Marketing Pessoal: construindo seu nome no mercado imobiliário

“O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos todos os dias” – Robert Collier  

Não apenas no mercado de trabalho como também na vida é importante deixar nossa marca. E quando eu falo sobre deixar uma marca, não estou falando sobre construir um império e nem mesmo inventar um produto inovador: quero dizer que precisamos criar nossa essência, nossa identidade.   

Com a corretagem de imóveis, a coisa não é diferente. Para que você seja lembrado, é preciso alicerçar diferentes formas de ser visto como um profissional autêntico, valoroso e de sucesso.   

Esse sucesso, de fato, é o produto de esforços contínuos. E é precisamente sobre isso que o Marketing Pessoal fala. Através dele, você constrói sua reputação profissional de tijolinho em tijolinho, com diferentes estratégias e abordagens para se tornar a melhor versão de si mesmo aos olhos do público.   

No artigo de hoje, vamos aprender mais sobre o Marketing Pessoal e como implementá-lo no seu trabalho. Acompanhe!  

O que é Marketing Pessoal?  

Marketing pessoal: corretor entregando cartão de visita para cliente.

Marketing Pessoal é o conjunto de estratégias utilizadas para fortalecer a imagem pessoal ou profissional dentro de determinado ciclo. Por meio de diferentes técnicas de promoção pessoal, uma pessoa pode construir sua imagem e, assim, prospectar o público de seu interesse, bem como a atenção de diferentes empresas.   

Muitas coisas estão envolvidas no Marketing Pessoal. Afinal, não será uma simples entrega de panfletos que criará sua reputação. Sobretudo no mercado imobiliário, o Marketing Pessoal é uma tarefa constante e sem fim (mas com muitos resultados).   

Antes de começar o seu Marketing Pessoal, você deve se fazer os seguintes questionamentos:  

  • Que imagem eu quero passar?  
  • Qual público eu desejo prospectar?  
  • Até onde estou disposto a ir para contribuir com meu Marketing Pessoal (ex.: estou disposto a aparecer em frente à câmera?)?  

Muitas coisas do nosso cotidiano já possuem um pé no Marketing Pessoal. Você com certeza está familiarizado com os portfólios e currículos virtuais, não é mesmo? Pois bem, esses materiais digitais, geralmente anexados às redes sociais do profissional, são uma versão rústica daquilo que conhecemos como Marketing Pessoal.   

Se você não tem verba para começar a estruturar seu Marketing Pessoal, fique tranquilo! Existem dezenas de estratégias com ótimo custo-benefício.  

Mitos do Marketing Pessoal  

Como toda estratégia, o Marketing Pessoal também é alvo de mistificações e falsas informações. Essas alegações costumam contribuir para que muitos profissionais deixem de apostar nas boas práticas e percam a oportunidade de construir seus nomes no mercado.   

E, para o setor de venda de imóveis, a confiança é um ponto de extrema importância. Com um profissional qualificado e que transmita confiança, as chances de um cliente fechar negócios são muito maiores. Ou você vai me dizer que não costuma dar aquela olhadinha nas redes sociais de um profissional antes de contratá-lo?  

Para ficar seguro sobre o que de fato é o Marketing Pessoal, vamos desbancar alguns mitos ao seu lado. Atente:   

  • “Fazer Marketing Pessoal é fingir ser quem não é”: incorreto. Marketing Pessoal é sobre criar estratégias para destacar suas potencialidades pessoais e profissionais, e isso nada tem a ver com contar mentiras ou fingir ter habilidades que não existem.  
  • “Marketing Pessoal é qualquer autopromoção”: na verdade, as estratégias devem ser muito bem pensadas antes de colocadas em prática. Claro que existem muitas formas de contribuir para o Marketing Pessoal, mas nem tudo pode ser caracterizado como MP.   
  • “Marketing Pessoal é coisa de profissional autônomo”: sim, esse tipo de marketing pode ser efetivo para profissionais autônomos. No entanto, está enganado quem pensa que eles são os únicos beneficiados. Corretores de imobiliárias podem se beneficiar imensamente do Marketing Pessoal.   

Importância do Marketing Pessoal   

Já deu para perceber que o Marketing Pessoal é uma estratégia e tanto para corretores de imóveis, não é mesmo? Ele pode ser o bote salva-vidas que você precisa para dar aquela guinada na profissão e realmente se destacar.   

E, acredite, o que não falta é benefício nessa estratégia. Conheça algumas delas!  

Chamar atenção para seu trabalho  

O Marketing Pessoal é uma forma de você dizer ao mercado e aos potenciais clientes “Ei, estou aqui!”. Com um belo Instagram profissional, por exemplo, você consegue chamar mais atenção para o seu nicho e se colocar como um concorrente de peso para outros profissionais do mercado.   

Além disso, você acaba se tornando uma inspiração para aqueles que têm interesse na mesma área em que você atua.   

Montar uma vitrine de habilidades  

Suas habilidades existem e devem ser mostradas. Imagine, por exemplo, expor no LinkedIn todos aqueles cursos digitais e pessoais que você faz para se aprofundar. As pessoas que entram em contato com esse seu conteúdo se deparam com uma verdadeira vitrine de habilidades.   

E quem não quer expor todas as skills que tem, não é mesmo?  

Infográfico sobre experiencia do cliente

Conquistar a confiança do cliente  

Marketing pessoal: pessoas apertando mãos.

Nós confiamos naquilo que podemos ver. É assim na nossa vida pessoal e, com certeza, é assim na nossa jornada de compra. Portanto, seu cliente precisa poder ver seu potencial para decidir que ele, de fato, confia em você.   

Ao expor seu trabalho, suas habilidades e suas ambições profissionais, você permite que o potencial cliente estude seu perfil, veja se encaixa com o dele e opte por apostar no seu trabalho.  

Construção de autoridade no mercado  

Não é apenas uma inspiração que você se torna quando aposta no Marketing Pessoal: é também uma referência.   

Através das suas páginas, outros profissionais podem acompanhar novidades, seus clientes podem descobrir coisas interessantes sobre você e até mesmo diferentes empresas acabam se interessando.   

Redução do ciclo de vendas  

A verdade é que quem confia compra mais. Com um bom portfólio e boas estratégias de Marketing Pessoal, as pessoas sentem mais confiança para fechar negócio e, com isso, a passagem delas pelo Funil de Vendas é acelerada sobremaneira.   

6 dicas para otimizar seu Marketing Pessoal  

No decorrer deste artigo, você já recebeu algumas dicas do que fazer para ampliar seu Marketing Pessoal. Mas agora nós vamos compilar os principais passos para fazer sua autopromoção ser estratégica, assertiva e eficiente para suas vendas.  

Acompanhe agora 6 dicas para otimizar seu Marketing Pessoal!  

Tenha um portfólio  

O portfólio é o documento (ou plataforma) no qual você expõe os pontos mais altos da sua carreira. Num portfólio, podem aparecer desde projetos acadêmicos até os melhores acontecidos de âmbito profissional.   

Esse material trará mais informações sobre você para o cliente, além de dizer muito sobre seu nicho de atuação e interesse profissional. Mas não esqueça de deixar o seu portfólio disponível nas suas redes sociais (sobre as quais falaremos em seguida).  

Marque presença nas redes sociais  

As redes sociais são ferramentas imprescindíveis para seu Marketing Pessoal. Nelas, exponha seu trabalho de forma profissional. Existem diversas opções de rede social para você escolher, então não se limite a uma só. Expanda seus horizontes!  

Mas, atenção, como corretor de imóveis, é importante que você saiba diferenciar sua vida pessoal da profissional nas redes sociais. Isso não significa evitar fotos de si mesmo ou não falar sobre sua vida, mas é importante tentar equilibrar esses tipos de informação.   

As estratégias para cada rede social variam um pouco, mas uma coisa é importante: manter a constância das postagens. Para isso, determine uma frequência e se atenha a ela tanto quanto for possível.   

Não tenha vergonha de aparecer  

Se você precisa ter cuidado com a quantidade de informações pessoais que posta nas suas redes sociais profissionais, o oposto também é verdade. Esconder-se atrás das câmeras e ficar apenas nas fotos de imóveis pode se tornar maçante para o cliente, então é importante que você mostre o rosto.   

Poste fotos com seu cliente, grave vídeos apresentando diferentes imóveis, aposte na sua imagem porque é ela que vai chamar a atenção do cliente.   

Crie sua marca  

A marca, como o nome sugere, é aquilo que marcará sua identidade na mente das pessoas. Por isso, é bom que você tenha sua marca própria e profissional. Com ela, é possível realizar aplicações em cartão de visitas, timbrado, canetas, bloco de notas e muito mais!  

Para criar uma marca própria, nossa sugestão é que você invista num designer de marcas. No entanto, caso isso não esteja dentro do seu orçamento, outra possibilidade é criar sua marca em sistemas como Canva, Photoshop ou Illustrator (caso não tenha domínio das duas últimas plataformas, o Canva é uma boa opção, simples e útil).  

Tem algo a dizer? Crie um blog!  

Marketing pessoal: bloquinhos com as letras B, L, O e G.

Se você tem muito a falar sobre seu nicho e as redes sociais não estão dando conta, que tal criar um blog?   

Os blogs são perfeitos para criação de autoridade, além de serem ótimos captadores de seguidores para você. Como profissional da área, você com certeza tem muitas dicas e informações para dar aos seus potenciais clientes: invista num blog e dê voz ao seu trabalho 

Capacite-se sempre  

Novos cursos de capacitação nunca são demais! Além de te darem muito mais conhecimento e expertise, eles contribuem demais para o seu Marketing Pessoal, sobretudo em redes como o LinkedIn.   

Sempre que possível, faça um novo curso! Isso te ajudará a ganhar a confiança do seu público com mais facilidade.   

 Conclusão 

Construir seu nome é uma necessidade. Através dessa construção, você identifica seus pontos mais fortes e trabalha em cima deles para garantir o melhor resultado possível. Muito mais que um vendedor, é importante que você busque se tornar uma referência no seu nicho de atuação e, para isso, o Marketing Pessoal é a chave.  

Então que tal apostar suas fichas na estratégia e assegurar mais visibilidade e aprovação dentro do mercado imobiliário? 

 

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