Vendarketing Imobiliário: impulsionando sua incorporadora com o conceito

Vendarketing: pessoa segura duas peças de quebra-cabeça

Quem é mais importante: aquele que vende ou aquele que encaminha o cliente até a venda? Essa questão já deixou diversas empresas de cabelo em pé no decorrer dos anos. Contudo, hoje entendemos que tanto o setor comercial quanto o de marketing são igualmente responsáveis pelo sucesso empresarial, e é justamente por isso que entender o conceito de Vendarketing é tão importante.  

Vendas e Marketing nunca precisaram tanto um do outro. Agora, vender não é uma ação pontual, mas um movimento contínuo rumo à satisfação do cliente. E, para garantir sucesso nessa empreitada, unir os dois setores pode ser o único caminho viável.  

No artigo de hoje, vamos aprender mais sobre o conceito de Vendarketing e suas aplicações para o mercado imobiliário 

Vamos lá? 

Vendarketing: Vendas + Marketing 

Vendarketing: casinha de madeira e placa de "sold", vendido

Que termo estranho, hein? Vendarketing realmente pode soar esquisito num primeiro momento. Mas, após entender o que ele significa, as coisas fazem muito mais sentido.  

O Vendarketing vem da união de dois termos: Vendas e Marketing. Dentro de uma empresa imobiliária, os dois são setores imprescindíveis para o sucesso comercial.  

Portanto, Vendarketing é o conceito que defende o alinhamento estratégico desses dois setores tão importantes. Seu objetivo com isso é potencializar desde a captação de novos clientes até o fechamento de negócios.  

Em inglês, o termo já faz sucesso com o nome de Smarketing (Sales + Marketing), e chega ao mercado imobiliário nacional com a promessa de revolucionar a forma como vendemos imóveis.  

SLA: o parâmetro do Vendarketing 

Um conceito bastante comum quando falamos de Vendarketing é o SLA, ou Service Level Agreement.  

Podendo ser traduzido como Acordo de Nível de Trabalho, o SLA atua como um “formalizador” de atividades. Mas, para entendê-lo, antes é importante saber o motivo de sua existência.  

É comum que os setores não se comuniquem com eficiência dentro de algumas empresas. E essa é uma realidade também para os núcleos de venda e marketing. O que acontece nesses casos é a culpabilização de um setor para o outro sobre quem deixou de cumprir com suas tarefas.  

O SLA nasce para acabar com esse problema, estabelecendo metas concretas e objetivas para cada um dos departamentos. Assim, as considerações não ficam à mercê do entendimento de cada pessoa particular, mas de objetivos acordados entre equipes.  

Um exemplo de SLA é o seguinte: O Marketing deve passar semanalmente 10 MQLs válidos para o setor de Vendas. Os termos de validade de um MQL devem ser debatidos e acordados entre equipes para que não haja enganos.  

Vendarketing e Mercado Imobiliário 

Vendarketing: mulher segura chave de casa própria e sorri

Embora o mercado imobiliário pareça surfar nas crises econômicas e se manter de pé apesar das ondas, estudos apontam que, para 2022, o cenário imobiliário se apresenta um tanto quanto complicado. Segundo pesquisa realizada pela consultoria Brain, a inflação é a responsável pela diminuição do poder de compra nos próximos meses.  

Em meio a um cenário de ondas desfavoráveis ao setor, a importância de alinhar marketing e vendas é ainda mais palpável para o mercado.  

Para vender, é importante que sejamos vistos e que criemos uma relação de confiança com o consumidor. Numa realidade tão desfavorável para a venda, é mais essencial que nunca que a jornada de consumo seja o mais suave possível. Afinal de contas, qualquer problema pode desestimular o cliente e impedir a venda.  

O Vendarketing Imobiliário é mais que uma estratégia: é uma forma de sobreviver.  

Benefícios do Vendarketing Imobiliário 

Vendas e Marketing, por si só, já trazem benefícios expressivos para uma empresa. Sem as vendas, claro, sua marca não tem receita. E sem o marketing, ela não tem clientes a prospectar. Então é claro que, ao juntarmos os dois conceitos, criaríamos uma estratégia extremamente benéfica ao setor imobiliário.  

Vamos conhecer cada um desses benefícios! 

Passagem de bastão mais suave 

A passagem de bastão é o momento-chave do processo comercial. É quando uma equipe transfere o cliente para o time seguinte, que cuidará da conta dali em diante.  

Isso acontece frequentemente entre Marketing e Vendas. O time de Marketing capta e qualifica o contato, e, uma vez realizada a qualificação do lead, ele é encaminhado para o setor de vendas. Contudo, sem o vendarketing, essa passagem de bastão pode ser brusca.  

Os principais problemas da passagem de bastão são: 

  • Um time não passa informações suficientes da conta para o outro 
  • A equipe não avisa ao lead que ele está sendo transferido para outro time 
  • Existe uma demora muito grande entre a passagem de bastão, esfriando o lead 

Todos esses problemas podem ser resolvidos quando se alinha marketing e vendas. Com uma comunicação mais integrada e contínua, bem como aplicação do SLA, o lead é transferido com mais cautela para o outro time, sem grandes solavancos na comunicação ou perda de dados relevantes.  

Definição de metas realistas 

Que empresa nunca lidou com a criação de metas inatingíveis? Isso é completamente natural e não deve ser visto como algo ruim: o primeiro passo para a definição das boas metas é, de fato, definir alguma meta. 

No entanto, pode ser frustrante se deparar constantemente com metas irreais. Objetivos pouco realistas acabam com a motivação proatividade da equipe, e o vendarketing busca prevenir problemas como esse.  

As metas, no vendarketing, são estipuladas em conjunto e seguem um critério cuidadoso de qualidade e realismo. São aquilo que conhecemos como Metas S.M.A.R.T. Através delas, é muito mais fácil garantir o bom desempenho das equipes em suas funções.  

Escalabilidade 

A escalabilidade é o poder de crescer organica e continuamente com sua empresa. E o vendarketing é capaz de te proporcionar isso através da previsibilidade de receita.  

Acontece da seguinte forma: com o alinhamento estratégico entre marketing e vendas e a definição de metas alcançáveis entre os times, é possível prever quantos leads serão passados entre equipes. Além disso, com o tempo, também é possível planejar quantos desses leads fecharão com sua incorporadora. Isso te permite avaliar os custos presentes e antever a receita futura. 

Com previsibilidade, sua chance de crescer é muito maior, uma vez que seus times ganham perspectiva e conseguem estar à frente dos imprevistos.  

O que é necessário para o Vendarketing Imobiliário? 

Se o Vendarketing é tão interessante assim, acredito que você esteja se perguntando: então, no fim das contas, como coloco essa técnica em prática? 

Acredite, é mais simples que parece: para conseguir um vendarketing eficiente, é importante que sua incorporadora conte com um bom CRM imobiliário 

O CRM é uma plataforma de relacionamento com o cliente que foca seus esforços sobretudo nos times de Marketing e Vendas. Dessa forma, o CRM desenvolve soluções que deliberadamente alinham as duas equipes durante toda a jornada de venda.  

Por meio de um CRM, sua estratégia de Vendarketing possui: 

  • Comunicação centralizada 
  • Visualização completa de contatos 
  • Passagem de informação sem erros 
  • Fluxo de trabalho personalizado e acordado entre equipes 
  • Gestão completa de todo o processo comercial  

Para o mercado imobiliário do futuro, CRM é o que há de mais novo e completo em termos de gestão comercial. Além de capacitar equipes no trabalho conjunto, a plataforma por si só executa funções de automação essenciais para uma boa estratégia tanto de vendas quanto de marketing.  

Vendarketing: a integração do futuro 

Vendarketing: pessoa segura duas peças de quebra-cabeça

Depois de tudo o que aprendemos hoje, é seguro dizer que o vendarketing é a integração que tem a cara do futuro. Ao unirmos o melhor dos dois universos, entregamos ao mercado imobiliário um conjunto estratégico de soluções que não apenas viabilizam a venda, como também a tornam mais prática, simples e fluida.  

Se você gostou do assunto, que tal aprender mais sobre integração entre Marketing e Vendas neste outro post? 

 

Você já conhece o CV?  

Este conteúdo é oferecido para você pelo Construtor de Vendas, o CRM mais completo do mercado imobiliário. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.   

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização agilidade nos seus processos internos. Quer conhecer mais? Acesse o site do CV!    

Para saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram 

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV! 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração