Como manter uma equipe de alta performance na sua construtora

Uma equipe de alta performance é composta por indivíduos com conhecimento especializado e habilidades complementares que são orientados a buscar objetivos e focados em alcançar resultados claros. Juntos, eles colaboram e inovam para produzir trabalhos nos mais altos níveis. 

A definição parece simples, mas por que, então, algumas equipes têm um desempenho melhor do que outras? O que diferencia essas equipes das demais?  

Construir uma equipe de alto desempenho requer mais do que apenas reunir um grupo de pessoas talentosas com as habilidades certas. Requer um desenvolvimento cuidadoso e o cultivo de características-chave, comportamentos e melhores práticas. 

O Blog do CV preparou este material com 8 características de equipes de alta performance e dicas de como cultivá-las na sua construtora, ou em qualquer outra empresa.  

Imagem do guia da qualificação de leads

 

Equipe de alta performance 

Existem 8 principais características que compõem uma equipe de alto desempenho. São elas:  

  • Ter objetivos claros vinculados estreitamente às prioridades da equipe e da organização 
  • Entender como seu trabalho se encaixa na missão organizacional 
  • Ter funções e responsabilidades definidas 
  • Comunicar-se de forma clara e respeitosa 
  • Gerenciar o trabalho e os prazos com base nas prioridades 
  • Confiar e respeitar uns aos outros
  • Celebrar o sucesso juntos e reconhecer as contribuições 
  • Praticar o aprendizado contínuo 

Embora cada equipe seja diferente, estas são características comuns que as equipes de alta performance compartilham. Vamos detalhar cada uma delas.  

 

 1. Ter objetivos claros vinculados estreitamente às prioridades da equipe e da organização

Equipes de alto desempenho estão alinhadas em seu foco, propósito e prioridades. Elas definem metas individuais e de equipe que apoiam essa visão compartilhada para que seu trabalho impulsione a realização. As metas não são apenas alinhadas, mas são claramente definidas para que todos saibam exatamente o que precisam fazer e como chegar lá. 

 

 2. Entender como seu trabalho se encaixa na missão organizacional

Quando os funcionários entendem como seu trabalho se encaixa no contexto dos objetivos gerais e da missão da organização, eles ficam mais engajados e produtivos. Equipes de alto desempenho sabem seu “porquê” e trabalham juntas para apoiar uma visão compartilhada. 

 

 3. Ter funções e responsabilidades definidas

O conflito pode rapidamente atrapalhar uma equipe talentosa e produtiva. Equipes de alta performance minimizam conflitos desnecessários definindo claramente o papel e as responsabilidades de cada pessoa. Isso evita confusão sobre a propriedade do projeto, mantém os fluxos de trabalho e os prazos organizados e garante a responsabilidade geral. 

 

 4. Comunicar-se de forma clara e respeitosa

Quando a comunicação falha, surge o conflito e o desempenho sofre. Equipes de alto desempenho definem expectativas e canais de comunicação claros para que todos saibam quando e onde se comunicar e com quem precisam se conectar. O conflito é normal, mas as equipes de alta performance sabem como lidar com ele de maneira saudável, sem criar mais obstáculos. 

 

 5. Gerenciar o trabalho e os prazos com base nas prioridades

Equipes de alto desempenho se concentram no que é mais importante e gastam seu tempo de acordo com essas prioridades. Eles entendem que nem todo trabalho tem a mesma importância ou urgência e gerenciam projetos com base em quais tarefas têm maior prioridade e maior impacto. Isso mantém o trabalho alinhado com as metas organizacionais e garante que todos estejam focados no trabalho que impulsiona o crescimento. 

Imagem do lançamento imobiliário na prática

 

6. Confiar e respeitar uns aos outros

O nível de colaboração e trabalho em equipe necessário para um alto desempenho depende da confiança e do respeito mútuo. Os funcionários de equipes de alto desempenho valorizam uns aos outros e confiam em cada pessoa para fazer seu trabalho. Eles respeitam a diversidade de pensamento e experiência e reconhecem que essas diferenças os tornam mais fortes.  

Essa cultura de confiança ajuda a todos: 

  • Estar com seu eu completo no trabalho 
  • Assumir riscos 
  • Compartilhar ideias 
  • Inovar juntos 

 

 7. Celebrar o sucesso juntos e reconhecer as contribuições

Equipes de alto desempenho entendem que o sucesso resulta do esforço da equipe. Eles comemoram as vitórias juntos e aproveitam as oportunidades para reconhecer e mostrar apreço pelas contribuições de cada funcionário. Isso cria uma forte cultura de colaboração e ajuda todos a se sentirem valorizados e conectados. 

 

 8. Praticar o aprendizado contínuo

Mesmo as melhores equipes têm espaço para crescer. Equipes de alto desempenho valorizam o feedback e aprendem com seus erros. Eles procuram oportunidades para crescer alimentando uma cultura de feedback e investindo no desenvolvimento contínuo dos funcionários. O aprendizado contínuo impulsiona o crescimento e mantém as equipes em busca de maiores realizações. 

 

Construindo uma equipe de alta performance 

Construir uma equipe de alta performance não acontece da noite para o dia. É preciso compromisso e investimento em crescimento e desenvolvimento contínuos. Use as dicas a seguir para começar: 

 

Crie um senso de propósito compartilhado 

Para que os funcionários se sintam conectados a uma equipe, eles precisam de um propósito unificado. É aqui que os objetivos claros e o alinhamento da equipe entram em jogo. 

Os gerentes de equipes de alto desempenho estão sempre avaliando as prioridades e as metas da equipe para garantir que sejam eficazes e alinhadas. Mantenha as metas organizacionais em primeiro lugar, comunicando e conectando regularmente essas metas ao trabalho da equipe. 

Aproveite os encontros individuais para verificar com os membros da equipe seu progresso, identificar as principais prioridades e garantir que seu trabalho esteja alinhado com as metas gerais da equipe. Isso ajuda a criar um senso de propósito compartilhado e garante que a equipe esteja se unindo na mesma direção para impulsionar o desempenho. 

 

Simplifique a comunicação 

Equipes de alto desempenho precisam ser ágeis e focadas – portanto, uma comunicação clara e simplificada é essencial. Mantenha todos na mesma página, estabelecendo processos claros e expectativas de comunicação. 

Por exemplo, as equipes podem usar canais como WhatsApp e Microsoft Teams para bate-papos corriqueiros e atualizações da equipe, mas devem contar com ferramentas de gerenciamento de vendas como CV – Construtor de Vendas para armazenar dados de leads, definir responsabilidades e acompanhar o progresso e as atribuições. 

Ter processos de comunicação definidos ajuda a evitar conflitos e garante que as informações-chave sejam compartilhadas com as pessoas certas, as atribuições e responsabilidades sejam claras e nada seja esquecido. 

 

Invista no desenvolvimento dos funcionários 

Se você deseja resultados excelentes e consistentes, construa uma cultura de aprendizado e aprimoramento contínuos. Equipes de alto desempenho são curiosas. Elas fazem perguntas, exploram possibilidades e se adaptam com base no que aprendem. Quando as equipes estão continuamente desenvolvendo seu conhecimento e aprendendo com os erros do passado, elas são mais eficazes, eficientes e inovadoras.  

Impulsione o desempenho da equipe investindo no crescimento e desenvolvimento de seus funcionários. Identifique oportunidades de desenvolvimento relevantes que se concentrem nas necessidades e prioridades da equipe, bem como nas metas individuais. As oportunidades de desenvolvimento de funcionários ajudam-nos a se sentirem motivados, capacitados e melhor equipados para realizar seu trabalho. 

Construir uma equipe de alto desempenho é uma maratona, não um sprint. Mas quando você reúne a combinação certa de habilidades e experiência e nutre essas características fundamentais de uma equipe de alta performance, a recompensa valerá a pena. 

 

Você já conhece o CV?    

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.     

Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!      

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, gestão de vendas, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram.    

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV! 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração