Em duas palavras, eu te conto uma história de terror: venda duplicada. Pois é, uma coisinha dessas pode dar um medo imenso nos corretores de imóvel, gestores e outros profissionais do mercado imobiliário. Mas, onde existe um problema, deve haver uma solução, e é assim que nasce o famoso Espelho de Vendas.
Em outras palavras, o Espelho de Vendas é uma ferramenta que gerencia a disponibilidade de unidades de determinado empreendimento, através dele, é possível ter acesso a dados em tempo real e checar o status de cada unidade.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe comigo.
Sumário
Espelho de Vendas: o que é?
Conhecido em alguns lugares pelo nome de Mapa de Disponibilidade, o Espelho de Vendas é uma ferramenta que otimiza a gestão de disponibilidade de empreendimentos.
Além de possibilitar a visualização de informações relevantes, como a metragem do terreno, a localização do lote e seu status de reserva, o espelho de vendas também permite ao corretor de imóveis separar a unidade desejada pelo cliente em poucos cliques. Assim, pode-se dizer que essa ferramenta é fundamental para incorporadoras, pois automatizam o dia a dia das equipes ligadas ao setor comercial.
Com o espelho de vendas, a empresa consegue:
- Entender o Perfil do Público-Alvo
- Adaptar Estratégias de Marketing e Vendas
- Elaborar Projetos de Acordo com as Tendências de Mercado
- Reduzir Custos Operacionais
- Impulsionar a Produtividade dos Corretores
- Fidelizar Clientes de Forma Assertiva.
Além disso, a técnica colabora com a minimização de falhas de comunicação, vendas duplicadas e das desistências interligadas ao processo de reserva de unidades. Para que você compreenda melhor o que esse conceito representa, separei um material prático logo abaixo.
O que é o espelho de um imóvel?
O ato de fazer o “espelho” de um determinado imóvel é relacionada ao valor de percepção dos clientes comparado aos valores aproximados dentro do mercado imobiliário. Desse modo, pode-se caracterizar essa ação como uma análise qualitativa que os possíveis compradores atribuem ao imóvel, geralmente baseadas em:
- Preço
- Características
- Localidade
- Condição da Propriedade
Assim, essa atividade desenvolve, diante da perspectiva do cliente, a estratégia de avaliação de mercado e projetar empreendimentos ou ações de captação efetivas. Isso porque as comparações de imóveis disponíveis colaboram com a construção do perfil de público e das percepções sobre os investimentos imobiliários.
Ou seja, a definição de o que é um espelho de imóvel nada mais é do que uma avaliação subjetiva que constrói a atratividade das propriedades de acordo com o valor percebido, taxas de competitividade e os potenciais compradores. Através do espelho de imóveis é possível definir e aplicar estratégias de marketing e precificação bem-sucedidas.
Os problemas que o Espelho de Vendas resolve
A funcionalidade promete mudar o mercado. Isso porque, hoje, o processo comercial que abre mão do espelho de vendas é muito mais lento. O cliente precisa, por vezes, esperar dias até descobrir se sua reserva foi efetuada com sucesso ou não.
E, além da grande espera, o que por si só é um problema para o consumidor digital, existem também os riscos de reservas duplicadas. A principal dificuldade acontece quando, por falta de comunicação, dois ou mais corretores demonstram interesse na mesma unidade. Pode-se levar dias até que o erro seja compreendido e, só então, notificado ao cliente.
Sabendo disso, um espelho de vendas te dá a:
- Visualização simplificada de unidades
- Visualização nos formatos de lista ou mapa
- Identificação por cores do status de cada unidade
- Possibilidade de saber quais unidades estão reservadas, indisponíveis e livres
- Aba de informações com metragem do terreno, localização e outros
- Visualização via celular, computador, tablet e outros dispositivos
Quer saber como vender mais usando inteligência de dados? Veja este artigo.
Benefícios do Espelho de Vendas
Com explicado, o espelho de vendas é uma funcionalidade muito prática para o mercado imobiliário. Ele pode também vir associado a um CRM, como é o caso do CV CRM. Dessa forma, além de trazer todos os benefícios de um mapa de disponibilidades, essa ação ainda está relacionada a outras centenas de funcionalidades da plataforma.
Veja agora quais são as maiores vantagens do espelho de vendas:
Traz informações em tempo real
É possível, através do espelho de vendas, acompanhar todos os dados do seu empreendimento em tempo real. Assim, seus corretores podem informar o cliente sobre quaisquer detalhes da unidade e até mesmo apresentá-los ao mapa de disponibilidade. Além disso, tudo pode ser feito em dispositivos de acesso remoto através do ambiente online.
Evita reservas duplicadas
Além do mais, o espelho de vendas também acaba com as reservas duplicadas. Isso acontece porque, uma vez que o corretor demonstra interesse em determinada unidade, ela deixa de estar disponível para os outros profissionais usuários da plataforma. Assim, não existem chances de dois corretores tentarem reservar o mesmo imóvel.
Mas o benefício ainda vai além em plataformas como o CV! Como nem toda reserva é garantia de venda, o corretor ainda pode entrar na fila de espera numa unidade já reservada. Caso essa volte a ficar disponível, os corretores da fila serão notificados um a um.
Centraliza a venda
O espelho de vendas centraliza a venda numa ferramenta. Isso é ótimo, à medida que evita retrabalho, vai e vem de informações e perda de dados. O processo comercial se torna mais prático, ágil, dinâmico e moderno para todas as partes envolvidas.
Otimiza o atendimento ao cliente
Em pesquisa sobre o comportamento dos consumidores digitais, a empresa Conversion apresentou o resultado de uma pesquisa onde 52,9% dos entrevistados responderam que é indispensável ter um bom atendimento e comunicação assertiva com vendedores.
Tudo o que acontece entre cliente e corretor durante o pré-venda faz parte dessa experiência de atendimento.
Dizer ao seu consumidor que a reserva dele não foi concluída por duplicação é frustrante, especialmente para ele. E é exatamente para ir contra esse “filme de terror imobiliário” que o espelho de vendas foi projetado. O corretor que faz bom uso da ferramenta atende melhor o cliente, evita problemas de venda, garante que a compra seja efetuada e que o cliente esteja satisfeito com a assinatura de contrato.
Como a tecnologia favorece o espelho de vendas?
Assim como em diversas áreas do mercado imobiliário a tecnologia é fundamental para o desenvolvimento dos processos. No caso do espelho de vendas essa ligação ocorre pela automatização da coleta e análise de dados, identificação do perfil do cliente de acordo com as interações registradas e os padrões de compra informados.
Outra vantagem de interligar o espelho de vendas à tecnologia é exatamente a automação do processo de consulta, agendamento e reserva de unidades. Possibilitando aos responsáveis o acompanhamento de cada imóvel disponível para a negociação, os processos em andamento e as desistências de compra.
Assim, a tecnologia ajuda o usuário a visualizar as etapas do funil de vendas e impulsiona a finalização bem-sucedida da jornada de compra. Explorarei uma inovação de sistema de gestão que irá impactar, positivamente, na execução do espelho de vendas da sua incorporadora.
AW Maps: uma nova forma de visualizar seu espelho de vendas
Para comemorar seus 10 anos de expertise no mercado imobiliário, o CV CRM propôs inúmeras evoluções, tanto em ferramentas quanto em melhorias de usabilidade.
Uma dessas grandes novidades é o AW Maps.
O AW Maps é uma funcionalidade que busca mudar completamente a forma como você acessa, visualmente, o espelho de vendas. A ferramenta pioneira traz como principal ação do mapa de disponibilidade o processo tridimensional e interativo. Acompanhe:
Para quem o AW Maps é indicado?
O AW Maps é amplamente indicado para incorporadoras que projetam empreendimentos horizontais como condomínios de casas ou loteamentos.
Para que incorporadoras verticais também possam utilizar o mapa de disponibilidade CV, o software também oferece outras opções de visualização do espelho de vendas, em duas dimensões ou lista.
Como utilizar o AW Maps?
Tudo o que você precisa fazer é cadastrar a planta do seu empreendimento e deixá-la visível no seu AW Maps.
Em seguida, você pode configurar seu mapa, adicionando pins às diferentes unidades, girando o mapa em diferentes ângulos e podendo dar zoom em pontos do empreendimento.
Cada pin representará uma unidade. Todas elas estarão configuradas no AW Maps e formarão uma lista de acesso rápido. Clicando numa unidade da lista, seu mapa automaticamente dará zoom na unidade escolhida, simplificando a visualização do lote.
Saiba mais!
Os diferenciais do AW Maps
Além de todos os benefícios que um espelho de vendas promete, o AW Maps traz um grande diferencial competitivo para a sua empresa.
Você pode, por exemplo, apresentá-lo ao cliente, para que ele mesmo interaja com o mapa e visualize onde se localiza a unidade que deseja. A experiência com o mapa 3D é bastante significativa para o processo de compra do consumidor digital.
Outros diferenciais do AW Maps são:
- O uso de ícones personalizáveis para indicar as unidades
- Upload de plantas humanizadas e realistas
- Visão panorâmica do mapa
Com o Espelho de Vendas, você impulsiona seu negócio
Já deu para ver que o espelho de vendas foi uma das tecnologias aplicadas ao mercado imobiliário que chegaram com o intuito de modernizar nossos negócios. E, muito além de uma tecnologia, essa ferramenta pode ser um “braço direito” em todo o seu processo comercial, inclusive no atendimento ao seu cliente.
E você? Está esperando o que para ter a melhor gestão de disponibilidade possível?
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