O que são empreendimentos mistos e quais as suas vantagens?

Os empreendimentos mistos são imóveis que apresentam diferentes tipos de uso em uma única edificação. Essa proposta de integração tem se tornado cada vez mais comum nas grandes cidades, considerando o ritmo da população.  

Para os proprietários de construtoras, loteadoras e incorporadoras, a aposta em empreendimentos mistos pode trazer uma série de vantagens estratégicas. Este modelo é, sem dúvidas, um dos negócios lucrativos da construção civil e se destaca por oferecer uma experiência mais completa e diversificada para os seus usuários.  

Ao investir nesse tipo de empreendimento, é possível atrair um público mais diversificado e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Essa integração proporciona um ambiente mais dinâmico e atrativo, favorecendo não apenas a valorização do empreendimento, mas também a fidelização dos moradores e clientes. 

Neste artigo, vou contar detalhes sobre as perspectivas futuras para esses projetos, incluindo suas principais vantagens e utilidades. Continue por aqui!

Imagem do Calendário Imobiliário 2024

Entenda a estrutura dos empreendimentos mistos

Na hora de planejar um empreendimento, analisar os tipos de imóveis é uma medida que envolve estratégias e uma variedade de vantagens com foco em cada público.  

A alta demanda por espaços multifuncionais e bem localizados faz com que os empreendimentos mistos sejam uma oportunidade para os proprietários do setor. Além de ampliar as possibilidades de negócio, esse modelo de imóvel permite a diversificação de fontes de renda e a otimização dos espaços disponíveis. 

A inteligência de mercado aplicada em empreendimentos mistos é baseada na praticidade e traz um diferencial competitivo que ganha cada vez mais espaço no setor. Normalmente, este tipo de imóvel também possui tecnologias atrativas que fazem com que sejam ainda mais destacados diante do mercado.  

Quais os tipos de empreendimentos mistos? 

Otimização do tempo e qualidade de vida são os grandes diferenciais desses imóveis.  

Embora a ideia de integração seja a mesma, os empreendimentos no formato “mixed-use” não possuem a mesma estrutura e podem ser classificados em diferentes tipos, a exemplo de comercial e residencial.  

Saiba mais sobre os principais modelos:  

Residencial/comercial

Esta opção envolve projetos arquitetônicos que criam um ambiente diferenciado e bastante integrado, gerando oportunidades de negócio.  

Neste modelo, o mesmo imóvel separa apartamentos residenciais das lojas comerciais, oferecendo a conveniência que os seus moradores precisam para suas rotinas.  

Residencial/hoteleiro

Aqui a divisão acontece entre apartamentos residenciais e quartos de hotel.  

Este é o modelo ideal para quem deseja investir em imóveis pensando na renda extra que ele pode gerar. A locação temporária dos quartos ou até mesmo do apartamento completo tem sido um serviço cada vez mais procurado.  

Funciona como uma via de mão dupla: os hóspedes possuem ambientes confortáveis, seguros e negociam diretamente com os proprietários. Enquanto isso, os moradores também podem usufruir da estrutura do hotel, contando com serviços de quarto, piscinas ou, até mesmo, de café da manhã.  

Residencial/escritório

Neste modelo, há espaços destinados para apartamentos e salas no formato de escritórios, permitindo diferenciais como a possibilidade de que os moradores trabalhem no mesmo prédio em que residem. Do ponto de vista comercial, é uma oportunidade para investir em locação de coworkings através de espaços compartilhados.  

Esta opção é ideal para quem busca praticidade e conforto, além de proporcionar economia de tempo e recursos com o deslocamento entre casa e trabalho. 

O que deve ser considerado por moradores e proprietários

empreendimentos mistos: A imagem mostra uma representação em miniatura de um complexo residencial. Há um edifício de apartamentos de vários andares, com uma fachada que combina cores brancas e pretas. 

No piso inferior, há um parque infantil com equipamentos de brinquedo, 

O complexo tem um estacionamento aberto com vários espaços para carros. Há também uma área de passeio com grama e plantas decorativas. Ao lado do edifício, há uma área de entrada com uma porta e uma área de espera.

A representação é feita em escala, possivelmente para ilustrar o design do complexo antes de sua construção ou para uso em um modelo de arquitetura. A imagem é uma foto da cena modelada, e não é uma foto realista do complexo em si.

Assim como acontece com outros tipos de imóveis, os empreendimentos mistos oferecem uma série de vantagens e desafios únicos, tanto para os seus moradores quanto para os proprietários comerciais. 

Vantagens de investir em um empreendimento misto

Confira as principais vantagens de investir neste tipo de imóvel:  

Valorização imobiliária 

    Além de colaborar com o diferencial competitivo das loteadoras, construtoras e incorporadoras, os empreendimentos mistos também significam o aumento da valorização do imóvel diante do mercado.  

    Diante dos outros modelos, ter um imóvel com uma variedade de utilidades faz com que o seu valor esteja à frente dos demais, principalmente pela existência dos seus estabelecimentos comerciais.  

    Infográfico sobre experiencia do cliente

    Sustentabilidade  

      Pensar na arquitetura de uso misto é uma maneira de construir promovendo a sustentabilidade nas cidades. Inclusive, boa parte dos imóveis mistos possuem certificações ecológicas como LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental)

      Sabendo que estes empreendimentos reduzem a necessidade de transporte, isso significa que a menor quantidade de automóveis na rua gera menos emissão de gases poluentes. Proprietários de loteadoras, construtoras e incorporadoras que investem neste modelo de imóvel também estão investindo no meio ambiente.  

      Mas, cabe ressaltar: é fundamental que o projeto do empreendimento esteja de acordo com as políticas públicas para o desenvolvimento da cidade, visando a população como um todo.  

      Conveniência

        É comum que as pessoas busquem opções de moradia que facilitem suas vidas. A vantagem de estar em um imóvel com restaurantes, lojas e outras possibilidades de comércio é um atrativo no momento da compra e da locação de uma moradia. 

        A presença de áreas comuns bem planejadas cria a sensação e os costumes de uma comunidade entre as pessoas, onde as pessoas podem compartilhar experiências e, quem sabe, estabelecer conexões, sejam elas pessoais ou profissionais. 

        Já para proprietários e investidores, é conveniente expandir ou abrir um negócio em um espaço que já possui um público à sua espera.  

        Diversidade de opções

          Investir em um empreendimento misto é uma decisão com altas opções de escolha, seja sobre os estabelecimentos comerciais ou sobre as pessoas envolvidas.  

          Para donos desses imóveis, por exemplo, o mesmo empreendimento pode ser sua fonte de renda e ao mesmo tempo de moradia, facilitando totalmente a rotina.  

          Desafios ao investir em um empreendimento misto

          Além das vantagens acima, é importante que todos estejam cientes também dos desafios que precisam ser avaliados. Uma gestão eficaz, respeito diante dos conflitos de interesses e uma comunicação aberta são formas de convivência que podem ajudar a destacar as vantagens e minimizar os desafios. 

          Entenda os principais desafios presentes em imóveis mistos:  

          Conflitos de interesses 

            Custos compartilhados, rotinas diferentes e divergência de opiniões podem gerar conflitos no momento das decisões gerais em condomínios residenciais. 

            Esse tipo de situação requer a necessidade da comunicação entre todos para que tudo ocorra em decisão conjunta e haja a garantia de uma convivência harmoniosa.  

            Complexidade na administração

              A gestão de condomínios mistos pode ser mais complexa devido à diversidade de interesses e necessidades. Isso exige uma administração eficiente e transparência nos processos que visam cada decisão. 

              Como parte deste formato de imóvel, é provável que o local esteja sujeito a diferentes regras de convivência, incluindo normas de zoneamento e licenciamento comercial. Estar ciente e cumprir tais regulamentações pode ser algo burocrático, já que todo cuidado é necessário para evitar sanções administrativas. 

              Custo mais elevado

                As unidades comerciais do empreendimento podem gerar maiores custos de manutenção do condomínio, além de elevar o consumo de água e energia. 

                Já que a estrutura mais completa destes imóveis faz com que os empreendimentos mistos sejam considerados como de alto padrão, um dos fatores que devem ser analisados é o custo-benefício existente.  

                Além de considerar as informações citadas neste artigo, é importante estudar o mercado de forma geral, as propostas do empreendimento e tudo o que está envolvido nele. Esteja atento às oportunidades e desafios que os empreendimentos mistos podem oferecer, investindo em projetos que tragam benefícios para a empresa e para a comunidade. 

                Agora que você chegou até aqui, eu espero que as informações contribuam para seus próximos investimentos ou decisões. Até os próximos conteúdos!  

                Você já conhece o CV CRM?  

                Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 12 anos de experiência, mais de 900 incorporadoras clientes e 200 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.

                Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: Solicite uma demonstração.

                Você também vai gostar de:

                Olá, cliente!

                Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

                WhatsApp

                Entre em contato pelo WhatsApp CV!

                Chat Online

                Entre em contato pelo Chat Online CV!

                Voltar

                Solicite Demonstração