Empresa ESG: o que o conceito tem para ensinar ao mercado imobiliário? 

Por maior que seja o mercado, não há espaço para todo mundo: as empresas estão cada vez mais competitivas e o público, exigente. O que isso significa é que se você não se adapta, seu negócio morre. E é nesse mar de incertezas que nasce o conceito de empresa ESG, com o objetivo de atender a uma demanda social e se impor enquanto diferencial de mercado. 

Empresas ESG têm muito a contribuir com o mercado imobiliário, sobretudo no que se refere à construção civil. Compreenda melhor o conceito e domine o assunto. 

Sumário

ESG: o que é e como funciona?

 Empresa ESG: sigla ESG em destaque e, ao lado, a ilustração de três engrenagens  sinalizando cada uma da letras da sigla.

ESG é um conjunto de valores que determinam se uma organização é sustentável, socialmente responsável e corretamente gerenciada. Certo, mas o que isso significa de verdade? 

O significado de ESG

A sigla ESG vem de um termo em inglês, environmental, social and governance. Ou seja, esses são os três pilares que uma empresa de boas práticas deve ter: pilar ambiental, pilar social e pilar de governança.  

Sendo assim, é possível perceber que a atuação de uma empresa ESG é muito mais pautada nos impactos sociais, na sustentabilidade e na transformação social. Entendemos, portanto, com a ascensão do ESG, que não basta oferecer um bom produto e uma experiência de qualidade, é necessário se comprometer verdadeiramente com pautas de forte impacto. 

Entendendo os pilares de uma empresa ESG

Já que cada palavra representa um pilar essencial numa empresa ESG, compreender o real impacto desses pilares é imprescindível para, só então, entender como o mercado imobiliário se relaciona a tudo isso.  

Digo isso por três motivos:  

  1. cada pilar do ESG tem um princípio funcional; 
  1. além disso, cada um tem um significado distinto;  
  1. para ser considerada ESG, uma empresa deve cumprir com todos os 3 pilares.  

Pilar 1: environmental, ou ambiental

Empresas ESG precisam focar na sustentabilidade de suas ações. Na teoria, parece simples, mas a realidade é que poucas empresas conseguem embarcar de verdade na onda. Para o mercado imobiliário, por exemplo, pode ser extremamente difícil diminuir o consumo de matérias-primas, aplicar métodos sustentáveis de construção e se manter ambientalmente responsável.  

São atributos ambientais de uma empresa ESG: 

  • gestão de resíduos sólidos; 
  • uso de energia renovável; 
  • redução da poluição atmosférica; 
  • O uso de fontes de energia renováveis pela empresa; 
  • posicionamento frente às questões de mudanças climáticas; 
  • uso consciente de recursos naturais. 

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Pilar 2: social

Da mesma forma que precisa se preocupar com o meio ambiente, uma empresa ESG também é erguida sobre pautas sociais fortes. Isso quer dizer apoiar a mão de obra local, envolver e desenvolver em prol das comunidades e manter relações de trabalho justas e coerentes. 

São atributos sociais de uma empresa ESG: 

  • assegurar direitos aos funcionários; 
  • garantir a segurança daqueles que trabalham; 
  • engajar os grupos locais e não ser um espaço de exclusão; 
  • garantir os direitos humanos; 
  • proteger dados sensíveis ou confidenciais; 
  • estar em acordo com a LGPD; 
  • ter uma equipe diversa; 
  • ter boas políticas de trabalho; 
  • oferecer benefícios além do salário; 
  • relacionar-se com a sociedade; 
  • propor a satisfação de seus clientes. 

Pilar 3: governance, ou governança

A governança talvez seja o pilar mais complexo de entender, mas certamente não é o mais difícil de colocar em prática. Isso porque a governança nada mais é do que um bom modelo de negócios. Ela diz respeito a uma gestão de qualidade, bom uso de verbas e transparência de processos. 

São atributos de governança numa empresa ESG: 

  • realização de auditorias fiscais; 
  • relação amistosa com o governo local; 
  • uso de um canal de reclamações; 
  • compartilhamento de relatórios financeiros; 
  • remuneração de funcionários executivos; 
  • transparência, ética e integridade. 

Empresa ESG: é isso que o cliente quer? 

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Com tantas responsabilidades contidas nas práticas de uma empresa ESG, é mais que normal que nos questionemos: é isso mesmo que o meu cliente quer? Uma empresa ESG? 

É claro que não posso falar por seu cliente, especificamente. O que posso fazer é apresentar o novo curso de consumo que tem surgido com o passar dos anos: o consumo sustentável. Para expor da forma mais clara possível os dados resultantes dessa nova demanda de mercado, trago aqui alguns números divulgados na revista Forbes, 2021:  

  • 82% das pessoas brasileiras consideram sustentabilidade um tema importante; 
  • 37% já deixou de consumir de empresas que não cumprem com a agenda de preservação do meio ambiente; 
  • somente 2% da população diz não praticar alguma ação sustentável; 
  • 60% diz adotar medidas sustentáveis como o uso de lâmpadas econômicas ou o uso responsável de água; 
  • 49% busca reusar embalagens e separar o lixo para reciclar; 
  • empresas com ações sustentáveis são a preferência de 82% das pessoas brasileiras; 
  • 62% das pessoas brasileiras optam por pagar mais caro em produtos menos prejudiciais ao meio ambiente; 
  • controvérsias com trabalho análogo à escravidão, corrupção, maus tratos aos colaboradores e poluição do meio ambiente são alguns dos maiores impeditivos para consumidores contratarem uma empresa. 

Com os dados em vista, os quais eu sugiro que você leia por completo no site da Forbes, é seguro dizer que, sim, o público anseia por consumir de uma empresa ESG. Isso porque nossos princípios nunca estiveram tão fortes, assim como nossa consciência ambiental.  

Benefícios das práticas ESG para o mercado imobiliário

 Empresa ESG: imagem de uma cidade com muitos edifícios e, à frente, uma ilustração em transparência do planeta Terra.

Uma empresa ESG não beneficia apenas o meio ambiente: nós, enquanto empresas, também podemos tirar muito proveito de ser ambiental e socialmente responsáveis. E, sim, os benefícios podem impactar diretamente nosso bolso, eu te garanto.  

Prestígio no mercado

Ser uma empresa consciente e sustentável traz consigo uma visão muito boa por parte do público e do mercado. Se você falar abertamente sobre seus princípios e for transparente sobre o assunto, ganhará a confiança das pessoas e trará um propósito social maior para sua empresa.  

Corte de gastos

Peca quem pensa que empresa ESG significa empresa com preços altíssimos. Diversas práticas sustentáveis, como o reuso, por exemplo, podem funcionar com o objetivo oposto, reduzindo custos e gerando resultados. Princípios de governança são outro bom exemplo de ações redutoras de custos, uma vez que a transparência evita processos e controvérsias. 

Crédito especial

É cada dia mais comum que bancos e outras instituições ofereçam linhas de crédito especiais para empresas ESG. Estas linhas de crédito oferecem acesso a fundos para ajudar sua empresa ESG a financiar projetos.  

Empresas ESG no mercado imobiliário: considerações

Muitas empresas do setor já procuram agir conforme as diretrizes de preservação do meio ambiente, amparo social e práticas éticas. Elas não apenas cumprem com a demanda do seu público, mas também assentam bases para um futuro de incertezas do setor.  

Você pode entender o assunto em profundidade no episódio “ESG na construção civil” do podcast CV na Prática – Especial Construsummit: 

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F.A.Q: Perguntas frequentes sobre o tema

O que é ESG?  

ESG é um conjunto de valores que determinam se uma organização é sustentável, socialmente responsável e corretamente gerenciada.  

O que significa a sigla ESG? 

A sigla ESG vem de um termo em inglês, environmental, social and governance. Esses são os três pilares que uma empresa deve ter: ambiental, social e governança. 

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