Automação na Construção Civil: eficiência, inovação e competitividade
É impossível que uma construtora, hoje, tenha um crescimento considerável sem automatizar os processos que envolvem a construção de um empreendimento. A automação na construção civil já deixou de ser apenas um modelo de trabalho que tem o objetivo de melhorar a eficiência da operação e passou a ser uma questão de competitividade de mercado.
Isso porque automatizar os processos diminui bastante o tempo de execução do projeto e aumenta a qualidade da entrega. Além disso, adotar tecnologia na operação também resolve um problema que só tende a crescer: a falta de mão de obra.
Neste artigo, vou comentar mais sobre a importância da automação na construção civil e citar as principais ferramentas de automação usadas atualmente.
Sumário
O que pode ser considerado automação na construção civil

A cadeia produtiva da construção é bastante longa. Em toda essa linha produtiva existem tarefas complexas e repetitivas que podem ser otimizadas se conseguirmos automatizá-las. E, embora o segmento da construção seja conhecido por pouco inovar, já existem muitas soluções tecnológicas para cada fase da construção, dentro e fora dos canteiros de obra.
Portanto, a automação na construção civil passa pelos processos no canteiro de obras e no escritório. Nos canteiros de obra, as ferramentas de gestão tecnológicas são aplicadas diretamente onde a construção acontece. Nesse caso o foco é a execução de tarefas físicas para aumentar a produtividade, a segurança e a precisão. Ao automatizar os processos no canteiro de obra espera-se:
- A redução do esforço físico e erros humanos;
- Aumentar a produtividade da mão de obra;
- Garantir mais controle e qualidade na execução.
No back office, a tecnologia é aplicada aos processos administrativos e de planejamento estratégico imobiliário. Nesse caso, o objetivo da automação é a gestão, o controle e as tomadas de decisão. Os principais objetivos da automação dessas tarefas são:
- Aumentar a eficiência dos processos administrativos;
- Melhorar a comunicação entre setores;
- Reduzir erros e retrabalho;
- Acelerar a tomada de decisões com base em dados.
Exemplos de ferramentas de automação nos canteiros de obra
Embora existam testes com novas ferramentas tecnológicas que usam inteligência artificial e machine learning, essas soluções ainda são novidade no mercado. Por isso, inclusive, é importante acompanhar a evolução desse tipo de tecnologia para entender qual é o futuro do mercado.
Mas atualmente, algumas ferramentas já são bastante usadas por construtoras e incorporadoras, como por exemplo:
- Drones para mapeamento e inspeção de obras: ótimas ferramentas para identificar problemas na estrutura do terreno e monitorar o progresso da obra;
- Máquinas autônomas ou semiautônomas: a exemplo das escavadeiras e tratores com sistema de controle por GPS;
- Robôs: muito usados em tarefas repetitivas, como pintura, solda, etc;
- Impressoras 3D: facilitam muito a oferta de insumos, mesmo em estruturas diretamente nos canteiros;
- Sensores IoT: quando instalados nos equipamentos, ajudam a monitorar o uso, possíveis desgastes e condições ambientais como umidade e temperatura;
- Exoesqueletos vestíveis: para ajudar na segurança e integridade dos profissionais na obra através do aumento da capacidade física e redução do risco de lesões. Abaixo um exemplo de uso dos exoesqueletos em trabalhos que demandam força física:
Exemplos de ferramentas de automação no back office
As tarefas de back office acontecem durante toda a linha produtiva da construção de um empreendimento: antes da obra, durante e depois. Essas tarefas passam pelas etapas iniciais de planejamento e estudo de viabilidade, acompanhamento da obra e relacionamento com o cliente, despois que a obra é concluída.
Alguns exemplos de como a automação na construção civil pode ser aplicada nesses casos são:
- Softwares de gestão para construção civil: como ERPs, tecnologia BIM, softwares voltados para cronograma de obras, contratos, planejamento, etc;
- Plataformas de business intelligence: muito eficientes para o acompanhamento da obra através da geração automática de dashboards com indicadores da obra, desempenho financeiro e de produtividade;
- Assinatura eletrônica e digital e gestão de contratos: para automatizar processos jurídicos e burocráticos;
- Automação de marketing e vendas: como funis de nutrição de leads, disparo automático de e-mails, segmentação de clientes, criação de campanhas de vendas, etc.
- Softwares de relacionamento com o cliente: os CRMs imobiliários ajudam a otimizar a gestão de vendas e relacionamento com os clientes e leads através de um conjunto de funcionalidades e do armazenamento do histórico das interações entre empresa e clientes.
Dessa forma, olhando para os processos no canteiro de obras e fora dele, podemos resumir a automação na construção civil conforme a tabela abaixo:
Canteiro de Obras | Back Office | |
Foco | Execução física e operacional | Gestão, planejamento e controle |
Objetivo | Produtividade, segurança, precisão | Eficiência, automação de processos |
Exemplos | Robôs, drones, impressoras 3D, IoT | ERP, BI, CRM, automação de marketing |
Impacto direto | Tempo de execução e qualidade da obra | Custos, tomada de decisão, organização |
Benefícios estratégicos da automação na construção civil
São muitos os benefícios de automatizar os processos na construção civil, mas um dos principais é que a automação, quando aplicada de forma efetiva, garante a inteligência organizacional da empresa, que passa a ter uma visão muito mais clara de todo o processo e consegue identificar gargalos de forma rápida.
Outro impacto muito positivo é a redução de desperdícios (tanto de tempo quanto de recursos). Com processos mais bem monitorados e controlados por sistemas automatizados, há menos retrabalho, menor consumo de materiais e melhor aproveitamento da equipe. Essa eficiência reflete diretamente na rentabilidade dos projetos.
Além disso, automatizar processos também confere padronização da qualidade aos projetos, já que a automação permite que os processos sigam padrões definidos com mais precisão. Isso garante entregas mais uniformes e com muito menos variação técnica.
Por fim, vale destacar que a automação também tem um impacto positivo na atração e retenção de talentos. Equipes especializadas, com bagagem mais técnica, valorizam ambientes inovadores e tecnológicos, o que pode ser um diferencial competitivo importante num setor que sofre com escassez de mão de obra qualificada.
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