Análise de dados para construtoras: principais ferramentas e indicadores
A gestão orientada a dados é uma realidade de empresas de qualquer setor. Na construção civil essa prática ganha ainda mais camadas. A análise de dados para construtoras é feita em várias fases da cadeia produtiva, desde o planejamento do projeto até a complexidade das vendas.
Porém, com tantas ferramentas tecnológicas e dados disponíveis hoje em dia, um dos grandes problemas de quem trabalha no segmento da construção é saber para que dados olhar.
Por isso, neste artigo pretendo discutir os principais indicadores de desempenho da construção civil, as ferramentas usadas para coleta e acompanhamento de dados e a importância da tecnologia e da automação nesse processo.
Sumário
Por que é importante entender a análise de dados para construtoras

A cultura de dados transformou o segmento da construção principalmente por resolver gargalos que o setor sempre teve, como por exemplo imprevisibilidade, ineficiência produtiva e desperdícios (de tempo, dinheiro e materiais).
Tradicionalmente, as decisões na construção civil eram baseadas nas experiências dos gestores e engenheiros. Até certo ponto, essa forma de tomar decisões dava certo, mas dependia exclusivamente da experiência do profissional, o que abria margem para erros e impossibilitava a existência de um sistema confiável para medir e prever cenários.
Na construção civil lidamos com grandes projetos, que envolvem muitos recursos (financeiros, de materiais e de pessoas). Então, antecipar cenários e ter uma operação muito bem definida é tão importante para o setor.
Os dados trouxeram previsibilidade e controle
Com o avanço da tecnologia começou a ser possível armazenar o histórico e tratar milhares de dados operacionais em tempo real. Assim, a análise de dados para construtoras passou a ser ponto chave na escalabilidade das empresas de construção civil.
Surgiram então, os sistemas de medição de produtividade, cronogramas digitais, sensores de obra, ERP para construção civil, CRMs e vários outras possibilidades de coletar, armazenar e analisar dados.
Essa revolução digital permitiu:
- Prever desvios de prazo e custo;
- Simular cenários antes de tomar decisões;
- Medir produtividade de equipes e fornecedores;
- Ajustar o planejamento com base em fatos, não achismos.
Num dos episódios do CV na Prática Podcast, conversamos com Jorge Alvarez, CEO da Construmarket, para conversar sobre o impacto da tecnologia na gestão de dados. Veja o episódio completo:
Os KPIs mais importantes para a construção civil
A construção civil tem, então, um processo muito mais claro. Através de indicadores de desempenho temos uma visão 360° dos projetos e do negócio. Alguns indicadores dão uma ótima visão holística do negócio e são aqueles KPIs clássicos da construção civil, como por exemplo:
- Porcentagem de concluído x planejado;
- Custo por metro quadrado real x orçado;
- Índice de retrabalho;
- EV (Valor agregado): compara o que foi planejado, o que foi feito e quanto foi gasto para mostrar se a obra está adiantada, atrasada, mais cara ou mais barata do que o previsto;
- PV (Valor planejado): é o valor que deveria ter sido executado até o momento, segundo o cronograma;
- AC (Custo real): quanto foi realmente gasto até o momento;
- CPI (Índice de desempenho de custo): mede se a obra está dentro ou fora do orçamento;
- SPI (índice de desempenho de prazo): revela se a obra está adiantada ou atrasada.
Esse tipo de análise de dados para construtoras permite a ação rápida, seja uma revisão de contratos, o replanejamento de frentes de serviço, a correção de desvios antes que impactem na obra de forma geral, etc.
Ferramentas de análise de dados para construtoras
A importância de ter dados atualizados é a possibilidade de tomar decisões e adaptar o planejamento de forma rápida. A agilidade na tomada de decisões na construção civil, muitas vezes define o sucesso do projeto.
Além disso, as ferramentas de coleta e análise de dados permitem a democratização ao acesso dessas informações torna a operação muito mais eficiente. Hoje, diretores, engenheiros e até corretores conseguem acessar dashboards em tempo real e ajustar ações com base em dados atualizados.
Hoje já existem ferramentas tecnológicas para cada fase do processo, destaco aqui as etapas de incorporação, pré-obra, obra e vendas. Veja na lista abaixo os tipos de soluções existentes para cada fase:
- Pré-obra: ferramentas de análise de viabilidade, de análise financeira e orçamentária, de modelagem e compatibilização e de planejamento de obra;
- Obra: ERPs construtivos, ferramentas de BI e dashboards de acompanhamento da obra, ferramentas de gestão de qualidade;
- Vendas: CRM imobiliário, portais de cliente e outras ferramentas de pós-venda, ferramentas de assinatura digital e outras ferramentas focadas na experiência do cliente.
A integração como solução de análise de dados para construtoras
Como a linha produtiva da construção é bastante extensa e, como citei acima, existem ferramentas para cada fase do processo, uma questão passou a ser comum: a necessidade de integração entre as ferramentas e, consequentemente, entre as fases da cadeia produtiva.
Digamos que a adoção de sistemas digitais é o primeiro passo para ter uma gestão orientada a dados. O próximo passo, então, é integrar todos esses sistemas, já que o uso de vários pode gerar erros em informações duplicadas e retrabalho.
A integração de dados em incorporadoras é o que permite, inclusive, ter uma visão estratégica de toda a cadeia produtiva e não apenas partes dela. É o que chamamos de gestão 360º.
Por isso, falamos sempre sobre a importância de criar um bom ecossistema tecnológico para otimizar a operação, desburocratizar o desenvolvimento do projeto o máximo possível e melhorar a experiência do cliente.
Entenda o que um ecossistema de tecnologia precisa ter.
A nova era da construção é orientada a dados

Num setor tão complexo quanto o da construção, é impossível não adotar uma gestão orientada a dados. A análise de dados para construtoras já deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade.
Além de acompanhar o desempenho dos projetos, as ferramentas digitais também integram equipes e setores.
Se você compreende quais dados são relevantes para a sua operação e objetivos da empresa, fica muito mais fácil manter a saúde do negócio e vender muito mais.
Você também pode se interessar por…
Você já conhece o CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 12 anos de experiência, mais de 1000 incorporadoras clientes e mais de 300 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.