CRM com IA nativa para incorporadoras: quais as vantagens?
A cadeia produtiva da construção é bastante complexa. No Brasil, comprar e vender um imóvel é bem burocrático e, por vezes, uma experiência negativa. Por isso, um dos objetivos do CRM imobiliário é tornar esse processo mais simples e rápido. Nesse contexto, o CRM com IA nativa surge como mais um recurso para otimizar a operação e melhorar a experiência do cliente.
A inteligência artificial, de modo geral, não é mais apenas assunto de mesa de bar. Hoje já vemos aplicação prática em vários segmentos de atuação. No atendimento ao cliente, por exemplo, a IA já é amplamente usada em vários modelos de negócios.
Um estudo realizado pela McKinsey (The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value) revelou que em 2024, 72% das empresas no mundo já tinham adotado a IA em algum aspecto da operação. Salto considerável com relação ao ano anterior, em que esse número era 55%.
Nos softwares voltados para o mercado imobiliário a IA também está sendo implementada e já vemos vários exemplos práticos e cases de sucesso. Neste artigo, pretendo comentar sobre a importância de um CRM com IA nativa e demostrar como esse tipo de recurso tem impactado a experiência do cliente imobiliário.
Sumário
O que é um CRM com IA nativa

Diferente de sistemas que possuem integrações com ferramentas de inteligência artificial externas, como através de APIs, por exemplo, um CRM com IA nativa já possui recursos que usam IA dentro da própria plataforma.
Isso significa que os algoritmos de aprendizagem de máquina fazem parte do núcleo do sistema e são parte fundamental do funcionamento do CRM. Dessa forma, o CRM consegue guardar uma base de dados mais robusta, que vão gerar insights cada vez mais precisos.
Aplicabilidade da IA na construção civil e mercado imobiliário
Talvez hoje o principal objetivo direto de um CRM com IA nativa seja operacional. As vantagens da inteligência artificial nativa são muitas. Pode ser muito útil, por exemplo, para reduzir o retrabalho e aumentar a eficiência operacional, mas também pode ter impactos diretos para o cliente.
Alguns exemplos da aplicabilidade na Construção Civil e Mercado Imobiliário são:
- Atendimento;
- Análise de crédito;
- Digitalização de documentos;
- Assistentes virtuais;
- Como um estímulo ao uso do CRM.
IA no atendimento ao cliente
Para a equipe de vendas, a IA pode funcionar muito bem em vários aspectos. Um deles é a geração de insights através de resumos de toda a interação com cada lead, o que agiliza muito o trabalho e amplia a capacidade de atendimento por cada profissional. Através dos dados armazenados no CRM a IA nativa pode oferecer insights como:
- Qual cliente está mais propenso a responder a uma proposta;
- Qual imóvel tem maior aderência ao perfil do lead;
- Quando é o melhor momento para um contato;
- Quais argumentos são mais eficazes, com base em interações anteriores.
IA na operação
Outra aplicabilidade de um CRM com IA nativa que diminui bastante a probabilidade de retrabalho é a análise de documentos. É bastante útil que, através da inteligência artificial, seja feita a conversão de documentos e imagens em textos editáveis, que podem ser comparados automaticamente aos dados já cadastrados no CRM.
Além disso, um CRM com IA nativa também permite que o assistente virtual para atendimento ao cliente seja mais robusto, e serve, até mesmo, como um estímulo ao uso do CRM, já que essa é uma das principais dores dos gestores.
Como isso reflete na experiência do cliente

Mas claro que todos esses exemplos de aplicabilidade da IA na operação não têm valor real se não resultarem numa melhor experiência para o cliente. Como citei no início do texto, no mercado imobiliário, a jornada de compra costuma ser longa e burocrática. Por isso, um CRM com IA nativa se destaca justamente por oferecer recursos para facilitar essa jornada.
O primeiro grande impacto na experiência do cliente com o uso de um CRM com IA nativa é a possibilidade de um atendimento ao cliente mais fluido, consultivo e personalizado. E, ao contrário do que alguns profissionais acreditam: a IA não vai substituir os profissionais, mas aumentar a capacidade de atendimento por pessoa sem diminuir a qualidade da interação ou aumentar a sobrecarga de trabalho.
Outro ponto importante é a velocidade da resposta. Com a IA apoiando o time comercial, os leads são atendidos com mais agilidade – mesmo fora do horário comercial –, e com respostas mais precisas.
CRM com IA nativa para uma cultura data driven
De forma geral, a IA nativa nunca para de aprender. Todos os dados armazenados no CRM são insumos para insights assertivos e devem ser usados de maneira estratégica.
Na prática, isso pode resultar num assistente virtual que cruza os dados da sua base com os dados de mercado. Você pode usar o assistente como um consultor, por exemplo, usando dados de pesquisas específicas para fazer perguntas à IA como “A minha estratégia de precificação está de acordo com a realidade do mercado?”, “Essa é mesmo a melhor estratégia para essa localidade”, e por aí vai.
Além de oferecer insights para apoiar a tomada de decisão através da análise de dados, um CRM com IA nativa também torna possível um nível de atendimento personalizado em escala, que é impossível sem o uso da ferramenta.
Com o tempo, a IA passa a identificar padrões de comportamento, prever interesses dos leads e clientes, e antecipar etapas da jornada do cliente.
Você também pode se interessar por…
Você já conhece o CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 12 anos de experiência, mais de 1000 incorporadoras clientes e mais de 300 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.