Terrenista: o que é e qual a relação com as incorporadoras?

Um profissional terrenista é essencial para o desenvolvimento dos projetos ligados ao mercado imobiliário. 

Antes de ser lançado para a venda, um empreendimento passa por diversos processos, e tudo começa com a terra. Os terrenos, antes mesmo de se tornarem loteamentos, precisam ser verificados e desenvolvidos de forma correta para abrigar um canteiro de obras e mais tarde uma propriedade segura e eficiente. 

Assim, é crucial que os responsáveis por incorporadoras, loteadoras e construtoras conheçam os responsáveis pelos terrenos em sua fase inicial. Eles são parte importante do mercado imobiliário, por isso iremos explorar nesse artigo as funções e ações ligadas a esses profissionais. 

E então, vamos juntos nessa jornada de conhecimento? 

O que é Terrenista no Mercado Imobiliário?

Terrenista: A imagem mostra uma paisagem rural com uma vista aérea. Há uma cidade com edifícios de arquitetura tradicional, rodeada por campos de grama verde e áreas de cultivo. Ao fundo, há uma série de colinas e montanhas, sugerindo uma área de terra baixa ou uma região costeira. O sol está baixo no horizonte, indicando que pode ser perto do horário do pôr do sol ou do nascer do sol, o que dá à cena um aspecto tranquilo e pitoresco.

O termo terrenista, quando associado ao mercado imobiliário, se refere à um indivíduo ou empresa especialista na aquisição e desenvolvimento de terrenos destinados à acomodação de projetos do setor de imóveis. Esses profissionais, de forma geral, compram terras sem nenhuma alteração de solo e ambiente para definir projetos como empreendimentos ou loteamentos. 

As empresas imobiliárias interligadas aos terrenistas incluem múltiplos investidores e profissionais altamente qualificados. Isso porque a obtenção e definição de terrenos exige uma série de etapas burocráticas e infraestruturais que necessitam de análises e acompanhamentos especializados. 

Portanto, os colaboradores envolvidos nessas ações devem conhecer amplamente o mercado, se manter atualizado sobre o setor de construção e informar-se sobre as alterações de normas e parâmetros ligados à execução de obras. Assim, pode-se dizer que para adquirir um terreno de forma segura e assertiva é preciso iniciar uma relação com esses profissionais

Terrenista X Loteador 

Apesar desse conceito estar relacionado a áreas de solo, não significa que suas funções são as mesmas de um loteamento. O objetivo do terrenista é diferente do de uma empresa loteadora, assim como suas regulamentações e ações de mercado. 

Esse profissional é proprietário de um determinado terreno que poderá se tornar um lote ou empreendimento no futuro, não tendo a obrigatoriedade de participar do desenvolvimento após a venda. Já o loteador é responsável pela aquisição de uma área para implementar um loteamento

É importante ressaltar que os profissionais, terrenistas e loteadores, podem estabelecer uma relação de trabalho. Isso porque o loteador irá negociar com o terrenista, podendo oferecer uma parceria, desenvolvendo contratos e oficializando tanto as responsabilidades de cada um nesse processo, quanto o repasse de documentação que finaliza a compra do terreno

As Principais Funções de um Terrenista

Terrenista: A imagem mostra uma cena de negociações ou reunião de negócios em um ambiente moderno e casual. Há cinco pessoas sentadas em volta de uma mesa com grama artificial verde, sugerindo um ambiente de trabalho eficiente e ambiente. Dois homens estão se dando um abraço de mão, indicando um acordo ou um momento de celebração. As outras pessoas estão engrossadas em documentos e dispositivos, como laptops e celulares, sugerindo que estão trabalhando ou discutindo negócios. A mesa está bem organizada com notas, apresentações e outros materiais relacionados ao trabalho. A atmosfera é profissional, mas com um toque de casualidade, possivelmente indicando uma reunião de negócios mais informal ou uma equipe que trabalha de forma colaborativa e descontraída.

O profissional terrenista pode fazer o gerenciamento dos riscos e analisar as flutuações do mercado, mas isso acontece em casos específicos. Tendo uma relação com a incorporadora que adquiriu o terreno acaba desempenhando esse papel complementar no desenvolvimento do projeto. 

Desse modo, o progresso das aprovações e a verificação das regulamentações e parâmetros normativos podem fazer parte do dia a dia da profissão. Entretanto as responsabilidades do profissional estão, de forma geral, ligadas às primeiras etapas de organização das terras

Dentro dessas atividades o terrenista é encarregado de:  

Identificar Oportunidades

Ele é encarregado de pesquisar e identificar as oportunidades com potencial para se tornar um investimento assertivo do mercado imobiliário. Desse modo, esses avaliam a: 

  • Localização 
  • Acessibilidade 
  • Infraestrutura 
  • Regulamentações 
  • Demanda de Consumo 

Adquirir Terrenos

A principal função do terrenista é comprar os terrenos, após a avaliação, para iniciar o processo de desenvolvimento. Nessa etapa são contatados os proprietários das terras e a negociação começa, a partir disso são analisados os documentos da propriedade e o terreno é avaliado. 

Entenda tudo sobre documentação de terreno.

Após isso, são verificadas as garantias de financiamento e elaborado um contrato de compra e venda de terreno. 

Construir Due Diligence

Para que a aquisição do terreno seja feita de forma eficiente o terrenista precisa construir uma diligência preventiva e detalhada. Ou seja, ele avalia os riscos e as oportunidades ligadas ao possível investimento

Isso demanda a investigação dos documentos, legalidades jurídicas da terra, conformidade com as normas ambientais, verificar a infraestrutura urbana e o zoneamento, e ainda analisar a viabilidade econômica sobre as demandas do projeto. 

Planejar e Desenvolver

Eles estão intimamente relacionados ao planejamento e desenvolvimento dos terrenos, mas também podem estar ligados às etapas iniciais da execução dos empreendimentos imobiliários. Isso porque o contato com as incorporadoras é essencial para que o terreno seja vendido para um projeto que se encaixe em suas características principais. 

De certo modo, um terrenista está alocado na tarefa de expor as regulamentações do local e explicar os benefícios da área, convencendo os investidores a adquirirem o terreno. 

Obter Aprovações

Eles também têm a responsabilidade de solicitar e obter as aprovações para o desenvolvimento do terreno. Desse modo, entram em contato com os órgãos responsáveis da localidade para iniciar o processo de regulamentação dos documentos. 

Estão incluídos nas tarefas desse profissional a aquisição de permissões para a construção, verificação dos parâmetros de zoneamento e obtenção das regularizações ambientais. 

Gerir Investimento

Enquanto o projeto está em desenvolvimento o terrenista é responsável pela gestão do investimento de capital. Todas as etapas exigem a verificação e a garantia de que os prazos e normas estão sendo cumpridos. 

Esse profissional deve gerir a alocação de recursos de maneira eficaz e organizá-la dentro dos valores e prazo do orçamento pré-aprovado. 

Qual é a Relação entre Terrenista e as Incorporadoras?

Terrenista: A imagem mostra dois homens em um ambiente ao ar livre, possivelmente um campo ou uma área de construção. O homem à esquerda está vestindo uma jaqueta amarilla de segurança, um capacete vermelho e uma camisa de manga curta com padrões. Ele parece estar olhando para o lado, possivelmente atento a algo fora da cena. O homem à direita está usando um terno preto, uma camisa branca com uma gravata preta e branca, e também um capacete vermelho. Ele está falando em um telefone celular e parece estar segurando algum material, talvez um livro ou um folheto. Ambos parecem estar trabalhando juntos em um projeto ou uma tarefa.

Você já pode compreender qual a função do terrenista dentro do contexto de desenvolvimento de uma construção. Mas, sabe qual é a relação entre esse conceito e outras empresas do ramo imobiliário?

O mercado imobiliário possuí uma diversidade de empresas que lidam com múltiplas fases e processos que desenvolvem, assertivamente, um empreendimento. Desse modo, é essencial que as incorporadoras, loteadoras e construtoras mantenham um relacionamento para benefício e crescimento do setor. 

Por isso, ao falarmos sobre as características que definem um terrenista estamos falando sobre partes fundamentais no processo de aquisição de terrenos por parte das incorporadoras. Ambas estão relacionadas de forma obrigatória e precisam uma da outra para desenvolver um projeto bem-sucedido

Assim, a estrutura desse alinhamento se baseia em uma: 

Relação Complementar

Sabe-se que as incorporadoras não são empresas intimamente ligadas à definição de áreas de terra. Apesar de captar loteamentos que se enquadrem ao projeto, não é de responsabilidade dessas empresas delimitar recursos para a preparação desses locais na recepção do canteiro de obras

Dessa forma, a aquisição de terrenos efetivos é feita através da relação através de terrenistas, impulsionando a parceria entre as empresas e potencializando as ações de cada etapa da projeção do empreendimento. Além disso, um terreno à venda exige uma avaliação de viabilidade e a obtenção de diversas permissões jurídicas que são de responsabilidade desse profissional. 

Ou seja, a realização das infraestruturas básicas necessárias para a aprovação de permissões e documentos é algo pela qual o terrenista é responsabilizado. Dessa forma, a incorporadora consegue projetar, investir na construção e comercialização dos empreendimentos de forma segura e eficiente

Negociação e Conflito de Interesse

Os terrenistas e as incorporadoras, em parceria, conseguem negociar as vendas dos terrenos e o desenvolvimento dos projetos assertivamente. É comum encontrar em uma incorporadora um setor destinado exclusivamente para administrar a aquisição de terrenos, mas podem preferir contatar um profissional externo para desenvolver essa ação. 

Entretanto, apesar da ligação e do relacionamento bem-sucedido, terrenistas e incorporadoras podem acabar tendo conflitos de interesses ao desenvolver uma parceria. Geralmente, os valores dos terrenos, as condições de negociação e venda, os cronogramas e estratégias de desenvolvimento do projeto podem causar alguns embates entre as partes envolvidas. 

O que você aprendeu com esse conteúdo?

Qual a função de um terrenista no mercado imobiliário? 

É desenvolver um terreno, adquirir licenças, verificar a regularidade legal do local, analisar as possibilidades de investimento e negociar as áreas com outras empresas do mercado para o desenvolvimento de projetos imobiliários.

O terrenista pode exercer sua função sem estar ligado a uma incorporadora? 

Não, esse profissional desenvolve a terra para vendê-la a uma incorporadora que irá acomodar um projeto arquitetônico dentro desse espaço, portanto ambos estão intimamente ligados e não trabalham um sem o outro.

Tem como financiar construção em terreno próprio? 

 Sim, entretanto as partes burocráticas, documentais, financeiras e até mesmo a gestão de prazos tornam esse tipo de ação menos vantajosa. 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador. 

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: Solicite uma demonstração

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração