As novas tendências do CRM: para onde a tecnologia se encaminha?

Tendências do CRM: capa

Quando falamos em CRM, estamos, necessariamente, falando sobre inovação. E isso não acontece porque o CRM nasceu agora: em verdade, ele é mais antigo do que imaginamos. Sua inovação não está na pouca idade, mas nas muitas atualizações que o sistema faz para se manter relevante. São essas atualizações que conhecemos por tendências do CRM. 

Acompanhar novidades e reinventar processos é o que faz do CRM uma arma poderosa. Através dele, você pode manter sua empresa em constante evolução. E, conforme você evolui, o mercado acompanha e recria suas formas de vender.

Hoje, nós vamos aprender sobre o que há de mais novo em CRM. Agora, você descobrirá as boas práticas no uso do software, as trilhas que a plataforma tem seguido e, sobretudo, as novas tendências do CRM.

Quer ficar por dentro do que existe de mais novo no mercado imobiliário? Acompanhe com a gente!

Gestão 360º da jornada comercial

Tendências do CRM: homem empilha bloquinhos de madeira

Foi-se o tempo em que o CRM era visto como uma simples ferramenta de controle de Leads. Para se manter dentro do mercado, especialmente um setor competitivo como o imobiliário, é importante que um bom CRM ofereça uma gestão completa da jornada comercial. 

O termo “gestão 360º” diz respeito ao gerenciamento total dos processos de uma ou mais equipes. Dessa maneira, o que se busca num CRM imobiliário de qualidade é o oferecimento de um serviço completo.  

Sabemos que a jornada comercial engloba muito mais que a simples venda. Ela se inicia no pré-venda, antes mesmo da prospecção, e se estende até os esforços pós-venda. Pois é, a jornada comercial não é curta, e merece ser contemplada em sua integridade.

Para tanto, um CRM completo e capacitado deve oferecer soluções integradas em:

  • Pré-venda: tudo aquilo que acontece antes da venda;
  • Venda: fechamento comercial propriamente dito;
  • Pós-venda: conjunto de esforços após a venda;
  • Gestão: todo o gerenciamento de processos e equipes;
  • Ecossistema: conjunto de integrações que criam uma solução coesa.

Esses cinco pilares se destacam quando falamos de uma gestão completa, e isso acontece por um motivo. Hoje, é comum vermos muitas soluções em CRM que cobrem apenas parte da jornada comercial. Ou seja, essas plataformas oferecem resoluções parciais para a dor do cliente.

No entanto, soluções completas e pioneiras como o CV asseguram uma gestão 360º das atividades internas e, por isso, mantêm um pé na frente da concorrência.

Machine Learning na automação de tarefas

Inteligência Artificial (IA) está mais perto do que costumamos pensar. Atualmente, muitos são os exemplos de máquinas inteligentes, que trabalham sob comando e reproduzem um pouco da nossa capacidade de retenção de informação. 

Machine Learning, ou aprendizado de máquina, trata exatamente disso: da possibilidade de aprendizado de máquinas e programas. E, acredite, essa já é uma realidade para o mercado imobiliário.

Muito embora ainda caminhe a passos lentos, a IA tem trabalhado em favor do setor da construção. A Abrainc revela como o Machine Learning vem sendo um método de inovação dentro do mercado, o que apenas comprova que, apesar de devagar, nós nos encaminhamos para a era da IA.

Experiência do cliente como foco

Tendências do CRM: mão alinha diferentes rostinhos de madeira, do irritado ao mais sorridente

Sua jornada comercial deve ser, antes de tudo, um conjunto de experiências para o seu cliente. Afinal, é isso que dita não apenas o mercado, como também o consumidor 4.0. 

Atualmente, é nosso papel, enquanto empresas, focar no bem estar do nosso cliente e, mais que isso, criar uma cultura que priorize o protagonismo daquilo que chamamos de Customer Experience, ou CX. Ainda não conhece o termo? Não se preocupe, nós vamos te ensinar.

O CX é a metodologia que busca compreender e agregar valor à experiência do cliente durante a jornada comercial. Dessa forma, o que se procura é incentivar o foco da empresa no consumidor, em suas necessidades dores.

Muitas são as formas de agregar valor à experiência do seu cliente através de um CRM. Dentre elas:

  • Oferecimento de espelho de vendas para evitar reservas duplicadas
  • Acompanhamento total de leads no seu funil de vendas corporativo
  • Disparo de e-mails estratégicos para sua lista segmentada de clientes
  • Mediação de assistência técnica através da plataforma de CRM
  • Personalização do workflow para melhor atendimento ao cliente
  • Realização de pesquisas de satisfação dentro do software

E esses não são os únicos benefícios que um CRM completo como o CV – Construtor de Vendas pode oferecer. Além disso, você pode disparar SMS pela plataforma, criar um mural de comunicação, fazer agendamentos e ter acesso a um Portal do Cliente whitelabel cem por cento amigável. Tudo isso para dar ao seu cliente a melhor experiência possível.

Integrações de alto padrão

Conhece a expressão “Juntos somos mais fortes”? Pois bem, o que nós vamos falar agora tem muito a ver com isso. Até porque, venhamos e convenhamos, é da nossa natureza querer formar laços firmar parcerias. Somos, no fim das contas, seres sociais.

Com o mercado imobiliário as coisas não são tão diferentes. Na verdade, são bastante parecidas, e é para essa criação de vínculos que o CRM tende a se render. Por consequência, o que notamos agora é um aumento significativo das integrações tecnológicas, sobre as quais falaremos agora.

Integrar nada mais é que juntar duas ou mais soluções e oferecê-las em conjunto. No setor da construção, chamamos isso de integrações imobiliárias. É por meio dessas integrações que conseguimos oferecer uma proposta completamente nova e muito mais completa para o cliente.

Um CRM de qualidade pode integrar com as mais diversas plataformas:

  • Aplicativos de Mensagem Instantânea
  • Empresas de chatbots para captação de leads
  • Plataformas de Automação de Marketing
  • Softwares de ERP (Enterprise Resource Planning)
  • Portais imobiliários de diversas categorias

Ou seja, podemos dizer que o tipo de integração que o CRM irá fazer dependerá muito do seu objetivo no mercado. Se, assim como o CV, o que se busca é criar um ecossistema de tecnologias completo e assertivo, o CRM pode integrar com um número altíssimo de marcas. Isso assegura qualidade e modernidade para a plataforma adquirida por sua empresa.

Low Code como nova tendência

Simplicidade e bom custo-benefício são termos de potência quando falamos em tendências do CRM. E, não coincidentemente, é exatamente isso que o Low Code pode oferecer para uma plataforma de gestão comercial.

Segundo o portal Ivory, a Low Code é uma plataforma de desenvolvimento de softwares mais intuitiva e visual. Através dele, é possível reduzir muito a necessidade de uso do código escrito. Todavia, é importante ressaltar que, embora o Low Code atue com o baixo uso de códigos, ele ainda pede um profissional de programação qualificado para sua criação.

Para o CRM, essa é uma tendência devido à busca por facilidade agilidade nos processos. Através do Low Code, é possível customizar as tarefas do seu CRM com muita simplicidade! Em CRMs como o CV, por exemplo, você pode incrementar processos como o Workflow e o próprio Portal do Cliente de forma simples, eficaz e rápida.

Adequação à nova LGPD

Lei Geral de Proteção de Dados, em vigência desde agosto de 2020, é aquela que regulamenta o armazenamento e uso de informações pessoais por empresas e organizações.

Dentre as principais tendências do CRM, a ética profissional é uma das que mais se destaca. Tendo em vista que a gestão comercial acaba lidando com dados sensíveis e pessoais, é essencial que o CRM se adeque à lei e seja um advogado das boas práticas dentro do ambiente virtual.

Portanto, a nova LGPD tem feito com que diversas plataformas se adequem e permaneçam relevantes dentro do mercado imobiliário.

Alta personalização de tarefas

Tendências do CRM: colaboradora escreve em post-it na parede de vidro

Finalmente, chegamos à última das tendências do CRM sobre as quais trataremos hoje: a personalização de tarefas. Mas você deve estar pensando “O CRM já não fazia isso?”

Na realidade, o CRM é muito mais que uma plataforma de gestão. Ele é também um centralizador de comunicação e uma ponte de contatos entre empresa e lead. Por isso, em sua base, a personalização de tarefas já é algo muito esperado. No entanto, quando tratamos da personalização como uma tendência, estamos nos referindo à ampliação desse processo para diferentes áreas.

Atualmente, um CRM de qualidade deve trazer personalização nas suas mais diferentes soluções, como por exemplo:

  • Workflow de leads, atendimento, reserva e outros;
  • Etapas do Funil de Vendas corporativo;
  • Comunicações com diferentes leads;
  • Gestão de metas e objetivos empresariais.

A personalização está por toda parte, e nós não podemos perdê-la de vista. Através dela, asseguramos um atendimento de mais qualidade para nosso cliente e uma gestão mais eficiente para nossa empresa.

Gostou do assunto?

No artigo de hoje, você pôde aprender mais sobre as novas tendências do CRM. Agora, você sabe quais são as principais inovações da plataforma e tudo o que ela tem feito para manter sua relevância no mercado. Que tal, então, colocar seus conhecimentos à prova e apostar no CRM mais completo do mercado imobiliário?

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Você já conhece o CV?

Este conteúdo é oferecido para você pelo Construtor de Vendas, o CRM mais completo do mercado imobiliário. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama total da sua empresa na tela do computador.

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização agilidade na gestão de vendas de sua equipe. Quer conhecer mais? Acesse o site do CV!

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