Cultura organizacional é um conjunto de crenças, valores e ações que definem como o seu negócio é conduzido. A cultura da empresa é um guia de comportamento e mentalidade para os funcionários. Ou seja, a cultura organizacional é o coração de uma empresa.
Além de traduzir a aplicação dos valores pregados pela organização interna e externamente, a cultura organizacional orienta como as relações entre funcionários de diversos setores e níveis hierárquicos devem acontecer. Se uma organização não criar uma cultura organizacional forte e capaz de motivar todos os funcionários, ela provavelmente estará fadada ao fracasso.
Mas, se você acha que a cultura organizacional está relacionada apenas ao comportamento dos colaboradores da sua empresa, você está enganado. Ela também dita como as estratégias serão utilizadas e de que forma seus clientes serão tratados.
Diante da complexidade deste tema, o Blog do CV decidiu explicar a importância da cultura organizacional dentro das empresas e dar dicas para você aplicar no mercado imobiliário. Confira neste artigo!
A importância de uma cultura organizacional
A cultura organizacional é o reflexo da ética e da moral de uma empresa. É ela que orienta os caminhos a serem seguidos e as decisões que devem ser tomadas.
Outro ponto importante relacionado à cultura organizacional é o desenvolvimento do capital humano. Como já falamos, ela serve como um guia moral e ético para todos na empresa. Portanto, essa cultura mostra aos colaboradores quais são as expectativas da empresa e de que forma eles devem agir.
Mas atenção! A cultura organizacional não deve suprimir as características individuais dos funcionários. Ela precisa respeitar as individualidades e promover um clima de competição saudável. Isso pode ser feito com o apoio aos objetivos pessoais, enquanto busca atingir as metas da empresa.
Uma organização é composta essencialmente por pessoas e está aí a importância dos colaboradores para o sucesso do negócio. Porém, de nada adianta ter profissionais excelentes e não os gerenciar de forma coerente com os objetivos e valores da empresa.
Como você acha que o vendedor da sua urbanizadora, por exemplo, vai se sentir se a empresa pregar uma cultura organizacional moderna, mas operacionalizar o negócio no dia a dia de forma burocrática e conservadora? A resposta é: frustrado!
Então entenda que uma boa cultura organizacional é importante para motivar os funcionários e ajudá-los a crescer junto com a empresa, pois trará produtividade e evitará a rotatividade no ambiente de trabalho.
Como criar uma cultura organizacional na sua empresa?
Para conseguir criar uma cultura organizacional sólida, é preciso que você entenda e conheça profundamente três pontos a respeito do seu negócio. São eles:
- Missão e visão,
- Valores,
- Meios e medidas.
Com esses pontos definidos, os objetivos da organização estarão estabelecidos. Mas, a criação de uma cultura corporativa eficiente não depende apenas disso. É preciso que a empresa defina também as diretrizes relacionadas a uma comunicação eficaz, imagem dos líderes, espaço físico e virtual, transparência e eventos sociais.
Comunicação
A comunicação interna e externa de uma empresa tem papel fundamental na cultura organizacional dela. É por meio da comunicação que o público constrói a imagem da empresa. Portanto, se a empresa apresentar contradições entre o que ela faz e o que ela apresenta ao público, ela terá a sua credibilidade questionada.
Como exemplo, podemos citar uma incorporadora que divulga o lançamento de um imóvel de alto padrão, mas na verdade o imóvel não tem esse perfil. Além de seus funcionários sofrerem com as reclamações que aparecerão no futuro, a empresa passará a ficar conhecida no mercado como uma incorporadora que tem a cultura de enganar os seus clientes.
Internamente, a comunicação entre os funcionários deve ser fácil e os líderes da empresa precisam ser acessíveis a todos. Além disso, o tom das conversas, pedidos e ordens não deve ser autoritário e desrespeitoso.
Imagem dos líderes
A cultura organizacional da empresa é diretamente influenciada pela imagem dos seus gestores. Eles são exemplos para todos dentro da organização. Então, se o CEO ou os demais líderes deixarem de acreditar nos valores e deixarem de praticar a missão da empresa, dificilmente eles conseguirão que as equipes acreditem.
Espaço físico e virtual são importantes na cultura organizacional
Os funcionários de uma empresa dependem da qualidade do espaço físico para exercerem suas funções e socializarem. Um espaço que visa a qualidade de vida dos colaboradores é inspirador e aumenta a produtividade da empresa.
Ter espaços arejados, com boa iluminação e equipamentos de qualidade mostram que a organização se preocupa com seus funcionários e contribui para que os resultados desejados sejam alcançados.
É importante que haja comunicação entre quem define os espaços e todos na empresa. Por exemplo, imagine que você possui uma imobiliária e a grande maioria dos seus corretores de imóveis gosta de tomar café durante o dia. Disponibilizar este item para eles com certeza vai mostrar atenção e cuidado, além de ajuda-los a trabalhar com mais vigor.
Neste tópico podem ser incluídas ainda pautas sobre horário de trabalho, com flexibilidade ou não, e código de vestimenta. A depender das exigências da empresa, fica claro se a cultura por ela adotada é moderna ou tradicional.
Caso a sua empresa atue apenas com profissionais remotos ou de maneira híbrida, também é importante colocar essa questão em pauta. Assim, você poderá planejar espaços virtuais para o desenvolvimento das atividades, além de providenciar ferramentas que ajudem as equipes a realizarem suas funções.
Transparência
O nível de transparência das informações da organização também colabora para a construção da cultura organizacional. É importante compartilhar com a equipe o máximo de dados acerca da empresa. Inclusive resultados financeiros e o planejamento estratégico.
Com essa prática, o gestor perceberá o aumento do engajamento das equipes, além de maior motivação por parte dos colaboradores.
4 tipos de cultura organizacional
A divisão de cultura organizacional mais utilizada e conhecida é a do autor e filósofo, Charles Handy. Conheça os quatro tipos apontados pelo irlandês, especialista em comportamento e gestão organizacional:
- Cultura de Poder,
- Cultura de Tarefas,
- Cultura de Pessoas,
- Cultura de Papéis.
Veja abaixo mais detalhes sobre cada uma delas.
Cultura Organizacional de Poder
As empresas que escolhem a cultura de poder estão focadas na geração de resultados. Nelas, os colaboradores são estimulados a competirem entre si para atingir os objetivos e as decisões estão todas centradas em uma liderança. Aqui, os colaboradores têm pouca ou quase nenhuma autonomia.
A cultura de poder é mais encontrada em pequenas empresas, onde a figura do dono é muito forte e acumula diversas funções. Apesar de apresentar uma hierarquia bem definida, esse tipo de cultura limita o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores e da própria empresa.
Cultura Organizacional de Tarefas
A cultura de tarefas é aquela na qual a empresa contrata profissionais específicos para realizar cada tarefa. Isso faz com que o máximo do potencial de cada um seja extraído, o que contribui para um desempenho mais efetivo e eficaz no ambiente organizacional.
Nesse tipo de cultura, há a liberdade para a expressão de ideias e sugestão de ações. Os colaboradores sentem-se, geralmente, mais motivados e focados na resolução de problemas.
Cultura Organizacional de Pessoas
As empresas que adotam a cultura de pessoas valorizam mais seus colaboradores. Nesse espaço, eles conseguem crescer e se desenvolver tanto fora quanto dentro da empresa. É o tipo de cultura que atrai e retém talentos.
Nessas empresas, os funcionários conseguem enxergar uma boa proposta de valor para eles, pois normalmente encontram respeito, qualidade de vida e políticas de incentivo, entre outras coisas.
Cultura Organizacional de Papéis
A cultura de papéis foca justamente nos papéis desempenhados pelos membros da empresa. Aqui, as estruturas hierárquicas são bem definidas e não há muita flexibilização das tarefas. Os funcionários são orientados a realizar apenas o que foi determinado.
Se por um lado existe o ponto positivo que é a clareza para os profissionais em relação ao que eles devem fazer, por outro lado não há espaço para mudanças nem inovações.
Como facilitar a compreensão da cultura organizacional da sua empresa
Agora que você já entende a teoria sobre cultura organizacional, é importante saber como colocar em prática para que sua equipe tenha fácil compreensão sobre o modelo que você escolheu.
Para começar, o Blog do CV aconselha os gestores a realizarem contratações de forma estruturada para que sejam encontradas as pessoas com a maior compatibilidade possível com a empresa. Profissionais que não estejam alinhados com ela precisam se adaptar ou acabam ficando desconfortáveis e deslocados, o que impacta diretamente no turnover.
Sempre compartilhe com todos da empresa a missão, a visão e os valores da organização. Esses são os pontos que definem quem é a empresa e podem aumentar o engajamento dos funcionários. Quando eles conhecem esses princípios e estão de acordo com os mesmos, trabalham juntos para alcançá-los.
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