Checklist de obra: 12 itens que não podem faltar na sua lista

Todo bom planejamento começa com projeções do processo de execução do projeto. Isso serve para qualquer atividade. Checklists tem papel fundamental nesse contexto. Em projetos de construção civil, o checklist de obra é muito importante por vários motivos, dentre eles o aumento da produtividade do time e o auxílio para prever possíveis problemas. 

Independentemente do tamanho da construtora, o checklist de obra pode afetar bastante na qualidade da entrega do projeto. Por isso é preciso estar atento ao criar o checklist e não deixar nenhum ponto importante de fora. 

Nesse artigo vou te mostrar como construir um checklist de obra, que etapas você precisa seguir para não errar e o que o checklist precisa ter. 

Para que fazer checklist de obra?

Checklist de obra: A imagem mostra uma pessoa de perfil preenchendo um formulário de registro. A pessoa está vestindo uma camiseta laranja e parece estar focada em preencher o formulário. O formulário é um caderno azul com uma folha de papel preenchida com informações, e a pessoa está usando uma caneta para escrever. A cena sugere uma situação de registro ou inscrição, possivelmente em um evento ou em uma instituição. A foto foi tirada de cima, focando na mão da pessoa e no formulário, com um fundo desfocado que não oferece informações adicionais.

O acompanhamento de uma obra pode ser bastante complicado se não for feito um planejamento minucioso. Precisam existir processos eficazes de fiscalização que permitam que o gestor tenha uma visão completa das etapas e consiga perceber com rapidez se algo sair do planejamento. 

As atividades do gestor no canteiro de obras envolvem:  

  • contratação de profissionais; 
  • fiscalização da segurança do trabalho; 
  • coordenação de equipe, gestão dos recursos (mão de obra, materiais, equipamentos e ferramentas); 
  • Gestão da qualidade
  • gestão de custos,  
  • documentação e relatórios, entre outras muitas atividades. 

Sem um checklist é muito provável que alguma tarefa se perca durante a execução da obra. Por isso é importante ter um checklist de obra que contemple todas essas atividades e que vá desde serviços preliminares até o acabamento da obra. 

Como fazer um checklist de obra: principais itens

Abaixo listei os principais itens que precisam estar no checklist de obras. Lembrando que essa lista pode variar conforme as necessidades de cada projeto.  

Antes de iniciar a obra, reserve um tempo para reunir todas as informações possíveis para preencher essa lista. Com esses direcionamentos criados, você vai conseguir prever possíveis erros e melhorar a performance da obra

1. Documentação e Licenças

    Os documentos necessários para a execução da obra variam de acordo com as regras de cada estado. Mas alguns dos principais documentos são:  

    • matrícula do imóvel; 
    • cópia do recibo de IPTU; 
    • Alvará de construção; 
    • Cadastro do imóvel na prefeitura; 
    • Registro do Imóvel; 
    • Comprovante de taxas pagas à prefeitura; 
    • Anotação de Responsabilidade Técnica (ART); 
    • Habite-se; 

    Dentre outros documentos necessários. Certifique-se que tem todos esses documentos em mãos no momento de preencher o checklist da obra. 

    Veja o vídeo abaixo para entender melhor sobre os documentos para iniciar uma obra: 

    2. Segurança no Trabalho

      A gestão da segurança nos canteiros é papel da construtora e precisa estar no seu checklist de obra a checagem dos fundamentos, legislações e procedimentos operacionais e administrativos para atendimento às Normas Regulamentadoras.  

      Confira o Guia para Gestão de Segurança nos Canteiros de obra da CBIC. 

      3. Projeto da construção

        Ter o projeto bem estruturado vai ajudar o gestor a coordenar possíveis mudanças e a se comunicar melhor com os responsáveis pela execução da obra a respeito de detalhes técnicos.  

        Um projeto de obra tem 4 disciplinas:  

        • Arquitetura 
        • Elétrica 
        • Hidráulica 
        • Estrutural 

        Tenha toda a documentação preparada antes de iniciar a obra. 

        4. Suprimentos e Materiais

          Para não haver riscos de faltar materiais durante a obra e para que o orçamento para suprimentos e materiais seja usado de forma inteligente, faça uma lista de quantidade de materiais ainda durante a fase do planejamento do projeto.  

          Um software de metodologia BIM pode ser muito útil, pois elabora essa lista de quantidade a partir das informações do projeto. 

          5. Cronograma

            O cronograma da obra, de forma geral, precisa conter todos as atividades que serão desenvolvidas no canteiro de obras em ordem cronológica. Muitas delas que já estão nesse checklist de obra. Um exemplo de atividades, na ordem: 

            1. Serviços preliminares: limpeza e nivelamento 
            1. Infraestrutura básica: instalações temporárias para os profissionais que vão atuar na obra 
            1. Fundação 
            1. Estrutura 
            1. Instalações hidráulica e elétrica 
            1. Instalações especiais como sistemas de climatização, ventilação e incêndio 
            1. Paisagismo e exteriores 
            1. Inspeção e teste 
            1. Limpeza e manutenção 

            Claro que esses itens podem mudar de acordo com as necessidades de cada obra. A sua equipe de mão de obra provavelmente vai ter esse checklist, mas é interessante que o gestor consiga acompanhar as etapas. 

            Infográfico sobre experiencia do cliente

            6. Preparação do Local

              É uma das primeiras atividades que será executada no canteiro de obras. Envolve a limpeza e nivelamento (se necessário) do terreno antes do início da construção. Também envolve a marcação e demarcação das áreas de acordo com o projeto. 

              7. Infraestrutura básica e Fundações

                checklist de obra: A imagem mostra um complexo de construção em andamento. Há vários equipamentos de construção, como moinhos de cimento, caminhões de cimento, carregadores, e outros veículos de transporte e movimentação de material. Há também uma estrutura de metal que parece ser um craneo, que é comumente usado para transportar grandes quantidades de material ou para a manutenção de edifícios em construção.

O terreno é um pouco deserto, com grama e algumas árvores, e há uma estrutura que parece ser um edifício em construção, com várias andanadas visíveis. Há também uma área que parece ser um depósito de material, com grama e grama.

A imagem é um drone, o que significa que foi tirada de cima, o que permite uma visão geral do site de construção. A imagem é de baixa resolução, o que limita a capacidade de ver detalhes específicos.

                A infraestrutura básica é a estrutura de apoio dos profissionais que vão trabalhar no canteiro. São as instalações temporárias como barracões, banheiros, escritórios e áreas de armazenamento. 

                Na etapa de fundação vai acontecer a escavação e preparação do terreno para a fundação, concretagem e instalação de formas, instalação de vigas e estruturas de suporte. 

                8. Estrutura

                  Fase do checklist de obra em que vai haver a montagem e elevação das estruturas principais, como pilares, vigas e lajes e a instalação de sistemas estruturais como vigas de fundação e estruturas de suporte. 

                  9. Instalações Elétrica e Hidráulicas

                    Nesa etapa são instaladas toda a estrutura de fiação, tomadas, painéis elétricos, iluminação, encanamentos, tubulações de água e esgoto, dispositivos de drenagem. 

                    É importante ter mais uma lista de todos os materiais que serão usados nessa etapa, atividades executadas e responsáveis por cada uma. 

                    10. Acabamentos e limpeza Final

                      Nas fases finais de acabamento e limpeza será feito o refinamento da obra, as instalações de portas, janelas, molduras e guarnições, a aplicação de revestimentos externos e internos e a limpeza de toda a área. 

                      A limpeza inclui o descarte correto de entulhos e a gestão de resíduos com base nas premissas sustentáveis

                      11. Inspeções e Testes

                        Nessa etapa é preciso levar em conta os padrões de qualidade e os regulamentos da construção e checar se tudo está em conformidade. 

                        Também são feitos os testes finais de funcionamento e segurança de sistemas e equipamentos instalados. 

                        12. Finalização e entrega

                          Fase de preparação da obra para ser entregue ao cliente. Também é o momento de checar se todos os documentos da obra estão em conformidade. 

                          Também é na fase de finalização que o As Built é produzido, de modo a comparar o projeto com o resultado final da obra.

                          Você já conhece o CV CRM?

                          Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 12 anos de experiência, mais de 900 incorporadoras clientes e 200 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.  

                          Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: Solicite uma demonstração

                          Você também vai gostar de:

                          Olá, cliente!

                          Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

                          WhatsApp

                          Entre em contato pelo WhatsApp CV!

                          Chat Online

                          Entre em contato pelo Chat Online CV!

                          Voltar

                          Solicite Demonstração