Tecnologia Persuasiva: Como está revolucionando o mercado imobiliário 

A tecnologia persuasiva é, segundo Dr. Brian J. Fogg “qualquer sistema computacional interativo projetado para mudar as atitudes ou comportamentos das pessoas”.   

A persuasão nada mais é do que o ato de convencer alguém a acreditar em uma ideia, e é uma estratégia de comunicação que se utiliza da racionalidade, simbologia e afetividade de uma pessoa para induzi-la a realizar uma ação.   

A tecnologia persuasiva uniu esses recursos comunicativos às revoluções dos meios de comunicação digitais e o extenso universo que eles proporcionam. Afinal, se você consegue persuadir alguém com palavras, utilizar ambientes como mídias digitais e até o metaverso, tornariam esse processo mais fácil, não é?  

Talvez. Para entender como a tecnologia pode funcionar a favor do mercado imobiliário, é preciso entender como e onde essas tecnologias estão inseridas. Vem comigo aprender um pouco mais sobre esse universo?  

O que é Tecnologia Persuasiva?

tecnologia persuasiva: cole nas mãos de uma pessoa escrevendo num papel numa mesa cheia de papeis. À frente alguns ícones de balões de fala, aperto de mão, gráficos e cédula de dinheiro.

A Tecnologia Persuasiva é uma forma aprimorada e adaptada de conseguir incentivar atitudes ou comportamentos dos usuários através da influência gerada dentro das plataformas de consumo do ambiente digital. É um campo emergente de pesquisas, com foco em design, desenvolvimento e avaliação tecnológica. 

A maior parte das interações que geram a produtividade persuasiva são feitas dentro de redes e mídias digitais, vídeo games, publis e sites de pesquisa. Essas novas formas de espalhar o marketing só são possíveis graças à revolução da internet, a modernização de aparelhos celulares e computadores, além do avanço na criação de softwares e hardwares que otimizam plataformas de vendas e clientes.   

A tecnologia desses hardwares e softwares não é barata. Os chamados proptechs vêm sendo cada vez mais utilizados no mercado imobiliário, claro, tem custos iniciais, manutenções regulares, que visam manter as atualizações do mercado, além de precisarem contar um suporte especializado para atender as necessidades específicas dos clientes desses segmentos.   

Embora os custos iniciais sejam altos, é preciso considerar o retorno que o investimento pode trazer para a empresa. E este tende a ser bastante lucrativo, pois, segundo a Terracotta Ventures, houve um crescimento de 282% no número de proptechs e construtechs brasileiras no ano de 2022.  

Esses meios tecnológicos de promover e concretizar um negócio se destacam diante do crescimento de consumo dentro de plataformas digitais, quase todo mundo utiliza sites de pesquisa, hoje, para buscar um imóvel, por exemplo. Mas por que essas mídias são consideradas tão importantes atualmente? Pela possibilidade de persuasão e o alcance maximizada, como verá a seguir. 

O que é uma técnica de persuasão e como essa se desenvolve? 

A técnica de persuasão é uma estratégia de influência que visa atingir e modificar o comportamento do lead, disponibilizando materiais que o encaminhem à decisão de finalização de uma compra. Pautada na publicidade e no marketing utilizasse das interações sociais em ambientes digitais para se tornar eficaz. 

As mídias persuasivas, por exemplo, transmitem várias informações ao mesmo tempo, e, de diversas formas de compartilhamento, são essas informações que vão facilitar à empresa na persuasão da compra. É assim que moldam o pensamento do cliente e o influencia a compra um determinado produto. 

Segundo B. J. Fogg, a tecnologia persuasiva se sobressai à persuasão humana por ser:  

  • Inesgotável  
  • Anônima  
  • Organizada  
  • Rápida  

As atividades diárias acabam sendo otimizadas e tendo um desempenho mais eficaz com a utilização de ferramentas persuasivas, por sua forma mais ágil e instantânea no recebimento de dados, além de processá-los de forma acelerada.  

Mas a persuasão tecnológica não é pensada e executada por humanos. Então, a tecnologia e a humanidade tendem a coexistir cada vez mais afinadamente, principalmente em relação às revoluções de progressão de mercado. Como a tecnologia pode colaborar com a cultura e a própria sociedade? Irei te explicar mais sobre.  

A Tecnologia, a Cultura e o Marketing Social Persuasivos 

tecnologia persuasiva: close nas mãos de uma pessoa segurando um celular e, saindo da tela, alguns ícones que representam interações na internet.

A tecnologia persuasiva passou a ser alinhada a questões sociais, afinal, a experiência do cliente e o engajamento social vem se transformando em questões muito pautadas e que geram participação ativa das pessoas, assim como muitos comentários.   

O marketing social é uma ferramenta para promoção de uma marca ou empresa que busca gerar um impacto positivo na sociedade. Traz em seu desenvolvimento ou ação, sem negar a existência enquanto promoção de negócio que objetiva o lucro, um ideal que se comunica coletivamente.  

É uma estratégia comumente utilizada por órgãos públicos em campanhas institucionais. O objetivo? Demonstrar preocupação com temas que são socialmente importantes. E quais são os temas mais abordados por elas? Eu respondo.  

O marketing social costuma apresentar demandas coletivas como: segurança, saúde, educação, meio ambiente etc.  

As empresas apresentam formas de diminuir essas carências e buscam mobilizar mais pessoas em prol dessas causas. Esse esforço impacta na imagem da marca, coloca o seu nome dentro de pautas com muita visibilidade e, como consequência, agrega valor a ela.

Qual o papel da tecnologia persuasiva?

É preciso ressaltar que, mesmo cercada de tecnologia, a sociedade ainda é uma comunidade composta por pessoas reais, e utilizar a tecnologia para conduzir uma dinâmica mais abrangente diante das mudanças da sociedade atual é algo que vem sendo feito por atores sociais persuasivos.  

Atores sociais persuasivos, nada mais são do que a personificação de entidades dentro do ambiente tecnológico e esses trazem uma aproximação rápida entre pessoas e conceitos.  

Culturalmente, esses atores se tornaram responsáveis por dar voz e multiplicar a diversidade dos setores sociais, materializando as aspirações humanas que refletem e promovendo ações coletivas, feitas muitas vezes dentro de redes sociais. Mas, como a tecnologia persuasiva impacta na vida das pessoas? 

O contato humano com a tecnologia e as mídias pode despertar o envolvimento apenas com os conteúdos de uma “bolha” digital, limitando o usuário no descobrimento de novos produtos ou mesmo notícias. Entretanto, a tecnologia persuasiva é altamente benéfica para promoção de comportamentos pró-sociais em relação a conscientização e causas beneficentes por explorar as redes e alcançar um amplo público para além de seu alvo.  

Tecnologia Persuasiva nas Redes Sociais

Saber utilizar as redes sociais pode trazer uma grande visibilidade para a sua empresa, e não estou falando apenas de escrever bem um post ou editar um banner de produto, é preciso compreender como as pessoas dessas mídias pensam e ofertar aquilo que elas nem imaginam que precisam. Então, é aí que o marketing digital se destaca.   

Para tanto, como e onde esse marketing será feito? Bem, essa ação se desenvolve através das publicações de conteúdos, principalmente interativos, em mídias e redes sociais. Além disso, a disponibilização de materiais nutritivos – newslatters e e-mails sobre o produto–, impulsionam a efetividade do marketing digital. 

Para além disso, é preciso entender a influência da persuasão no dia a dia. Então, qual é realmente o papel da tecnologia persuasiva

É desenvolver um comportamento de consumo baseado em um design e em uma linguagem que atraia o lead e o persuada à compra de forma ágil e sem gatilhos negativos. Desse modo, significa que o cliente se identifica com a campanha e, através dessa, adquiri o produto através de percepções e induções construídas de forma efetiva

Quais são as Tecnologias Persuasivas?

tecnologia persuasiva: imagem de edifícios e muitas luzes azuis de destaque.

Através ambientes pautados em tecnologias persuasivas ativas é que o marketing digital será feito. E dentre elas se destacam:  

  • Realidade Virtual  
  • Construção das Smart Cities  
  • Big Data    
  • Blockchain  

A Realidade Virtual é a inserção do usuário em um ambiente virtual de maneira muito realista, como se estivesse vivenciando acontecimentos fisicamente, mas tudo não passa de um sistema computacional. Essa tecnologia produz efeitos visuais e sonoros, permitindo total imersão na simulação virtual, o usuário pode interagir ou não com o que vê ao seu redor, dependendo das possibilidades do sistema utilizado.  

O termo Big data descreve o grande volume de dados dentro de uma empresa no dia a dia. Esse pode ser qualificado como uma busca de insights que levariam empresas a movimentar-se estrategicamente gerando decisões assertivas. Ou seja, os dados que compõem uma big data são diversos, trazendo de informações de controle á dados de navegação do cliente no app do seu negócio. O que importa não é necessariamente a sua quantidade, mas o que as organizações fazem com os dados.  

Já o Blockchain é um registro imutável, compartilhado, que facilita o processo de transações e de controle de ativos em uma rede de negócios. Quase qualquer item de valor pode ser comercializado dentro dessa rede, e isso reduz os riscos e os custos de transações. Quer saber mais sobre a facilidade dele? Separei uma explicação para você.  

O que são Smart Cities?

As Smart Cities, ou no português Cidades Inteligentes, são um modelo de tecnologia persuasiva que surgiu com a crescente necessidade da população em utilizar a tecnologia a favor de uma harmonia social.   

O setor imobiliário é um dos maiores responsáveis por trazer esse conceito e aprimorar as cidades inteligentes. Com os novos desafios dessa era: crescimento expressivo da população e problemas ambientas, as motivações de compra da população também mudaram.  

Adequar os interesses dos clientes às demandas de eficiência energética, a promoção de qualidade de vida, sustentabilidade ambiental, social e economia, é trazer o mercado imobiliário para mais perto do social e, claro, conquistar mais clientes.   

Leia também: Pesquisa mostra que o desejo por casas inteligentes está em alta no país

Empresas, construtoras, imobiliárias e startups começaram a optar pela utilização de inteligência de dados que possibilitam a construção e expansão de soluções mais efetivas para o desenvolvimento sustentável da população.  

Hoje, já são disponibilizados serviços digitais a todos os moradores de metrópoles que possibilitam comodidade, desenvolvimento consciente e sustentável, como pode ver abaixo.  

FAQ: Perguntas frequentes 

A tecnologia persuasiva é algo bom ou ruim? 

A tecnologia persuasiva foi criada para facilitar o dia a dia tanto de uma empresa, quanto o de uma pessoa. Utilizá-la para os fins corretos e com responsabilidade é que a tornará uma tecnologia útil e bem-intencionada. 

Como essa tecnologia se insere no mercado imobiliário? 

Através dos sites, das estratégias utilizadas para a divulgação, atendimento online ao cliente e principalmente por meio dos aplicativos de otimização de trabalho. 

As redes sociais podem ser qualificadas como meios de tecnologia persuasiva? 

Sim, as redes sociais, atualmente, possibilitam a divulgação de diversos produtos. Ainda mais quando o marketing feito dentro dessas plataformas evoluí a cada dia e se transforma em uma importante ferramenta de persuasão e conquista de consumo.  

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