Atualmente, muito se fala em Transformação Digital. O fenômeno, que designa o ganho expressivo de modernidade, agilidade e tecnologia nos mais diversos setores, aponta para um caminho que podemos considerar “sem volta”: a digitalização comercial. A venda 100% digital já toma o mercado imobiliário, e devemos estar atentos a ela.
A verdade é que, mesmo no setor da construção, quem aposta no tradicionalismo e fecha os olhos para as novidades acaba ficando de lado. E nós não poderíamos esperar menos; afinal, o consumidor tem em mãos grande parte do fluxo econômico, e, portanto, costuma ditar as regras do jogo comercial. Esse consumidor, hoje, é virtualizado e tecnológico, então precisamos seguir essa maré digital rumo ao sucesso nas vendas.
Mas não é apenas para atender aos desejos do cliente que a venda 100% digital existe. Ela também nos comprova que a virtualização de processos gera produtividade, lucro e escalabilidade para o mercado imobiliário. Ou seja, a digitalização de vendas pode estar carregando o futuro de diversas empresas.
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O que é o processo de venda 100% digital?
O processo de venda é composto por algumas etapas principais, geralmente associadas ao funil de vendas. Via de regra, no mercado imobiliário, essas etapas são: prospecção, qualificação, proposta, negociação e fechamento. Contudo, esses módulos podem se diferenciar em cada empresa.
Pois bem, a venda 100% digital contempla as mesmas etapas de um processo comum; no entanto, todos eles são digitalizados. Ou seja, são feitos com intermédio de tecnologia e sem necessidade de presença física.
Agora, você pode estar se perguntando: mas se o processo comercial da minha incorporadora já é tão complexo utilizando fórmulas tradicionais, quão mais complexo seria digitalizando tudo?
Mas é aí que a gente costuma se enganar. A digitalização comercial não torna os processos mais complexos… Muito pelo contrário! Através dela, a tecnologia trabalha lado a lado com a mão de obra humana para trazer ao consumidor a experiência mais completa, simplificada e eficiente antes, durante e até mesmo após a compra.
A digitalização é tão aplicada na atualidade que se tornou, inclusive, uma tendência da venda imobiliária. Baixe nosso Guia CV para saber mais!
Mercado imobiliário: de braços abertos para a modernidade
Nós conhecemos a máxima “em time que está ganhando não se mexe”. E, por muitos anos, isso foi uma verdade latente para o setor imobiliário. No fim das contas, o mercado da construção é conhecido por sua estabilidade em momentos de turbulência.
Todavia, a necessidade de modernização começou a se mostrar indispensável até mesmo para um time vencedor como o imobiliário. E esse fenômeno se deu por alguns motivos.
O primeiro deles é o cliente. Com o passar dos anos, o comprador vem se tornando mais e mais autônomo. Portanto, é de se esperar que os processos de venda reflitam essa autonomia, não é mesmo? Com as burocracias características do mercado, a independência do consumidor se viu comprometida e, com isso, sua probabilidade de fechar negócio.
Em segundo lugar, temos as tendências do mercado, acentuadas com a pandemia do Covid-19. Nesse sentido, buscas por novos espaços, mais aconchegantes, familiares e afastados dos centros comerciais, cresceram sobremaneira. E não existia forma de atender à essa nova demanda pandêmica sem a digitalização.
Outras causas comumente atreladas à necessidade de digitalização no setor são:
- Crescimento da demanda por imóveis (sobretudo CVA)
- Aumento do uso de redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter
- Criação de novas tecnologias de gestão comercial e financeira
As consequências disso são visíveis. Segundo a Revista Exame, uma pesquisa da Abrainc em parceria com a Brain Inteligência Estratégica revelou que incríveis 6% das compras de imóveis já acontecem 100% pela internet. O mesmo estudo destacou, ainda, que 55% dos compradores usam algum tipo de experiência digital durante a compra.
Benefícios da venda 100% digital
É claro que, para crescer a toda velocidade, a venda 100% digital tem de oferecer benefícios coerentes e notáveis para o mercado imobiliário. E, acredite, ela não deixa a desejar. Suas vantagens são imensas, e podem abarcar toda a jornada comercial de uma incorporadora e/ou urbanizadora.
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Velocidade no atendimento
Foi-se o tempo em que era necessário esperar na linha para falar com um atendente. A venda digital permite o uso de tecnologias práticas e acessíveis para contatar o cliente, como chatbot, DM de rede social, WhatsApp Business, E-mail e muito mais!
Numa venda imobiliária, isso significa muito mais rapidez de resposta, o que diminui consideravelmente a taxa de evasão do cliente. Assim, as chances de ele te abandonar e procurar um concorrente caem drasticamente.
Facilidade na assinatura de documentos
Sim, a venda 100% digital também pode ser percebida no processo de assinatura, geralmente uma das etapas mais burocráticas da venda imobiliária. Através de assinatura eletrônica ou digital, tanto seu cliente quanto sua equipe podem assinar documentos em qualquer lugar e em diferentes dispositivos.
Mas não é apenas uma questão de velocidade: os deslocamentos com documento, as reimpressões de material, todos esses demais atrasos também são evitados ao utilizar uma assinatura que substitua a manual.
Comodidade para o cliente
Imagine se o seu cliente não precisasse sair de casa para visitar aquele imóvel incrível que está querendo comprar. Uma venda digitalizada possibilita isso e muito mais. Através dos tours virtuais, o lead explora suas opções de investimento pelo tablet, celular, computador ou, em alguns casos, até óculos VR.
Não bastasse isso, com a tecnologia correta, ele também pode agendar assistências técnicas, visualizar o status de obras, ter acesso a segundas vias de boleto e muito mais!
Estruturando sua venda imobiliária 100% digital
Por fim, vamos aprender a montar um processo de venda digital dentro da sua empresa. É importante, antes, compreender que a digitalização das vendas não acontece num estalar de dedos. Na verdade, é uma jornada que necessita de tempo e tecnologia para ser alcançada em sua plenitude.
Vamos, então, compartilhar algumas dicas do que fazer para tornar sua incorporadora ou loteadora cada vez mais digital.
Marcar presença nas redes sociais
A presença nas redes sociais é importante para digitalizar sua prospecção e qualificação de público. Mas como assim?
É simples. Produzindo bons conteúdos para as redes sociais, você torna sua empresa conhecida dentro de diferentes plataformas, é alcançada por diferentes pessoas e estreita o contato com potenciais clientes via DM. Esse é um passo primário para se digitalizar: no fim das contas, uma empresa sem presença digital tem muito menos chance de ser conhecida por alguém.
Oferecer materiais ricos em troca de dados
Ainda no estágio de qualificação, chegamos à oferta de materiais. Existe uma variedade de coisas que sua empresa pode ofertar: ebooks, planilhas, relatórios, webinars, podcasts entre outros. O que importa, em verdade, é que esses conteúdos sejam atraentes para o cliente ideal e que, em troca deles, o lead precise deixar alguns dados de contato como nome, e-mail e telefone, por exemplo.
Tendo essas informações em mãos, você acaba de trazer o lead para seu funil de vendas e criar um novo canal de comunicação digital direta com ele (e-mail).
Utilizar uma plataforma de gestão comercial
O CRM, ou Customer Relationship Management, é o famoso “faz-tudo” das vendas digitais. Uma plataforma de qualidade do segmento contempla soluções que vão do pré ao pós-venda, aumentando expressivamente a digitalização de uma organização.
Dentre as muitas coisas que um bom CRM imobiliário oferece em termos de modernização de atividades, podemos citar:
- Workflow automatizado
- Gestão de funil de vendas
- Distribuição de leads
- Portal do cliente
- Mapa de disponibilidade
- Assinatura eletrônica
Os benefícios variam de acordo com a plataforma, mas uma coisa é certa: o CRM é um ótimo passo para as empresas que desejam se tornar 100% digitais no futuro. Com integrações de qualidade e tecnologia, a gestão comercial vem ganhando espaço no mercado imobiliário, tendo reinventado diversas grandes empresas do setor.
Conclusão
A modernização está por toda a parte: não podemos negá-la. E, quanto antes nos adaptarmos a seus desdobramentos, mais conseguiremos crescer. O mercado imobiliário, afinal, é feito por pessoas e para pessoas. Por isso, na busca por tornar suas jornadas mais autônomas e confortáveis, apostar na venda 100% digital pode ser uma boa ideia.
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