Você sabe quais os pilares que resguardam a saúde financeira de uma empresa na área de incorporação? O controle de fluxo de caixa em incorporadoras, que, na maioria das vezes, tendem a ter uma gestão delicada que necessita de uma atenção criteriosa.
E como as incorporadoras administram grandes volumes de dinheiro, já que lidam com os altos custos de construção, aquisição de terrenos e venda de imóveis, saber organizar o fluxo de caixa é mais do que positivo.
Se você quer saber mais sobre o controle adequado de fluxo de caixa em incorporadoras e ter sucesso a longo prazo, para ter as obrigações cumpridas e os investimentos futuros sejam bem planejados, leia o artigo a seguir.
Sumário
- Por que saber sobre o controle de fluxo de caixa em incorporadora?
- Seu ponto de partida é o seu planejamento financeiro
- Softwares de gestão financeira
- Administrando contas a pagar e a receber
- Monitore os indicadores financeiros
- O que podemos concluir sobre o controle de fluxo de caixa em incorporadoras
- Você já conhece o CV CRM?
Por que saber sobre o controle de fluxo de caixa em incorporadora?
Antes de abordar formas de melhorar o controle de fluxo de caixa, é importante entender o que esse controle envolve. Para entender mais, o fluxo de caixa é a movimentação de entradas e saídas de dinheiro de uma empresa.
E para uma incorporadora, enquanto as entradas são oriundas da venda de unidades imobiliárias, seja na planta, em construção ou prontas para entrega; as saídas veem dos custos de aquisição de terrenos, construção, materiais, salários dos funcionários e pagamento de fornecedores, entre outros aspectos.
Lembrete: Mantendo os registros de todos esses fluxos, é possível planejar suas ações de acordo com as necessidades financeiras da empresa.
Seu ponto de partida é o seu planejamento financeiro
Se você quer aprimorar o controle de fluxo de caixa em uma incorporadora, você precisa ter um planejamento financeiro detalhado. O que deve envolver neste caso? A projeção das entradas e saídas de caixa para o curto, médio e longo prazos.
Uma empresa deve estimar de forma realista o volume de vendas que realizará nos próximos meses e anos, além de considerar fatores como demanda do mercado, tendências econômicas e possíveis atrasos nas obras.
No seu planejamento, antecipe seus custos e obrigações, como a aquisição de materiais, salários dos empregados, impostos e financiamento de projetos. Isso lhe dará segurança e clareza.
Softwares de gestão financeira
Para manter o controle de fluxo de caixa em incorporadoras organizado, invista em novas tecnologias. Usufrua de softwares de gestão financeira, pois esses sistemas possuem funcionalidades, como o lançamento automatizado de entradas e saídas, relatórios detalhados, e até alertas de vencimentos de contas. Isso vai ajudar você a reduzir significativamente os erros manuais e a melhorar a precisão das informações.
Administrando contas a pagar e a receber
Para uma empresa que tem contas a pagar e a receber, é de suma importância ter o controle do fluxo de caixa em incorporadoras. Afinal, chega um grande volume de recebimentos a longo prazo, como financiamentos e parcelas das vendas. Mas também chegam os pagamentos, que muitas vezes são imediatos, com fornecedores de materiais e prestadores de serviços exigindo prazos curtos.
Mantenha os prazos rigorosamente e estabeleça políticas de cobrança eficientes para reduzir a inadimplência e, se necessário, negociar prazos de pagamento vantajosos com seus fornecedores.
Monitore os indicadores financeiros
Dentre as dicas que apresentamos, é importante reforçar outro aspecto importante: o monitoramento constante de indicadores de desempenho financeiros. Principalmente, se você quer fugir dos indicadores de inadimplência.
O que ele tem a ver com o controle de fluxo de caixa em incorporadoras? Além de fornecer insights valiosos sobre a saúde financeira da incorporadora. Além do fluxo de caixa, você precisa se ater a outros indicadores como:
- O ciclo de caixa (tempo entre o pagamento de fornecedores e o recebimento de clientes);
- Margem de lucro;
- Retorno sobre investimento (ROI);
- O custo de capital.
Esses indicadores auxiliam você a identificar áreas de melhoria e a tomar decisões mais assertivas.
O que podemos concluir sobre o controle de fluxo de caixa em incorporadoras
Para ter controle de fluxo de caixa em incorporadoras é primordial deixar clara a viabilidade financeira e quais os objetivos de sucesso a longo prazo. Por isso, é tão importante planejamento financeiro detalhado, o uso de tecnologias de gestão, a otimização de processos e o monitoramento constante dos indicadores financeiros.
Se eu puder lhe dar mais dicas, orientaria você a ter uma reserva financeira para imprevistos e realizar revisões periódicas das projeções de caixa. Pois eles vão garantir a continuidade dos negócios, mesmo em tempos de crise e caso você venha precisar de uma gestão de riscos para incorporadoras.
No Mercado Imobiliário no Brasil, a incorporadora que gerencia seu fluxo de caixa estará pronta para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades de crescimento no setor.
Você já conhece o CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 12 anos de experiência, mais de 1000 incorporadoras clientes e 200 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.