É importante iniciar este artigo alertando a potencialidade da Revolução Digital no Setor Imobiliário. É notório que a tecnologia tem transformado radicalmente diversos setores da economia, e dentro do mercado imobiliário brasileiro não seria diferente, como tem sido exemplo par os mais diversos setores.
No momento, a tecnologia não só tem redefinido a forma como imóveis estão sendo procurados, como também a forma de negociação e gerenciamento, fazendo com que os consumidores e os profissionais do setor tenham mecanismos e formas diversas de chegar até o empreendimento mesmo que sem sair de casa.
O que pretendemos com este artigo? Explorar a forma como a revolução digital está modificando o mercado imobiliário e quais são as principais tendências e ferramentas que estão movimentando toda essa transformação. Vamos lá?
Sumário:
Como a tecnologia está transformando o mercado imobiliário
Em 2024, o CEO do CV CRM, Fábio Garcez explorou sobre uma das maiores mudanças do setor imobiliário proporcionadas graças digitalização do mercado imobiliário, que é a transformação da experiência do consumidor que hoje pode ser facilitada e enriquecida, de certa forma.
Se no momento compradores e inquilinos têm acesso a uma quantidade enorme de informações sobre imóveis que estão disponíveis em plataformas online e aplicativos, muito se deve a digitalização do setor.
Afinal de contas, através de fotos de alta qualidade, vídeos em 360 graus e plantas virtuais, entre outros, é possível realizar visitas virtuais a imóveis e ter uma visão completa do espaço antes mesmo de agendar uma visita presencial.
Dentre as vantagens da Inteligência Artificial (IA), há a personalização do suporte ao cliente imobiliário, graças a experiência digital mais completa, que se deve a algoritmos avançados que permitem que as plataformas de busca de imóveis ofereçam sugestões personalizadas, baseadas nos critérios e preferências de cada usuário.
Além do mais, hoje a inteligência artificial no Mercado Imobiliário já ultrapassa a geração de insights e auxílio na escrita de textos. Os assistentes virtuais com IA podem responder a dúvidas e auxiliar os clientes em todas as etapas do processo de compra ou aluguel.
No Podcast CV na Prática, já abordamos o tema. Você pode assistir no link a seguir “Revolução Digital no Setor Imobiliário: Marketing e Tecnologia” com o CTO da Wave, Marcus Gomes.
Como a tecnologia está transformando o mercado imobiliário
A revolução digital no setor imobiliário se deve a atuação tecnológica, que tem otimizado processos internos das empresas imobiliárias, trazendo agilidade e segurança ao seu dia a dia. Novas tecnologias fortalecem o desempenho das empresas, como ferramentas de gestão de imóveis, por exemplo.
Elas permitem que os corretores organizem seus leads, acompanhem o andamento das negociações e façam o gerenciamento de toda a documentação da forma mais inteligente possível, a exemplo da assinatura digital de contratos e a automatização de tarefas repetitivas.
Como as inovações tecnológicas mudaram a forma de buscar e vender?
A gente já falou sobre a revolução digital no setor imobiliário dominando os serviços, graças à digitalização. No momento, ela segue abrindo novas oportunidades de negócio para startups e empresas estabelecidas.
Por exemplo, plataformas de funding imobiliário, ajudam pequenos investidores a participar de grandes projetos imobiliários, o que tornou democrático o acesso a esse tipo de investimento.
Tanto a realidade virtual como a aumentada são chaves se você quer criar experiências mais imersivas e personalizadas para seus clientes, possibilitando ver como seria um imóvel decorado ou como seria a vista a partir de um determinado cômodo.
O que esperar do Mercado Imobiliário em 2025?
Como foi notável, o mercado imobiliário se transformou com a digitalização, mas estaria ele longe dos riscos? Esse é um dos desafios do setor, que deve sempre promover a segurança da informação, afinal hoje dados pessoais sensíveis são compartilhados online o tempo inteiro. E onde há falta de infraestrutura tecnológica pode existir limite ao acesso aos serviços digitais para parte da população.
Mas tenha em mente a imensidão de oportunidades. A inovação, a transparência e a competitividade têm boas estratégia nesse caminho. Por isso, invista em tecnologia e se dê a chance de se adaptar às novas demandas do mercado, que estarão posicionadas para conquistar novos clientes e se destacar no mercado brasileiro.
O que você aprendeu neste artigo?
A revolução digital está transformando profundamente o mercado imobiliário, desde a forma como os imóveis são destacados e buscados, bem como mexe nas negociações que são realizadas. A tecnologia oferece uma experiência mais personalizada e eficiente para os consumidores, além de otimizar os processos internos das imobiliárias.
Novas oportunidades de negócio estão surgindo cada vez mais, e as empresas que souberem aproveitar as vantagens da digitalização serão notadas e requeridas.
Você já conhece o CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 12 anos de experiência, mais de 1000 incorporadoras clientes e mais de 300 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.