Vendarketing Imobiliário: impulsionando sua incorporadora com o conceito

Quem é mais importante: aquele que vende ou aquele que encaminha o cliente até a venda? Essa questão já deixou diversas empresas de cabelo em pé no decorrer dos anos. Contudo, hoje entendemos que tanto o setor comercial quanto o de marketing são igualmente responsáveis pelo sucesso empresarial, e é justamente por isso que entender o conceito de Vendarketing é tão importante.  

Vendas e Marketing nunca precisaram tanto um do outro. Agora, vender não é uma ação pontual, mas um movimento contínuo rumo à satisfação do cliente. E, para garantir sucesso nessa empreitada, unir os dois setores pode ser o único caminho viável.  

No artigo de hoje, vamos aprender mais sobre o conceito de Vendarketing e suas aplicações para o mercado imobiliário 

Vamos lá? 

Vendarketing: Vendas + Marketing 

Vendarketing: casinha de madeira e placa de "sold", vendido

Que termo estranho, hein? Vendarketing realmente pode soar esquisito num primeiro momento. Mas, após entender o que ele significa, as coisas fazem muito mais sentido.  

O Vendarketing vem da união de dois termos: Vendas e Marketing. Dentro de uma empresa imobiliária, os dois são setores imprescindíveis para o sucesso comercial.  

Portanto, Vendarketing é o conceito que defende o alinhamento estratégico desses dois setores tão importantes. Seu objetivo com isso é potencializar desde a captação de novos clientes até o fechamento de negócios.  

Em inglês, o termo já faz sucesso com o nome de Smarketing (Sales + Marketing), e chega ao mercado imobiliário nacional com a promessa de revolucionar a forma como vendemos imóveis.  

SLA: o parâmetro do Vendarketing 

Um conceito bastante comum quando falamos de Vendarketing é o SLA, ou Service Level Agreement.  

Podendo ser traduzido como Acordo de Nível de Trabalho, o SLA atua como um “formalizador” de atividades. Mas, para entendê-lo, antes é importante saber o motivo de sua existência.  

É comum que os setores não se comuniquem com eficiência dentro de algumas empresas. E essa é uma realidade também para os núcleos de venda e marketing. O que acontece nesses casos é a culpabilização de um setor para o outro sobre quem deixou de cumprir com suas tarefas.  

O SLA nasce para acabar com esse problema, estabelecendo metas concretas e objetivas para cada um dos departamentos. Assim, as considerações não ficam à mercê do entendimento de cada pessoa particular, mas de objetivos acordados entre equipes.  

Um exemplo de SLA é o seguinte: O Marketing deve passar semanalmente 10 MQLs válidos para o setor de Vendas. Os termos de validade de um MQL devem ser debatidos e acordados entre equipes para que não haja enganos.  

Vendarketing e Mercado Imobiliário 

Vendarketing: mulher segura chave de casa própria e sorri

Embora o mercado imobiliário pareça surfar nas crises econômicas e se manter de pé apesar das ondas, estudos apontam que, para 2022, o cenário imobiliário se apresenta um tanto quanto complicado. Segundo pesquisa realizada pela consultoria Brain, a inflação é a responsável pela diminuição do poder de compra nos próximos meses.  

Em meio a um cenário de ondas desfavoráveis ao setor, a importância de alinhar marketing e vendas é ainda mais palpável para o mercado.  

Para vender, é importante que sejamos vistos e que criemos uma relação de confiança com o consumidor. Numa realidade tão desfavorável para a venda, é mais essencial que nunca que a jornada de consumo seja o mais suave possível. Afinal de contas, qualquer problema pode desestimular o cliente e impedir a venda.  

O Vendarketing Imobiliário é mais que uma estratégia: é uma forma de sobreviver.  

Benefícios do Vendarketing Imobiliário 

Vendas e Marketing, por si só, já trazem benefícios expressivos para uma empresa. Sem as vendas, claro, sua marca não tem receita. E sem o marketing, ela não tem clientes a prospectar. Então é claro que, ao juntarmos os dois conceitos, criaríamos uma estratégia extremamente benéfica ao setor imobiliário.  

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Vamos conhecer cada um desses benefícios! 

Passagem de bastão mais suave 

A passagem de bastão é o momento-chave do processo comercial. É quando uma equipe transfere o cliente para o time seguinte, que cuidará da conta dali em diante.  

Isso acontece frequentemente entre Marketing e Vendas. O time de Marketing capta e qualifica o contato, e, uma vez realizada a qualificação do lead, ele é encaminhado para o setor de vendas. Contudo, sem o vendarketing, essa passagem de bastão pode ser brusca.  

Os principais problemas da passagem de bastão são: 

  • Um time não passa informações suficientes da conta para o outro 
  • A equipe não avisa ao lead que ele está sendo transferido para outro time 
  • Existe uma demora muito grande entre a passagem de bastão, esfriando o lead 

Todos esses problemas podem ser resolvidos quando se alinha marketing e vendas. Com uma comunicação mais integrada e contínua, bem como aplicação do SLA, o lead é transferido com mais cautela para o outro time, sem grandes solavancos na comunicação ou perda de dados relevantes.  

Definição de metas realistas 

Que empresa nunca lidou com a criação de metas inatingíveis? Isso é completamente natural e não deve ser visto como algo ruim: o primeiro passo para a definição das boas metas é, de fato, definir alguma meta. 

No entanto, pode ser frustrante se deparar constantemente com metas irreais. Objetivos pouco realistas acabam com a motivação proatividade da equipe, e o vendarketing busca prevenir problemas como esse.  

As metas, no vendarketing, são estipuladas em conjunto e seguem um critério cuidadoso de qualidade e realismo. São aquilo que conhecemos como Metas S.M.A.R.T. Através delas, é muito mais fácil garantir o bom desempenho das equipes em suas funções.  

Escalabilidade 

A escalabilidade é o poder de crescer organica e continuamente com sua empresa. E o vendarketing é capaz de te proporcionar isso através da previsibilidade de receita.  

Acontece da seguinte forma: com o alinhamento estratégico entre marketing e vendas e a definição de metas alcançáveis entre os times, é possível prever quantos leads serão passados entre equipes. Além disso, com o tempo, também é possível planejar quantos desses leads fecharão com sua incorporadora. Isso te permite avaliar os custos presentes e antever a receita futura. 

Com previsibilidade, sua chance de crescer é muito maior, uma vez que seus times ganham perspectiva e conseguem estar à frente dos imprevistos.  

O que é necessário para o Vendarketing Imobiliário? 

Se o Vendarketing é tão interessante assim, acredito que você esteja se perguntando: então, no fim das contas, como coloco essa técnica em prática? 

Acredite, é mais simples que parece: para conseguir um vendarketing eficiente, é importante que sua incorporadora conte com um bom CRM imobiliário 

O CRM é uma plataforma de relacionamento com o cliente que foca seus esforços sobretudo nos times de Marketing e Vendas. Dessa forma, o CRM desenvolve soluções que deliberadamente alinham as duas equipes durante toda a jornada de venda.  

Por meio de um CRM, sua estratégia de Vendarketing possui: 

  • Comunicação centralizada 
  • Visualização completa de contatos 
  • Passagem de informação sem erros 
  • Fluxo de trabalho personalizado e acordado entre equipes 
  • Gestão completa de todo o processo comercial  

Para o mercado imobiliário do futuro, CRM é o que há de mais novo e completo em termos de gestão comercial. Além de capacitar equipes no trabalho conjunto, a plataforma por si só executa funções de automação essenciais para uma boa estratégia tanto de vendas quanto de marketing.  

Vendarketing: a integração do futuro 

Vendarketing: pessoa segura duas peças de quebra-cabeça

Depois de tudo o que aprendemos hoje, é seguro dizer que o vendarketing é a integração que tem a cara do futuro. Ao unirmos o melhor dos dois universos, entregamos ao mercado imobiliário um conjunto estratégico de soluções que não apenas viabilizam a venda, como também a tornam mais prática, simples e fluida.  

Se você gostou do assunto, que tal aprender mais sobre integração entre Marketing e Vendas neste outro post? 

 

Você já conhece o CV?  

Este conteúdo é oferecido para você pelo Construtor de Vendas, o CRM mais completo do mercado imobiliário. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.   

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização agilidade nos seus processos internos. Quer conhecer mais? Acesse o site do CV!    

Para saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram 

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV! 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração