Entenda mais sobre o Regime Especial de Tributação para Incorporadoras 

O Regime Especial de Tributação para Incorporadoras é um procedimento importante para a minimização de gastos das empresas diante de um novo projeto imobiliário. 

Como você já sabe, incorporador, a efetivação dos empreendimentos depende do cumprimento das normatizações e do pagamento de documentos essenciais. Porém, como os regimes de tributações podem variar de acordo com legislações específicas é necessário conhecer amplamente as alterações e impactos dessas em uma empresa. 

Quando se fala em Regime Especial de Tributação para incorporadoras as variações e especificidades devem ser analisadas de forma prática. Isso porque as funcionalidades e os benefícios devem ser reconhecidos antes de aplicar essa ação em um empreendimento do setor imobiliário. 

Por isso, esse artigo irá explicar o que é esse regime e quais as vantagens de implementá-lo em sua incorporadora. Vamos juntos nessa jornada de conhecimento?

Imagem do Calendário Imobiliário 2024

O que é Regime Especial de Tributação para Incorporadoras?

Regime especial de tributação para incorporadoras: imagem de uma calculadora em cima de alguns papeis com gráficos coloridos. Em cima da calculadora a miniatura de uma casa de madeira.

As tributações em torno dos projetos imobiliários são as partes burocráticas e essenciais para a execução e a finalização desses. Ainda assim, suas aplicações dependem muito da localidade e das legislações que definem os custos e prazos sobre essa ação. 

Assim um conjunto de normas e procedimentos alinhados para determinar a aplicação benéfica se tornou algo essencial. Por isso, o Regime Especial de Tributação para incorporadoras é, atualmente, uma ferramenta de simplificação da análise das obrigações e cumprimentos tributários específicos. 

Também conhecido pela sigla RET, essa operação colabora com a economia de recursos financeiros de empresas ligadas ao setor imobiliário. Sendo o principal objetivo impulsionar a realização das obrigações tributárias, incentivar a economia do país e minimizar a carga administrativa explorando a expansão de pequenas empresas e startups do mercado imobiliário. 

O Regime Tributário e o Mercado Imobiliário

Como o Regime Tributário varia de acordo com a área de negócio e tem um impacto imenso sobre o mercado, deve ser amplamente conhecido. É importante ressaltar que no Brasil, as empresas do setor imobiliário têm a possibilidade de optar por regimes de acordo com as regras e benefícios que esses podem trazer para a sua organização

Escolher entre as tributações do Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real demanda a análise de infraestrutura, quantidade de colaboradores e os impactos no setor de finanças da incorporadora. Por possuírem incentivos de fiscalização para o mercado imobiliário, a adequação sobre o tributo influencia no investimento assertivo e no estímulo do desenvolvimento de projetos acessíveis que colaborarão com o aquecimento do mercado. 

Além disso, os tributos para incorporadoras tendem a influenciar a lucratividade e potencializando as vendas e estimulando os investimentos do setor. Com as cargas tributárias minimizadas essas conseguem disponibilizar imóveis acessíveis à projetos destinados que atingem números altos de financiamentos e vendas por seus valores competitivos de mercado. 

Benefícios do Regime Especial Tributário

Regime especial de tributação para incorporadoras: a imagem mostra a ilustração de uma casa em miniatura em cima de uma mesa, com uma pilha de moedas ao lado. Vemos também uma calculadora e chaves em cima da mesa.

As altas cargas tributárias podem acabar enfraquecendo os recursos da área financeira de uma empresa. Assim, tornou-se indispensável para os empresários do ramo imobiliário buscarem alternativas para minimizar os impactos negativos que as tributações acarretam para seus investimentos

Assim, o Regime Especial Tributário para incorporadoras se tornou uma maneira legalizada de redução de custos e impostos, minimizando a burocracia das ações fiscais e maximizando a distribuição assertiva do orçamento financeiro de um projeto. Desse modo, o regime especial de tributação para incorporadoras influencia positivamente na efetivação das normas em torno da ação e assim simplificar as cargas administrativas. 

Através do RET os incorporadores acessam benefícios fiscais e podem alocar seus recursos financeiros nas áreas de inovação e tecnologia, potencializando a produtividade da empresa e dos próprios empreendimentos. Ou seja, incentivam a modernização, competitividade e colaboram com a prevenção de déficit financeiro em situações de investimentos malsucedidos ou mesmo em uma crise econômica

Contudo, os benefícios mais notáveis sobre o RET incluem principalmente a expansão da atração de investidores e o impulsionamento o crescimento de empresas menores dentro do mercado imobiliário. Isso porque a diminuição das alíquotas e até mesmo a capacidade de isentar certas tributações estimula, cada vez mais, o crescimento dos negócios e do setor econômico do país. 

Regime Especial de Tributação para Incorporadoras: Quais as Funcionalidades?

Regime especial de tributação para incorporadoras: A imagem mostra uma calculadora e planos em blueprint na mesa de trabalho. A calculadora tem uma capa vermelha e um tela preta com números brancos. Os planos estão em uma folha grande com uma regra e um lápis na parte de lado. A imagem está bem iluminada com luz natural vindo pela janela. A atmosfera geral da imagem é profissional e organizada.

Você já sabe que o regime de tributário é essencial para as tomadas de decisão assertiva em relação aos investimentos das empresas do setor imobiliário. Assim, o Regime Especial de Tributação para as incorporadoras proporciona diversas funções específicas para expandir o atendimento das demandas essenciais. 

Vale ressaltar que não é a empresa que adere ao RET, mas sim um projeto específico da incorporadora. Essa tributação especial é exclusivamente destinada aos incorporadores e impactam em todo o setor de projetos e finanças da empresa pela qual esses são responsáveis

Para que você entenda como o Regime Especial de Tributação é desenvolvido, separei um material breve que explica sua organização e função prática

Para aprofundar seus conhecimentos sobre o papel do RET dentro de uma incorporadora imobiliária é necessário que compreenda cada uma das ações positivas que esse regime disponibiliza. Por isso, irei exemplificar as funcionalidades dessa tributação para incorporadoras logo mais. 

Redução e Compensação de Tributos

Através do Regime Especial de Tributação para incorporadoras é possível reduzir as alíquotas do imposto de renda sobre a lucratividade das empresas. Isso se transforma em um importante atrativo de investimentos e incentiva a projeção e execução de novos empreendimentos, estimulando assim, o crescimento do mercado imobiliário. 

O RET disponibiliza para as incorporadoras o acesso à créditos tributários flexíveis, agilizam a compensação dos pagamentos de impostos anteriores feitos dentro do processo de incorporação. Isso significa que, as empresas minimizam os gastos das aplicações de normas e documentações e maximizam os lucros de um determinado empreendimento. 

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Deferimento e Incentivos de Regularização

Outra funcionalidade permitida através do Regime Especial de Tributação para incorporadoras é o deferimento de custos sobre impostos sobre o ganho de capital. Essa ação estabelece um impulsionamento do fluxo de caixa e colabora com a organização financeira da empresa

Além disso, com as possibilidades de concessão de descontos ao regularizar a situação dos empreendimentos em execução a agilidade de parcelamentos diante de débitos abertos no ambiente fiscal se torna um potencializador da adequação de normas e documentos. 

É desse modo que a burocracia e os custos administrativos são minimizados e as incorporadoras cumprem com os parâmetros fiscais e documentais de forma prática e efetiva. 

Urbanização e Habitação Social

O Regime Especial de Tributação para incorporadoras amplifica o processo de infraestrutura urbana devido à agilidade de investir recursos financeiros em áreas para além das padronizações e regulamentações jurídicas. Escolher a RET é optar também por um desenvolvimento de estruturas sustentáveis e que colaborem com a preservação do ambiente natural de determinada localidade

Os incentivos que abordamos anteriormente podem ser estendidos para o âmbito de projetos sociais. Isso porque permitem isenções e deduções específicas que impulsionam a idealização, execução e acesso à financiamentos como o do programa Minha Casa, Minha Vida

O que você aprendeu com esse artigo?

O que é RET? 

É a sigla dada para o Regime Especial de Tributação proporcionado pelo Governo às incorporadoras imobiliárias. 

Qual a função do Regime Especial de Tributação para Incorporadoras? 

O RET incentiva a adequação das normas jurídicas de pegamento de tributos das incorporadoras. Simplifica a ação e possibilita a diminuição de custos e conceção de descontos especiais para esse tipo de empresa com a efetivação da regularização. 

Quais os benefícios de utilizar o RET? 


A redução de alíquotas de impostos, agilidade da regularização das obrigações fiscais, recolhimento tributário prático e a maximização de investimentos no mercado imobiliário. 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador. 

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: Solicite uma demonstração

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração