Jornada de compra do cliente imobiliário: etapas e estratégias

Diferente de produtos de consumo rápido, a decisão de compra de um imóvel pode levar meses ou até anos. Por isso, a jornada de compra do cliente imobiliário costuma ser mais complexa do que a jornada de clientes de outros segmentos. 

O processo de decisão de compra de um imóvel envolve várias etapas, como pesquisa, visitas, negociação, financiamento e documentação. Essa jornada demanda um tipo de atendimento específico, mais próximo do cliente.  

Para monitorar todos os pontos de contato e entender melhor as dores dos clientes imobiliários existem algumas ferramentas e estratégias. Neste artigo, vamos falar sobre algumas delas. 

Etapas da jornada do cliente imobiliário

jornada de compra do cliente: ilustração de duas mulheres ao lado de um enorme calendário, atrás, um enorme relógio e em volta alguns ícones de gráfico, dinheiro.

A jornada de compra do cliente imobiliário é um processo estruturado em várias etapas que vão desde o reconhecimento da necessidade até o fechamento da compra e pós-venda. Esse processo pode ser dividido da seguinte forma: 

  • Reconhecimento da necessidade: quando o cliente percebe que precisa de um imóvel (seja para uso próprio ou investimento); 
  • Pesquisa e consideração: quando o cliente busca informações e compara opções; 
  • Avaliação das opções: aqui o cliente filtra imóveis com base em critérios importantes para ele e sobre a empresa; 
  • Tomada de decisão: o cliente escolhe o imóvel e negocia condições; 
  • Fechamento da compra: ele assina o contrato e finaliza transações financeiras; 
  • Pós-venda e fidelização: o cliente recebe o imóvel e tem o suporte necessário. 

Portanto, jornada de compra do cliente é marcada por muitas interações, desde a pesquisa inicial até as etapas seguintes à assinatura do contrato. Imagine que sem um sistema eficiente, a gestão dessas interações pode ser caótica e você pode perder oportunidades ou demorar para fechar vendas.  

Além disso, é impossível que uma incorporadora consiga crescer sem um sistema de gestão imobiliária eficiente e processos bem azeitados. 

Como um CRM imobiliário transforma a jornada de compra do cliente

É importante que a sua empresa esteja presente em todas essas etapas da jornada de compra do cliente, desde as fases de busca e consideração até a pós-venda. Por isso, um CRM imobiliário é a principal ferramenta para organizar e otimizar a experiência do cliente e tornar o relacionamento mais rico tanto para a empresa, quanto para o cliente.

Temos alguns cases de sucesso aqui no CV CRM, um deles é o da Due Incorporadora.

Segundo Hélio Valença, diretor da Due, a utilização de um CRM revolucionou a gestão comercial da empresa:

“Hoje eu não conseguiria ver o crescimento da empresa dessa forma tão exponencial e organizada se não fosse o CV.”

Hélio Valença, Diretor da Due Incorporadora

Veja o depoimento completo do case da Due Incorporadora:

O papel do CRM imobiliário na jornada de compra do cliente

Na prática, um CRM imobiliário precisa ter funcionalidades e atualizações que acompanhem as mudanças no comportamento do consumidor para cada uma das etapas da jornada de compra do cliente. 

Um CRM imobiliário permite: 

  • Gerenciar e centralizar os leads que entram por diferentes canais;
  • Agilizar o atendimento desses leads através de sistemas inteligentes de distribuição para a equipe de vendas;
  • Gerenciar o quadro de disponibilidade de unidades em tempo real, evitando conflitos entre as imobiliárias que vendem os seus produtos;
  • Automatizar o processo de reserva e documentação, reduzindo a burocracia;
  • Integrar ferramentas como assinatura eletrônica e contratos digitais, unificando toda a jornada de compra do cliente;
  • Acompanhar todo o histórico dos leads e clientes e gerar relatórios conclusivos;
  • Dentre muitas outras funcionalidades.

Sobre o uso do CV CRM na Due Incorporadora, Hélio destaca: 

“Na área comercial sempre foi um gargalo grande ter o gerenciamento de todas as informações. Mas muito mais do que isso, é fazer com que as imobiliárias tivessem, em tempo real, o quadro de disponibilidade.”

Velocidade e segurança no processo de compra de um imóvel

Outro diferencial de um CRM imobiliário é a velocidade que ele proporciona ao processo comercial. No segmento de financiamento na planta, por exemplo, agilidade na jornada de compra do cliente é indispensável, já que envolve uma série de análises e aprovações.

O processo de compra de um imóvel no Brasil é longo e burocrático. O papel dos sistemas de gestão comercial é, também, simplificar esse processo para o cliente.

Um CRM permite, por exemplo, que documentações sejam enviadas rapidamente e o status do cliente seja atualizado em tempo real, otimizando a gestão de vendas.

Segundo Hélio:

Hoje, 99% do nosso processo é totalmente digital, graças ao CV e essa integração. Isso traz muito mais segurança e tranquilidade para quem compra.” 

Uma solução escalável para o crescimento exponencial

jornada de compra do cliente: ilustração de um homem ao lado de um celular gigante com um mapa digital. Na frente do celular, algumas casas e moedas empilhadas.

O crescimento de uma incorporadora depende de processos bem estruturados. Um CRM permite que a expansão aconteça sem que haja perda de controle sobre os dados, já que ter uma base de informações é essencial para que o crescimento seja possível. 

No caso da Due, que iniciou suas operações em Pernambuco e já tem planos de lançamento no litoral norte de Alagoas, essa escalabilidade foi essencial. 

“O impacto do CV no crescimento da Due é quase que fundamental. Se não tivéssemos um sistema que acompanhasse todo o processo, não teríamos essa velocidade de uma maneira organizada.” 

Hélio Valença, Diretor da Due Incorporadora

Conclusão

Adotar um CRM imobiliário é mais do que um fator estratégico para o crescimento da empresa, é questão de não mortalidade do negócio. Empresas como a Due já perceberam que a digitalização dos processos impacta diretamente na qualidade do atendimento ao cliente e na segurança das transações.

Se a sua incorporadora, construtora ou loteadora ainda não utiliza um CRM, talvez seja o momento de considerar essa evolução e o primeiro passo é pensar em como um CRM vai ajudar a transformar toda a jornada de compra do cliente.

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