e contribuem para que ele se apaixone pelo local.

Aposte numa fachada chamativa 

Esse é um esforço que, quando possível, deve partir do atual dono do empreendimento.

A verdade é que uma fachada chama muito a nossa atenção. Ela nos diz se o empreendimento é jovem ou antigo, se é bem ou mal cuidado, se é elegante ou casual. Todas essas informações precisam estar de acordo com a imagem que sua empresa deseja passar.

Para isso, procure garantir que a visão externa do empreendimento esteja bem cuidada. Caso existam plantas, certifique-se de que estão podadas; fachadas de vidro, limpos; casas com pintura, renovadas. Esse será o primeiro contato do cliente com o empreendimento, então é importantíssimo que ele se agrade com o que vê.

Desse jeito, vender é fácil demais! 

Vender um imóvel não é mágica alguma. É, sobretudo, preparo!

Hoje, você conseguiu aprender mais sobre a valorização de imóveis no momento da venda, as principais formas de apresentar empreendimentos e com o que se preocupar em cada uma dessas etapas. Agora, é hora de colocar o aprendizado em campo e partir para cima. Com o CV, sua empresa só tem a ganhar.

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