Google Localização: como utilizá-lo no setor imobiliário?

O Google Localização é uma plataforma de mapeamento que está cada dia mais envolvida no impulsionamento de vendas.

Os usuários cada vez ligados ao ambiente digital, buscam tecnologias que revolucionam o mercado imobiliário, e diminuem o tempo de busca pelos produtos e serviços que se enquadrem em suas necessidades. É por isso que o Google Localização está sendo cada vez mais utilizado na otimização da procura por imóveis.

Contar com um buscador que amplia a visualização dos corretores e encaminha os clientes de acordo com o que definiu como características primordiais para realizar a compra é essencial para facilitar o processo de vendas. É por isso que conhecer essa plataforma Google é fundamental para potencializar a produtividade e rentabilidade da sua marca.

Por isso, nesse artigo, irei apresentar a ferramenta e delimitar suas funcionalidades, assim como as vantagens disponibilizadas às incorporadoras que se alinham às definições de localização. Vamos construir conhecimento?

O que é Google Localização? 

Google localização: imagem de um celular numa mesa. Na tela vemos um mapa.

Quando se estava em um local pouco conhecido, era preciso recorrer aos mapas de papel ou a perguntas como “você sabe onde fica a rua tal?”. A plataforma Google se torna cada vez mais inserida em diversos setores de otimização e serviços diários, através da tecnologia, e a forma de conhecer locais ou encontrar-se em determinados bairros e cidades também foi revolucionada. 

O Google Localização, também conhecido como Maps, é um mapeamento de cidades que disponibiliza a visualização de ruas e bairros. Esse recurso disponibiliza inúmeras formas de encontrar um comércio, residência, endereço, bairro e cidade, e ainda percorrer rotas e ruas, conhecendo esses ambientes de forma virtual

As imagens captadas através de satélite possibilitam o acesso à diversos lugares, apenas com uma busca rápida na plataforma. Isso facilita não apenas a rotina diária das pessoas, mas também, o direcionamento de prospects em sua busca por empreendimentos imobiliários

É uma plataforma simples, com diversos comandos e camadas de navegação e visualização em mapa comum e imagem satélite. O usuário poderá ver quais os pontos de ônibus, locais e informações de tráfego atualizadas em tempo real e até mesmo pontos de ciclovias.  

Google Earth: O mundo na palma da mão 

A transformação digital no mercado imobiliário é extremamente perceptível, e possibilitou que o consumidor tivesse não apenas o mundo, mas todos os tipos de produtos em suas mãos com um simples clique.

O avanço tecnológico possibilitou que o ser humano abandonasse os mapas de papel e pudesse localizar qualquer lugar do mundo através de uma simples busca na internet. A plataforma Google conseguiu mapear foto-realisticamente inúmeras partes do planeta terra, originando o aplicativo Google Earth.

Essa ferramenta possibilita ao usuário buscar detalhes geográficos de continentes, penínsulas, países, estados e cidades de forma rápida e detalhadamente informativa. Assim como o recurso Maps, o Earth pode colaborar efetivamente com o conhecimento do consumidor diante do mercado imobiliário. 

Por que utilizar a localização do google? 

Todas as formas de contato podem ser efetivas, se forem utilizados os canais efetivamente assertivos de acordo com o público-alvo. Porém, estar disponível fisicamente para sanar dúvidas e apresentar projetos aproxima, e muito, determinadas personas.  

O Street view é a forma virtual de andar por ruas e bairros, conhecendo e visualizando comércios, casas, residenciais e mesmo empreendimentos em construção. Esse método de navegação auxilia na demonstração e sugestão de imóveis de acordo com o perfil do consumidor. 

O Google localização não apenas auxilia o usuário em sua busca por uma nova residência, mas, encaminha-o para incorporadoras, construtoras ou imobiliárias que estejam próximas a ele. Fornecer o endereço da empresa, também possibilita que os clientes avaliem o desempenho dessa e promova-a no ranking de busca da plataforma. 

Localização em tempo real e a segurança 

Quando se conecta um aparelho à conta google, o usuário estará compartilhando com a plataforma sua localização em tempo real enquanto está próximo a esse. Isso, atualmente, é uma medida de segurança tanto para a pessoa, quanto para o celular ou computador. 

Com essa ferramenta é possível encontrar o objeto caso seja perdido, ou mesmo uma pessoa que se perca de seu roteiro. Além disso, é fornecido ao usuário a possibilidade de identificar o local em que se encontra, mesmo que ele nunca tenha estado lá. 

Não é obrigatório que uma pessoa física mantenha essa função habilitada, por isso a ferramenta preserva a privacidade do usuário e tem como tirar a localização google em tempo real dos aparelhos ligados à rede de internet.  

Entretanto, não é recomendado que uma empresa não possua o Google Maps atrelado à sua conta, pois, o Google Ads e até mesmo o cliente podem desencontrar o site da incorporadora no ambiente digital devido à falta de habilitação da localização.  

Utilizando o Google Localização em negócios imobiliários 

Google localização: imagem de uma cidade vista de cima. Em destaque alguns ícones de localização.

Utilizar o Google Localização é vantajoso, principalmente, na promoção de um lançamento imobiliário. Pois a possibilidade de encontrá-lo no Maps agiliza a visualização do empreendimento sem que a pessoa precise se deslocar até o local.  

O aplicativo oferece um recurso gratuito de integração através do APIs Google Maps. Com isso, é possível incluir a imagem estática da localização ou mesmo em modo dinâmico, movendo e alterando o zoom do mapa.  

A geolocalização disponibiliza à incorporadora, construtora ou imobiliária a análise de: 

  • Áreas lucrativas 
  • Localização 
  • Pré-visualização da fachada do imóvel 

E para além dessas, o recurso ainda otimiza o processo de captações e a aplicação de propostas e valores de acordo com a precificação da localidade dentro do mercado. Irei pontuar as vantagens de utilizar o Google Localização detalhadamente a seguir. 

Áreas lucrativas 

Muitas características aumentam ou diminuem os valores de mercado de uma propriedade, a localização desse é um fator decisivo tanto para a compra, quanto para o tempo em que ficará disponível para a venda.  

O metro quadrado, ou, possuí variações de acordo com a zona de localização em que o imóvel está. Por exemplo, em um dos bairros nobres da Zona Sul da cidade de São Paulo, o Brooklin, o valor de um imóvel no mês de Janeiro de 2023, foi calculado em R$ 11.834 m². Já em à Freguesia do Ó, bairro antigo da Zona Noroeste da mesma cidade, obteve o valor de R$ 6.919 m².  

A localização do google dá ao mercado uma automatização no processo de captação dos imóveis e impulsiona o próprio anúncio. Além disso, permite que a persona em busca de um imóvel filtre as informações e disponibilidades de acordo com a localidade

Pré-visualização da localidade  

Caso o usuário esteja em busca de um imóvel específico e o proprietário optar por privar a localização, o corretor ficará responsável por enviar o endereço apenas para o interessado em visitar o imóvel. Isso evita que a propriedade seja alvo de curiosos e possibilita uma maior segurança à essa. 

Entretanto, é comum que o endereço seja descrito abaixo das imagens do imóvel, e até mesmo é disponibilizada a navegação no mapa da rua, bairro e cidade em que está alocado. Isso facilita ao usuário a busca por uma residência que se enquadre nos requisitos de urbanização e é um recurso comumente utilizados nos sites de anúncios imobiliários

Esse mapeamento assegura ao cliente a seriedade do negócio e facilita o acesso ao endereço no momento da visita ao imóvel. O Google Localização acaba sendo um recurso indispensável tanto na procura do prospect, quanto na visualização da propriedade e seus arredores e ainda é uma grande influência na decisão de negociação da compra.  

Envio de localização 

A pergunta é: como enviar a localização pelo google maps? Depende do da forma de contato do cliente com a incorporadora. Entretanto, existem duas formas muito comuns no meio imobiliário de fornecer as informações de localidade

  1. Disponibilizar no anúncio do empreendimento 
  1. Enviar via canais de comunicação o link da localização 

Ainda assim, a principal forma de ser encontrado é atrelar ao site o endereço físico da incorporada, construtora ou imobiliária. Dessa forma o cliente consegue encontrar a empresa rapidamente na ferramenta de buscas. 

Além disso, a plataforma Google Maps irá disponibilizar o telefone de contato, feedbacks sobre o atendimento, e rotas para chegar ao local com facilidade. Inserir a localização da sua empresa é obrigatório e constrói a autoridade da marca, já que a confiança do cliente será consolidada ao encontrar o endereço físico e as avaliações ligadas à empresa.  

Definição de buscas específicas 

A localização é sempre o ponto de referência na busca por um imóvel. Muitas vezes o cliente está buscando proximidade com a família, trabalho, escola, áreas de lazer público e etc., e o Google Maps colabora com a otimização desse processo. 

A ferramenta disponibiliza informações específicas de um determinado endereço, de acordo com o perfil do usuário e delimita as distâncias. Isso facilita a visualização da localidade, dos imóveis e dos arredores, e, acima disso, auxilia na atração dos clientes e na finalização mais rápida da jornada de compra. 

Ainda pode-se contar com o histórico de localização google, que colabora com a comparação entre as propriedades e os benefícios que cada lugar poderá trazer. Dessa forma, o armazenamento não só disponibiliza a revisita, mas também impulsiona a tomada de decisão através de comparativos.  

Otimização do trabalho dos corretores 

O tópico acima está extremamente ligado ao aumento da produtividade do corretor, tanto em relação à captação de imóveis, quando na definição de propriedades que se adequem ao perfil do cliente.  

Encaminhar as localizações que se enquadram nas características informadas pelo consumidor potencializam o processo de venda. Se o imóvel se encaixar nas exigências previamente definidas o fechamento do negócio ocorrerá de forma rápida e simples. 

Portanto, o Google Localização colabora com a coleta de informações sobre as propriedades e os comércios, escolas, áreas de lazer e mobilidade do bairro em que se encontram. O corretor conseguirá montar uma lista de acordo com o perfil do cliente e ainda irá se deslocar de forma prática até os locais de visita utilizando o GPS do Maps

Outras perguntas comuns sobre o tema:

O Google Maps é seguro? 

Sim. A plataforma de localização conta com imagens que possibilitam ao usuário consultar se o endereço está correto de acordo com as características das propriedades nos arredores dessa localidade. 

O que é Street View? 

É um recurso do Google Maps e Earth que possibilita a visita panorâmica das imagens de cada localização em 360° na horizontal e 290° na vertical. Os usuários conseguem consultar as regiões de busca desde o início do endereço e de diversos ângulos. 

Como funciona o Google Localização? 

Como uma ferramenta de pesquisa, o Google Localização encaminha o usuário para o endereço informado na barra de busca. Dessa forma, disponibiliza recursos de consulta, mapeamento e rotas de chegada até essa localidade.

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