Como saber se o habite-se foi aprovado?

Como saber se o habite-se foi aprovado deve ser uma preocupação para construtoras e incorporadoras que estão desenvolvendo um empreendimento. 

Os documentos associados a obras são essenciais para atestar a regularidade tanto do canteiro, quanto das alterações do solo e estrutura da construção. Além do alvará, o habite-se é um registro que comprova a existência do imóvel de acordo com as normas e regras de um município ou estado. 

Assim, além de saber qual é a funcionalidade desse registro, é necessário acompanhar e verificar seu status, seja de aprovação ou reprovação. Pensando na construção de seu conhecimento sobre essas documentações irei expor nesse artigo as formas de saber se o habite-se foi aprovado. 

E então, vamos juntos nessa jornada de conhecimento?

Imagem do guia da qualificação de leads

Como saber se o habite-se foi aprovado?

Como saber se o habite-se foi aprovado : imagem de uma mulher com expressão de felicidade segurando um papel.

O documento que atesta o habite-se é extremamente importante, pois, comprova que a obra foi executada de acordo com a legislação do local em que foi construída. Essa certidão assegura aos futuros proprietários que as instalações hidráulicas e elétricas estão conforme as normas exigidas. 

Além de saber como funciona o habite-se é preciso acompanhar o desenvolvimento desse como um registro. Mas, como saber se o habite-se foi aprovado? Se tratando de uma aprovação realizada por prefeituras ou órgãos responsáveis é necessário buscar as informações com essas instituições. 

A tecnologia também colabora com o contato entre as emissoras e o requerente. Por isso, hoje, tem como consultar habite-se pela internet ou mesmo ir até o departamento de urbanismo, prefeitura ou órgão equivalente na região do empreendimento. 

O incorporador ou construtor pode optar por diversas formas de consulta para saber se o habite-se já está aprovado. Pontuarei essas a seguir. 

Consulta direta na instituição responsável

A forma mais antiga de como saber se o habite-se foi aprovado é indo até a instituição ao qual o requerimento do documento foi entregue. Nesse caso é preciso ir pessoalmente ao departamento e solicitar a verificação da situação sobre o habite-se. 

Esses órgãos oferecem as informações específicas caso o processo tenha sido interrompido ou esteja demandando mais tempo do que o planejado. Assim, as orientações sobre a adição de documentos para o habite-se e a previsão da aprovação são feitas de forma ágil. 

Consulta online

Como saber se o habite-se foi aprovado : close nas mãos de uma pessoa em frente a um notebook. Em frente ao notebook uma ilustração de página de site.

Atualmente, com a praticidade gerada pela interação das instituições e legislações com a tecnologia, como saber se o habite-se foi aprovado se tornou um processo rápido e simples. Diversas prefeituras fornecem um serviço de consulta online que colabora com a verificação do status do requerimento. 

O acesso é simples, basta entrar no site do órgão responsável pela aprovação e busque pela seção de consulta de processos ou documentos. Deve-se fornecer informações como: 

  • Número do processo 
  • Endereço do imóvel 

Assim, após o preenchimento dos campos necessários o sistema irá informar o status do habite-se requerido. 

Consulta telefônica

Uma outra maneira funcional de como saber se o habite-se foi aprovado é contatar a prefeitura ou demais órgãos por telefone. O número de contato está, geralmente, disponível no site oficial ou em diretórios de serviços públicos. 

É preciso anotar as informações sobre o número do processo, endereço do imóvel ou demais ações relevantes antes de contatar o órgão responsável. Ao se comunicar com o atendente solicite a verificação do status do habite-se ao fornecer as informações sobre o requerimento

Anote as informações que forem fornecidas durante a ligação, isso incluí a aprovação ou não do documento. Qualquer pendência ou próximos passos devem estar devidamente anotados para auxiliar na resolução

Consulta com profissionais

Como saber se o habite-se foi aprovado: close nas mãos de duas pessoas segurando papeis e fazendo anotações.

Caso a maneira de como saber se o habite-se foi aprovado apresente mais dificuldades do que deveria, é possível consultar um profissional. Arquitetos, engenheiros ou consultores imobiliários podem colaborar com a obtenção do status do requerimento. 

Agende uma consulta para discutir a situação após escolhe o profissional. Explique os motivos para a verificação do habite-se e entregue os documentos necessários para a análise do status. 

O consultor irá orientar, especificamente com base na legislação da localidade, os próximos passos que deverão ser tomados, assim como oferecerá assistência durante a finalização do processo. Se a situação da reprovação for grave, opte por contatar um profissional específico que irá lidar diretamente com a regularização e verificação do habite-se. 

O que você aprendeu nesse conteúdo

Qual órgão é responsável pela aprovação do habite-se? 

A prefeitura do local onde está ocorrendo a construção do empreendimento. A solicitação do habite-se pode ser designada à órgãos competentes como o departamento de urbanismo. 

Infográfico sobre experiencia do cliente
Onde consultar a situação do habite-se? 

No cartório de registro de imóveis, no site ou por contato telefônico com a prefeitura ou até mesmo no site da secretária municipal de desenvolvimento econômico, inovação e simplificação.  

Como saber se o imóvel tem habite-se? 

Verificar no Cartório de Registro de Imóveis ou prefeitura o número de matrícula e endereço do imóvel, solicitando a certidão de Inteiro Teor e confirmar se na certidão encontra-se o registro do habite-se. 

Como fazer a análise do habite-se? 

Consulte quais são os documentos necessários para a realização do procedimento e suas especificidades na localidade, reúna a documentação, realize a vistoria, regularize as pendências e pague as taxas. 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 700 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração