Conheça o Mercado Imobiliário Brasileiro da última década 

Panorama do Mercado Imobiliário nos últimos 10 anos

Como podemos enxergar o mercado imobiliário brasileiro da última década? O setor passou por uma transformação estruturadora em dez anos. Muito influenciado por uma série de fatores econômicos, sociais e políticos, o Mercado Imobiliário no Brasil passou por altos e baixos. 

Esses fatores demonstram como ambiente econômico nacional se sobressaiu perante as necessidades da população, dando espaço a arquitetação dos projetos que trouxeram para à sociedade o melhor da construção civil. 

Por isso, fique comigo, pois neste artigo, exploraremos as principais tendências, os desafios enfrentados e as perspectivas futuras do setor imobiliário brasileiro. 

 

O contexto econômico  

O que você recorda dentro do Brasil há dez anos? Eu posso comentar que o Brasil viveu um ciclo econômico crítica e devastador. O país saiu de um crescimento esperançoso até 2014, dando de cara com a recessão de 2015 a 2016, que impactou severamente o mercado imobiliário no Brasil.  

Isso acabou resultando em aumento do desemprego e a queda da renda das famílias, o que afetou drasticamente a capacidade de compra dos consumidores, ocasionando em uma desaceleração nas vendas de imóveis e no lançamento de novos projetos. 

Todavia, o ano de 2017, a chave virou e o mercado começou a se recuperar timidamente. Com a taxa de juros historicamente baixa e a liberação do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para compra de imóveis seguindo o fluxo mesmo diante uma crise aprofundada, foram essas atividades que estimularam a demanda.  

O Brasil viu o programa Casa Verde e Amarela, lançado em 2020, trazendo uma nova dinâmica ao segmento de habitação popular, proporcionando acesso ao crédito para milhões de brasileiros e o retorno, com novas regras, Minha Casa Minha Vida ser um tripé para aumentar a produtividade do Mercado.  

Consumidor no Mercado Imobiliário Brasileiro

Um dos momentos mais difíceis dos últimos 10 anos foi a pandemia da Covid-19. E uma das mudanças dentro do quadro pandêmico foi as formas de comprar dos consumidores. 

A pandemia de COVID-19 reformulou a forma de vender e isso acelerou a transformação digital e a adoção de novas tecnologias no setor. Acabou que o home office tornou-se uma realidade, levando as pessoas a reavaliar suas necessidades habitacionais.  

E um dos acontecimentos observados foi como os imóveis maiores, com áreas para home office e espaços ao ar livre, passaram a ser mais valorizados. Sendo que nessa a mudança, a busca por imóveis em locais mais afastados dos centros urbanos cresceu, impulsionada pelo desejo de uma melhor qualidade de vida.  

Acabou que o “viver bem” ganhou destaque, trazendo uma tendência que valoriza não apenas a moradia, mas também o estilo de vida de um modo geral. 

Inovações e Sustentabilidade

Falar sobre sustentabilidade é notar como o mercado imobiliário brasileiro se adaptou às demandas por inovação, que cada dia se mostra uma facilitadora. Por isso, a construção de imóveis sustentáveis tem sido uma das grandes tendências do Mercado Imobiliário, já usam materiais ecoeficientes e promovem a redução do consumo de energia, por exemplo.  

Com isso, iniciativas voltadas para a sustentabilidade, que colaboram com o conforto ambiental, além de atender às expectativas dos consumidores, são um diferencial competitivo para as incorporadoras. 

Você deve ter percebido também que com a questão da sustentabilidade, em paralelo a digitalização do Mercado, com o uso de tecnologias como realidade aumentada e inteligência artificial, observa a diferença que faz no processo de venda. E saiba que esses meios facilitam a visualização dos projetos, bem como tornam a experiência do cliente completa, norteada pela agilidade das informações.  

 

Como está o ramo do aluguel nesses últimos dez anos?

O que você percebeu quando falamos de locação? O que posso adiantar é que em 10 anos, essa parte demonstrou transformações surpreendentes. Mas antes é preciso salientar que o país passou por uma fase em que o desemprego e a incerteza econômica, alugaram a mente de muitos brasileiros, que acabaram optando por alugar ao invés de comprar.  

E o que essa mudança gerou? Isso resultou um aumento na demanda por imóveis de aluguel, especialmente nos grandes centros urbanos. Com isso, os donos das residências viram a viabilidade de adotar estratégias flexíveis, como contratos de temporadas menos, onde as opções foram alocadas em plataformas digitais para facilitar a locação. 

Oportunidades  

O Brasil vivencia uma recuperação gradual e perante os desafios impostos ao mercado imobiliário brasileiro, o setor vivencia a inflação elevada e a instabilidade política acabaram fazendo com o que o consumidor buscasse adaptar as mudanças e, consequentemente, o mercado acabou sendo afetado.  

O acesso ao crédito para as classes de menor renda, foi uma das grandes barreiras dos últimos anos. E com as mudanças de governo, as oportunidades se tornaram mais amplas, em que o crescimento populacional acabou viabilizando a demanda por habitação acessível, culminando no desenvolvimento de projetos novos. 

Perspectivas para o futuro  

O futuro do mercado imobiliário brasileiro demonstra que o crescimento econômico e a continuidade das políticas de incentivo ao crédito para as pessoas, dá a certeza de expansão do Setor. 

Esse fato demonstra que a experiência e a qualidade de vida, devem estar embutidos nos planejamentos imobiliários, além de que crescente consciência sobre a sustentabilidade deve impulsionar a construção de imóveis ecoeficientes e o uso de práticas responsáveis por parte das incorporadoras.  

O que podemos concluir sobre o mercado imobiliário brasileiro na última década?

Como você pôde perceber, o mercado imobiliário brasileiro, em 10 anos, reflete o quão complexo e adaptável ele pode ser perante as mudanças sociais. Apesar da montanha-russa de transformações, existem oportunidades e inovações que serão oportunidades no futuro.  

Diante da fase de recuperação e tendências sólidas, já é possível ver que investidores e consumidores olham para o Mercado de forma otimista para os próximos anos. E isso deixa claro que todos estão prontos para aproveitar as oportunidades que surgirão nesse setor, que segue se moldando e inovando.  

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