Se você chegou aqui neste artigo, com certeza veio para saber mais sobre a prospecção de terrenos para empreendimentos imobiliários, que é um momento desafiador dentro do processo de desenvolvimento de um projeto no Setor.
Por isso, quando for buscar pelo terreno certo, saiba que essa etapa pode significar ou o sucesso ou o fracasso do empreendimento. Logo, é estratégico adotar uma abordagem cuidadosa.
Saiba que neste artigo, você vai conhecer algumas dicas primordiais para quem está em busca de terrenos para investimentos imobiliários.
Faça estudo do Mercado local
Ao iniciar a prospecção de terrenos que combinem com o seu projeto, é de suma importância compreender, localmente, o mercado imobiliário. Ciente de como é a região onde você deseja investir, pode ficar mais fácil articular a forma de divulgação.
Analise o comportamento do mercado, as tendências de valorização, as demandas de imóveis na área, o perfil socioeconômico dos moradores e as perspectivas de crescimento da localidade, pois essa ação ajudará a identificar regiões que têm potencial de valorização, auxiliando na precificação de projetos imobiliários.
A localização tem acessibilidade?
Um local acessível é determinante para o sucesso de um empreendimento imobiliário. Você sabe qual norma de acessibilidade usar? Quando iniciar a prospecção de terrenos, considere sempre a acessibilidade, observando se há a proximidade de vias principais, como funciona a conectividade com outros bairros e centros urbanos e a presença de transporte público.
Atente-se a segurança da área. O índice de criminalidade pode impactar diretamente o valor de mercado do imóvel, além de afetar a qualidade de vida para os futuros moradores. Pesquise a respeito da segurança na região e verifique se há planos de melhoria no setor.
A prospecção de terrenos exige a análise da infraestrutura urbana
É preciso saber sobre a infraestrutura urbana disponível no terreno, mas não só o local, mas também como as áreas vizinhas funcionam e se há presença de redes de água, esgoto, energia elétrica, internet de alta velocidade e gás natural.
Ter conhecimento sobre isso pode garantir a viabilidade do projeto e a qualidade de vida dos futuros moradores. Por isso, não esqueça de avaliar a situação das ruas e vias de acesso, como pavimentação e condições de tráfego, pois se há a falta de infraestrutura, pode ocasionar o encarecimento do custo do empreendimento. Análise tem que ser geral e não apenas análise de mercado imobiliário neste caso.
Regularização e Documentação
Se está na prospecção de terreno, primeiro saiba se ele está regularizado e com toda a documentação em ordem. Inclua a verificação do registro de imóvel, certidões de ônus reais, impostos pagos e a averiguação de possíveis pendências jurídicas, como dívidas ou disputas de propriedade.
Faça a checagem para saber se o terreno está localizado em uma área passível de ser utilizada para o tipo de empreendimento planejado. A consulta ao plano diretor do município, que determina os usos permitidos do solo também é indispensável. A regularização imobiliária é indispensável.
Análise da valorização potencial
O que considera viável para a prospecção de terrenos? Há uma análise de fatores como o desenvolvimento da área ao redor, projetos de infraestrutura planejados (como novas rodovias, metrôs ou centros comerciais), o aumento da demanda por imóveis na região e a possível especulação imobiliária.
Se você puder acompanhar de forma detalhada, poderá ter em mãos o retorno do investimento e o potencial de ganho futuro com a valorização do terreno. Sabia que áreas que estão passando por processos de revitalização urbana, o terreno pode ter um grande potencial de valorização?
Mesmo que ainda não tenha a melhor infraestrutura ou a demanda imobiliária consolidada, você pode prever e atuar de maneira assertiva.
Seu projeto tem viabilidade financeira?
Apesar de ser uma pergunta delicada, fazer uma análise detalhada dos custos envolvidos na aquisição e desenvolvimento do terreno, pode garantir que o projeto seja financeiramente viável. O que isso deve incluir?
- O preço do terreno;
- Os custos com impostos;
- As taxas de cartório;
- Os custos com documentação, como custos indiretos de terraplanagem, infraestrutura e licenças ambientais.
Faça o cálculo dos custos futuros do empreendimento, considerando o tipo de construção planejada e as necessidades da obra. Ter isso em mente, é impulsionar o seu negócio no Mercado Imobiliário no Brasil.
O que podemos concluir sobre prospecção de terrenos?
A prospecção de terrenos para empreendimentos imobiliários pede que você faça uma análise detalhada e criteriosa de diversos fatores, que vão desde o estudo do mercado local até a verificação da documentação do imóvel. A escolha correta do terreno pode fortalecer o sucesso do empreendimento e seguindo as dicas do nosso artigo, você poderá minimizar os riscos e aumentar as chances de sucesso em seu investimento imobiliário.
Sabe o que isso pode te garantir? Que o terreno escolhido seja adequado ao tipo de empreendimento desejado e ofereça as melhores perspectivas de valorização no futuro.
Se esse conteúdo foi interessante para você, continue nos acompanhando, pois toda semana tem muito mais. Espero que você tenha sucesso e até a próxima!
Você pode gostar também
Você já conhece o CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 12 anos de experiência, mais de 1.000 incorporadoras clientes e 200 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.