Painel do Gestor: a ferramenta essencial para sua gestão de vendas

Se você já assistiu ao filme “O homem que mudou o jogo”, entender o poder da inovação na gestão de vendas é muito fácil. Manter o tradicionalismo em qualquer mercado pode ser prejudicial e, por conta disso, mentes como a do grande Billy Beane são indispensáveis para, de fato, mudar o jogo em muitos setores.  

Gestão de vendas é o conjunto de processos e métodos responsáveis por administrar a jornada comercial de uma organização. A definição do termo já diz tudo: essa é uma tarefa para lá de complexa. Por isso, uma das coisas que pode ajudá-la a se tornar mais inovadora e ágil é o Painel do Gestor. 

Como o nome sugere, o Painel do Gestor é uma solução criada especificamente para o setor de gestão. Ele permite o acesso do responsável a praticamente todas as tarefas da empresa, mas seus benefícios vão muito, muito além disso.  

Hoje, vamos entender mais sobre o Painel do Gestor e seus benefícios para a criação de um ecossistema de gestão de vendas completo, eficiente e intuitivo. Está a fim de mudar o jogo na sua incorporadora? Acompanhe comigo! 

 

Gestão de vendas: quais são as etapas? 

Painel do gestor: equipe de gestores analisa planilhas e dados

Como todo conjunto de métodos, a gestão de vendas é composta por etapas interdependentes que, juntas, formam a totalidade do processo comercial. E isso vai muito além de uma venda, meu amigo. Sim, também estou falando de: 

  • Gestão de pessoas 
  • Análise e acompanhamento de métricas 
  • Gerenciamento de pós-venda 
  • Treinamento de novas equipes 

E essas são apenas algumas das tarefas básicas pelas quais um gestor de vendas é responsável. Não é à toa que a delimitação de etapas bem definidas é tão importante para o progresso da gestão. 

Gestora apresenta planilha na frente do computador

Cada uma dessas etapas é imprescindível para gerenciar uma empresa, sobretudo no mercado imobiliário. Aqui, lidamos diretamente com a realização de grandes sonhos que, por consequências, têm grandes custos. Ou seja, a aposta é alta e, sendo assim, os esforços internos devem ser igualmente altos.   

As etapas de uma gestão de vendas completa são:  

  • Capacitação de times 
  • Estruturação de um processo comercial 
  • Conversão das oportunidades 
  • Gestão da Negociação  
  • Gestão do Fechamento  
  • Gestão do Pós-venda 

Vamos entender cada uma?  

Capacitação de times 

A capacitação de time acontece muito antes de todo o processo comercial. Ela diz respeito à criação de um ambiente didático no qual os colaboradores sejam sempre incentivados a aprender e, posteriormente, colocar seus conhecimentos em prática.  

A primeira pesquisa nacional sobre os desafios da capacitação da equipe de vendas, realizada pela Play2sell destaca: um alarmante índice de 44,4% de empresas apontou que a capacitação de equipes era o maior obstáculo para o crescimento de vendas.  

Isso comprova que capacitar não é apenas oferecer cursos e esperar pelo melhor. É também pensar em práticas inclusivas e multidisciplinares para otimizar os resultados do seu time. E digo mais: validar o conhecimento da equipe também é muito importante. Seus funcionários são parte de um todo, e cada esforço deve ser reconhecido, incentivado e exaltado. Tudo isso faz parte de uma boa gestão de vendas.  

Por isso, fique de olho nas principais conquistas dos integrantes do time e certifique-se de verbalizar seu orgulho, motivando sua equipe de vendas. 

Estruturação de um processo comercial 

Painel do gestor: colaboradoras olham post-its

Já falamos sobre processo comercial aqui no Blog do CV.  

Basicamente, o processo comercial é o conjunto de práticas que vão do início, pré-venda, ao fim da jornada comercial, pós-venda. Nele, você pode escolher o tipo de abordagem comercial, os responsáveis por cada atividade, a estrutura de seus workflows, as metas mais importantes para os diferentes times e muito mais.  

O processo comercial é maior do que costumamos pensar, e irá também estruturar coisas como a negociação e o fechamento do negócio. Por isso, para saber mais, sugiro que leia nosso artigo: “Como criar um processo comercial estruturado para sua incorporadora”. 

Conversão das oportunidades 

A conversão de oportunidades está relacionada ao funil de vendas. É o momento quando percebemos que um lead tem muito potencial de compra e, por isso, deve ser tratado com mais cautela e encaminhado para uma equipe comercial.  

Gestão da Negociação  

Gerenciar a negociação envolve estar atento aos diferentes momentos da negociação e garantir a apresentação de boas propostas ao cliente. Tudo isso pode ser acompanhado por meio de plataformas, como veremos a seguir.  

Gestão do Fechamento  

A gestão do fechamento é complexa. Ela requer a supervisão de documentações, assinaturas de contratos e cumprimento rigoroso de prazos até a entrega das chaves. Essa é a etapa que marca o fim da venda, propriamente dita, e o começo do pós-vendas.  

Infográfico sobre experiencia do cliente

Mas isso não significa que a gestão de vendas acabou, muito pelo contrário: nós estamos apenas começando.  

Gestão do Pós-venda 

O pós-venda é conhecido por ser a etapa que nunca termina. No entanto, acredite, isso é uma coisa boa! Um pós-venda eficiente é aquele que acompanha o cliente após a compra e assegura que ele se torne um divulgador fiel da marca. Além disso, também é o pós-venda que garantirá uma maior possibilidade de upsell e indicação.  

 

Painel do Gestor: a solução criada para gestões eficientes 

Bem, você já deve ter percebido que realizar uma gestão de vendas completa e eficiente não é simples. As etapas são muitas e as demandas, ainda mais. No entanto, existe uma coisa que pode trazer mais resultados, visibilidade e, melhor ainda, tranquilidade a uma gestão: o painel do gestor 

Gestora utiliza celular

O painel do gestor é uma ferramenta elaborada para líderes e gestores de equipe. Ele tem como objetivo estimular uma visão estratégica do processo de gestão e dar ao usuário maior entendimento sobre o cenário interno da empresa.  

É justamente por entender o poder da gestão completa que o CVCRM – Construtor de Vendas conta com um painel do gestor multifuncional. Quer conhecê-lo melhor?  

Painel do Gestor CV 

O painel do gestor CV é completamente responsivo. Isso significa que você pode acessá-lo através do computador, celular, tablet e muitos outros. Assim, não existe limite de hora ou lugar para visualizar sua gestão de vendas.  

Além disso, a ferramenta permite a exibição completa de processos internos, do pré ao pós-venda, numa única plataforma. E, numa única tela, o gestor pode analisar os dados mais importantes do momento para a empresa. 

Gestora utiliza painel do gestor do CV no laptop

O dashboard do painel do gestor CV traz para o usuário: 

  • Visualização dos leads por situação 
  • Número de vendas por status 
  • Gráficos de vendas e reservas  
  • Empreendimentos por estágio 
  • Campos de busca da jornada comercial 
  • Validações pendentes de pessoas e corretores 
  • Pessoas online no seu CV 
  • Simuladores imobiliários  
  • Situação das reservas 
  • Mural de recados 
  • Aniversariantes  
  • Feed de atividades  
  • Chat 

Com isso, é possível gerenciar sua incorporadora de forma integral sem precisar de mil e uma plataformas distintas. Essa integração total de processos contribui na criação de um ecossistema de gestão comercial, que torna uma empresa mais completa e autônoma dentro do mercado.  

Como o Painel do Gestor auxilia suas etapas de gestão? 

Finalmente, quero falar hoje sobre as diferentes formas como, levando em conta as funcionalidades oferecidas pelo Painel do Gestor CV, uma ferramenta dessas impulsiona as diversas etapas da sua gestão de vendas imobiliárias.  

Capacitação de times

Através do Painel do Gestor CV, é possível analisar os pontos fortes e fracos da venda dos diferentes integrantes da sua equipe. Mas como? Simples! Você pode checar com que frequência cada corretor está usando a plataforma e também quantas vendas eles têm fechado em determinado período de tempo.  

Percebendo desequilíbrios e pausas substanciais nas vendas, é muito mais fácil entender qual tipo de capacitação necessária para a equipe no momento.  

Estruturação de um processo comercial

O Painel do Gestor CV oferece a visualização simplificada de workflows. E, claro, o painel faz parte de uma solução ainda maior, o CVCRM – Construtor de Vendas. Por ser o mais completo CRM do mercado imobiliário na atualidade, o CV propõe a personalização em praticamente todas as suas funcionalidades, e uma delas é o workflow.  

Painel do gestor: computador com painel CV aberto na aba de workflow

Ou seja, com o CV, você garante a possibilidade de modelar seus workflows conforme a necessidade da incorporadora/urbanizadora e tudo isso pode ser visto através do painel do gestor.  

Conversão das oportunidades

A jornada completa de cada um dos seus leads pode ser exibida dentro do painel do gestor. Dessa maneira, você enxerga em qual momento da compra o seu contato está e pode, assim, utilizar das melhores ferramentas para levá-lo até o fechamento do negócio.  

Gestão de negociação e fechamento 

Para as gestões de negociação e fechamento, o CV oferece integrações incríveis que podem não apenas otimizar a venda como também diminuir o tempo útil do seu ciclo. Através do painel do gestor, você pode acompanhar assinaturas eletrônicas, entradas e saídas de contratos, os dias previstos para entrega de chaves e muito mais.  

Gestão do Pós-venda

Por fim, o pós-venda também é contemplado pelo Painel do Gestor CV. Por meio dele, é muito mais fácil entender quais têm sido as principais requisições do cliente. Assistência técnica? Acompanhamento de obra? Essas e muitas outras coisas são simples de visualizar e gerenciar com o painel do gestor.  

 

Considerações finais: o painel do gestor é a solução certa para minha empresa? 

Sticky notes com questões como "por quê?", "como?", "quando?"

Com tantos benefícios, é improvável que você ainda ache que o painel do gestor não é certo para você. Mas é claro, toda regra tem sua exceção, não é mesmo? Então vou responder algumas perguntas comumente feitas sobre o assunto: 

  • Vale a pena para incorporadoras pequenas? – Sim, vale. O painel do gestor pode ser usado em gestões de qualquer tamanho. Além disso, é encorajado que ele seja usado desde o começo, para que a empresa tenha uma gestão mais orgânica e, assim, mais possibilidade de crescer. 
  • É melhor que usar plataformas gratuitas? – Plataformas gratuitas são eficientes até certo ponto. Em algum momento, é possível que você necessite de um pouco mais de suporte.  
  • Diretores podem usar a plataforma? – Sim! O painel do gestor é indicado para cargos de liderança que exigem uma visualização 360º dos processos internos.  
  • Corretores podem usar a plataforma? – Não. Para os corretores de imóvel, o CV oferece o Painel do Corretor, voltado especificamente para as necessidades do profissional de vendas.  
  • Não sou muito bom com tecnologia, consigo usar um painel desses? – Sem problema! O Painel do Gestor CV, por exemplo, é bastante simples e informativo, com cada item bem destacado. Mas, se ainda assim restarem dúvidas, nosso time de suporte ao cliente está disponível para tirar dúvidas sempre que necessário.  

Prontinho, perguntas respondidas! E agora, o que está faltando para você adotar a prática do painel do gestor e dar à sua gestão a organização e importância de que ela precisa para fazer sua empresa crescer? 

 

Você já conhece o CV?  

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.   

Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!    

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, gestão de vendas, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram 

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