Atuar com uma gestão de riscos para incorporadoras é saber que você pode ter atenção e uma observação mais plausível diante dos projetos imobiliários. Por ser um processo estratégico, ele pode te dar a identificação, análise, e a mitigação de potenciais riscos em todas as etapas de um projeto imobiliário.
O que você precisa saber sobre o tema? Que se trabalhado desde o planejamento inicial até a entrega do imóvel, os riscos, que estão sempre presentes, podem ser evitados diante da forma de atuação, com um planejamento bem alinhado.
Como lidar com o aumento da complexidade dos projetos, a volatilidade econômica e as exigências regulatórias? Com uma gestão direcionada, as incorporadoras podem, com ferramentas e abordagens assertivas, gerenciar esses riscos de forma proativa. Vamos saber mais nos itens abaixo?
Sumário:
Afinal: O que é gestão de riscos para Incorporadoras?
A Gestão de riscos para incorporadoras nada mais é que o processo de identificar, avaliar e priorizar os riscos, seguidos da implementação de estratégias para minimizá-los.
E no Mercado Imobiliário no Brasil, as incorporadoras podem evitar as mais diversas falhas na execução do projeto, variações nas taxas de juros e custos de materiais, com uma gestão de riscos planejada.
O que é necessário para deixar a gestão de riscos alinhada?
- identificação de riscos: A primeira etapa é identificar todos os possíveis riscos associados ao projeto, como riscos financeiros, técnicos, ambientais e regulatórios.
- A avaliação de riscos: Após identificar os riscos, é necessário avaliá-los em termos de probabilidade de ocorrência e impacto potencial no projeto.
- Desenvolvimento de estratégias de mitigação: Para cada risco identificado, a incorporadora precisa desenvolver planos de ação para reduzir a probabilidade ou o impacto desse risco. Isso pode incluir o uso de seguros, escolha de fornecedores mais confiáveis, ou a implementação de processos de monitoramento contínuo.
- Monitoramento contínuo: A gestão de riscos não é uma atividade pontual. Ao longo do projeto, é essencial monitorar constantemente os riscos e ajustar as estratégias conforme necessário.
Aprimore a gestão de riscos para Incorporadoras
Apesar do processo de gestão de riscos ser suavizador de possíveis demandas delicadas, muitos gestores de incorporadoras ainda enfrentam complexidade ao implementar práticas direcionadas. Por isso, para melhorar a gestão de riscos e garantir a gestão de sucesso em incorporadoras, faça:
Adote uma cultura de gestão de riscos
Se ligada à cultura da empresa, a gestão de risco pode educar todos os envolvidos no projeto, desde os gestores até os operacionais, que se conscientes dos riscos potenciais, se tornam comprometidos com as ações para evitá-los.
Use novas tecnologias
O uso de tecnologia pode tornar a gestão de riscos quase nulo. Ferramentas de software de gestão de projetos e análise de riscos permitem monitorar em tempo real os indicadores do projeto, o que facilitará a identificação de problemas antes que se tornem grandes obstáculos. O Building Information Modeling (BIM) é um bom exemplo a ser seguido.
Análises de sensibilidade
Usar análise de sensibilidade dos cenários disponíveis, você pode aliviar o impacto de variáveis externas (como a inflação ou a taxa de juros) no andamento do projeto. Por isso, esse tipo de análise ajuda a entender como mudanças no ambiente externo podem afetar o custo, o prazo e a viabilidade do projeto.
Faça o monitoramento
A gestão de riscos não é um processo fixo, pois ele é dinâmico e diversificado. A partir do momento que o projeto avança, novos riscos podem surgir, e os riscos identificados inicialmente podem mudar de forma drástica.
Logo, é de suma importância revisar periodicamente o plano de gestão de riscos e atualizar as estratégias de acordo com a evolução dele.
Imagem 2
O que podemos concluir sobre gestão de riscos para incorporadoras
Atuar para ter uma boa gestão de riscos para incorporadoras, apesar da alta complexidade, pode dar como retorno o sucesso dos projetos imobiliários. Por isso, saber identificar de forma precoce os riscos, aliado ao uso de tecnologia avançada, como a Inteligência Artificial, e a implementação de estratégias de mitigação firmes, você pode garantir que a incorporadora minimize perdas e aumente seus lucros.
Além do mais, graça a esse tipo de gestão, você pode fortalecer a cultura organizacional de gestão de riscos e criar planos de contingência bem estruturados dando rentabilidade a longo prazo para qualquer projeto dentro do mercado altamente competitivo da construção civil no país.
Você pode gostar também
Você já conhece o CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 12 anos de experiência, mais de 1000 incorporadoras clientes e 200 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.