Corretor de imóveis e TikTok: 6 conteúdos para bombar na rede (sem dancinha)

Não, o TikTok não é só dancinha para jovens. A primeira rede não associada ao Grupo Facebook a atingir a marca de 3 bilhões de downloads vem sendo falada mundialmente, tendo apresentado um aumento de 61% de menções na primeira metade de 2021. (Social Media Trends Report 2022) 

Os dados não mentem: conhecer o TikTok e se apropriar das funcionalidades que a ferramenta oferece é fundamental para se posicionar como um corretor de imóveis 2.0. 

Afinal, o seu público provavelmente produz, consome ou ao menos já ouviu falar nos famosos vídeos de TikTok. Estar dentro da rede pode, assim, ser o diferencial que seu marketing pessoal precisa para se destacar num mercado altamente competitivo.  

E então, quer aprender a bombar seu TikTok e fortalecer sua imagem sem precisar de dancinha (a menos que você queira, é claro)? Vem cá que eu te ensino! 

 

Primeiro, entenda a plataforma: o que é o TikTok?  

Câmera superior: seis celulares com telas escuras e a marca do tiktok

O TikTok é uma rede social que tem como principais objetivos a criação e o compartilhamento de vídeos curtos. Criado originalmente sob o nome de Musica.ly em 2014, o TikTok foi fruto de uma espécie de repaginação da plataforma, que, já muito famosa, finalmente conseguiu conquistar reconhecimento mundial nos anos seguintes.  

Estima-se que, em fevereiro de 2019, o TikTok já havia atingido a marca de um bilhão de downloads fora do território chinês, onde nasceu.  

Desde então, as possibilidades da rede social só vêm aumentando. No início, as dancinhas eram o que dominavam a timeline do TikTok. Logo em seguida, nasceram as trendings, os desafios e outras pequenas brincadeiras. Hoje, no entanto, o que se vê é uma série de movimentos distintos que tornaram o TikTok não apenas uma rede social de entretenimento, mas uma verdadeira fonte de produção de conteúdo interativo, nichado e de valor.  

Se você ainda não acredita na importância do uso da rede para sua venda de imóveis, que tal acompanhar alguns números importantes? Veja só: 

  • A relevância da plataforma é tamanha que, em 2020, um fundo de U$ 200 milhões foi criado para incentivar criadores; 
  • Em 2021, o TikTok já contava com mais de 1,2 bilhões de usuários ativos mensais; 
  • Somente em 2019, o app do TikTok foi baixado 750 milhões de vezes; 
  • O TikTok está na sétima posição do ranking de redes com maior número de usuários;  
  • O Brasil é o segundo país que mais usa TikTok no mundo, atrás apenas da China;  
  • O Brasil também foi responsável por mais de 10% do número total de downloads do TikTok em janeiro de 2020. 

Já deu para ver que a rede social não chegou para brincadeiras, não é verdade? Pois bem, agora vamos para as vias de fato: como bombar seu TikTok de corretagem de imóveis.  

 

Seu TikTok não precisa de dancinha para dar certo 

Já falei e ainda ouso repetir: se você está evitando o TikTok porque não é fã das dancinhas, sinto muito, você está perdendo oportunidades de ouro. Isso porque você simplesmente não precisa se render a elas para ganhar seguidores, leads e, futuramente, clientes.  

Claro, as danças do TikTok são sim uma opção para quem está interessado nelas. Mas de forma alguma são sua única saída. Numa rede que movimenta bilhões de usuários, é evidente que o que não falta é opção. Então arregace as mangas e venha comigo.  

 

Comece por seu perfil: seja objetivo! 

Ilustração: homem analisa diferentes perfis

Nada melhor que começar com um exemplo básico: quais desses perfis você conseguiria escrever com mais facilidade, @c0rretor_br4ul1o ou @corretor.braulio? Se sua resposta foi “o segundo”, estamos em sintonia. A realidade é que escrever em símbolos e números pode até parecer legal, mas é extremamente difícil de recordar e replicar.  

Por isso, seja cauteloso com seu nome de perfil. Tanto seu “arroba” (ex.: @corretor.braulio) quanto seu nome (ex.: Braulio Mendes) devem ser claros e objetivos, passando a informação no menor espaço possível.  

Outras dicas são: 

  • Exponha sua profissão no nome ou bio (ex.: Braulio Mendes | Corretor de Imóveis) 
  • Traga uma frase de efeito na bio (ex.: Realizo seu sonho da casa própria) 
  • Ponha um link na bio (ex.: formulário de geração de leads, website, blog) 
  • Capriche na sua foto de perfil  

 

Infográfico sobre experiencia do cliente

Defina seu público: possíveis compradores ou outros corretores? 

No TikTok, “para quem” você fala é tão importante quanto “o que” você fala. O motivo para isso é simples: você tem basicamente duas possibilidades de destaque, ser um espelho para outros profissionais ou ser uma referência para possíveis clientes. Então, antes de começar, decida que tipo de público você deseja ter.  

 

Mostre seus imóveis de forma criativa 

Você e seu concorrente podem apresentar o mesmo imóvel de formas completamente diferentes. Porque, no fim das contas, o que mais importa é a maneira como se expõe um produto. Se seu concorrente não souber destacar os pontos mais fortes do local e “brincar” com os sentidos do consumidor, dificilmente o imóvel ganhará o coração do público.  

Algumas possibilidades interessantes de fazer essas apresentações de imóvel, ou tours virtuais, são: 

  • Faça um vídeo em fast motion mostrando todo o imóvel e coloque uma boa música de fundo; 
  • Mostre em partes cada pedaço do imóvel enquanto narra uma história sobre ele; 
  • Faça um vídeo comparativo entre dois imóveis, explicando qual o perfil de público para cada um deles. Nesse caso, você pode fazer comparações entre diversas áreas de um imóvel: piscinas, áreas de lazer, quartos, banheiros etc. 

 

Conte sua história para o público 

pessoa fala com câmera

Sua audiência quer saber sobre seu produto, mas ela também quer saber sobre você. Isso mesmo, você. Pessoas se conectam com pessoas, e esse é o maior motivo pelo qual você deve dar uma cara ao seu negócio, corretor. É assim que você conseguirá criar um elo com as pessoas que te assistem.  

Dê a cara a tapa e apareça sem medo na telinha. Converse sobre suas maiores vendas, sobre seus clientes mais difíceis, momentos engraçados, e muito mais.  

 

Responda perguntas relevantes para sua rede 

Outra coisa bastante interessante para se fazer no TikTok é responder perguntas. As pessoas que te assistem também têm dúvidas específicas. Sendo assim, o ideal é reservar um tempo da sua semana para selecionar algumas e respondê-las em vídeo.  

Para isso, o TikTok oferece a possibilidade de selecionar um comentário e fazer um vídeo a partir dele. E, ao responder um comentário, você pode recorrer a algumas dicas como: 

  • Brevidade: seja breve na sua resposta, já que o público está ali para conteúdos rápidos; 
  • Narrativa: pratique o storytelling para prender a atenção da audiência; 
  • Exemplos: quando puder, traga exemplos que ilustrem suas respostas. 

 

Grave vídeos para entretenimento 

Vídeos informativos são muito legais e necessários, mas os vídeos expositivos podem fazer milagres para sua captação de seguidores, corretor. Grave vídeos que vendam sua imagem de corretor de imóveis. Seja saindo de um bom carro, arrumando o paletó, guardando uma caneta de luxo no bolso.  

E, se tudo isso for filmado na frente de um de seus melhores imóveis, perfeito. Você está no caminho certo para se tornar hit na plataforma que ama e preza pela estética. 

 

Não abra mão dos famosos desafios do TikTok 

Dados no alvo

Se tem um lugar que gosta de desafiar seus seguidores, esse lugar é o TikTok. A rede é conhecida por seus “challenges”, desafios que são replicados por diversas pessoas e agrupadas por uma hashtag em comum.  

Os desafios são muito interessantes para o corretor que quer entrar na onda e ser um pouco mais “da moda”, mas sem perder de vista o próprio nicho.  

 Para tanto, você tem que se apropriar apenas daqueles desafios que fazem sentido para você. Um exemplo disso é fazer o desafio “#tenyearschallenge”, no qual as pessoas mostram uma foto de 10 anos atrás seguida de uma atual. Nesse caso, o corretor pode mostrar uma foto do primeiro imóvel que vendeu e compará-la ao seu mais novo imóvel.  

 

Use e abuse das hashtags 

Diferentemente de redes como Instagram e LinkedIn, onde a hashtag deve ser usada com moderação, o TikTok é muito mais flexível e permite uma série de ações bacanas com as famosas hashtags.  

Você tem diversas oportunidades de uso dentro do TikTok. Pode segmentar suas hashtags por localidade de atuação, padrão de venda, assunto do momento, desafio e mais.  

 

(Se quiser) Faça parcerias 

Fazer parcerias no TikTok é garantia de sucesso. É recomendado que você crie novos parceiros sempre que possível, e, ao lado deles, crie conteúdos exclusivos para a audiência. As possibilidades são muitas: vocês podem fazer desafios juntos, responder perguntas e, de modo geral, prospectar os públicos um do outro. 

Parcerias que podem beneficiar o corretor de imóveis no TikTok são: 

  • Influencers cujo público é similar ao do corretor de imóveis; 
  • Profissionais de decoração e design de interiores; 
  • Arquitetos, urbanistas e engenheiros. 

 

Se você ficar fora do TikTok por medo da dancinha, quem pode dançar é o seu negócio 

Chego ao fim desse conteúdo com o seguinte aviso: não deixe de apostar na sua carreira por medo de errar. O Marketing de Conteúdo se mostrou um aliado basilar da jornada da corretagem de imóveis, e nada além de persistência e estudo é necessário para o seu sucesso. Dê o melhor de si, afaste o medo e comece a produzir conteúdo relevante.  

E, no que diz respeito às dancinhas, vamos combinar assim: se for de seu interesse dançar para o público, fique à vontade. Caso contrário, não precisa tentar forçar a barra. O melhor é que, antes de tudo, você seja fiel a si mesmo e perseverante em suas estratégias.  

Dar certo não é uma questão de dom, mas de tentativa. 

 

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