Tipos de INCC: Como cada um funciona? 

Os tipos de INCC são essenciais para a execução, finalização e entrega dos empreendimentos. 

No mercado imobiliário, existem diversos fatores que podem impactar, positiva ou negativamente, no cumprimento de prazos e na entrega de empreendimentos. Oscilações de preços são as principais responsáveis por atrasos no andamento de uma obra. 

A maior causa do aumento de custos está associada a mudanças socioeconômicas, como pôde-se observar durante a pandemia dos últimos anos. Essas intercorrências afetam diretamente na produtividade e lucratividade do setor de construção civil. 

Portanto, manter-se atualizado sobre as variações de preços é fundamental para conter gastos e replanejar o orçamento das obras. E, um dos principais indicadores dessa ação é o INCC. 

Enciclopédia do Marketing Imobiliário

Além de saber o que é INCC, como calcular o indicador é preciso descobrir quais são os tipos de INCC que podem ser utilizados no desenvolvimento das soluções orçamentárias. Por isso, irei explorar nesse artigo os tipos e funcionalidades de INCC disponíveis para a análise.  

Tipos de INCC

Tipos de INCC: imagem de uma mesa vista de cima com alguns papeis com gráficos, caminhões de brinquedo, uma lupa, algumas réguas e um notebook.

O índice é a melhor forma de analisar e visualizar as oscilações de valores, as porcentagens dispostas demonstram as variações. O INCC também possibilita a comparação entre os meses e demonstram o impacto da inflação e da taxa SELIC na economia do mercado imobiliário.  

Como você pôde acompanhar no artigo sobre o que é INCC, já conhece o indicador que movimenta grande parte das ações voltadas para o setor de imóveis. Agora, você precisa entender quais as formas mais precisas de identificar as oscilações do setor de materiais e mão de obra da construção civil. 

Existem 3 tipos de INCC: M, DI e 10. Cada um possui uma forma de cálculo diversa e são utilizados para avaliar as variações de custos da construção civil e colabora com o equilíbrio financeiro entre os gastos e os lucros. 

INCC-M

Um dos tipos de INCC é o de materiais, mais conhecido com INCC-M. Nesse índice é medida a variação dos preços de materiais e matérias-primas utilizados para desenvolver as obras da construção

A funcionalidade desse é representar as oscilações e evolução dos custos em insumos e matérias como: 

  • Cimento 
  • Aço 
  • Tijolos 
  • Tintas 
  • Madeiras 

O preço dos materiais essenciais impacta na execução e finalização das obras. Por isso, o cálculo desses insumos é feito mensalmente, para que as variações sejam consideradas e os custos possam ser reavaliados

O levantamento desse indicador é feito entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês em análise. Dessa forma, é possível reajustar os valores para compensar o aumento dos custos de forma justa e assertiva

As incorporadoras e construtoras utilizam o INCC-M como parâmetro para reajustar os valores de contratos sobre obras, serviços de construção e parcelas de financiamento imobiliário. Esse é um dos tipos de INCC que desempenha um papel essencial para a gestão de contratos e no acompanhamento do desenvolvimento da construção civil no Brasil. 

INCC- DI

Outro importante índice entre os tipos de INCC é o de Disponibilidade Interna, ou DI. O INCC-DI é uma forma de medir a variação de preços e custos da mão de obra, equipamentos e serviços interligados ao setor de construção civil. 

O DI, assim como o INCC-M, é calculado mensalmente e contempla: 

  • Salários dos trabalhadores 
  • Aluguel de equipamentos 
  • Serviços de engenharia 

Os gastos com a mão de obra e a infraestrutura primária para iniciar a construção de projetos estão dentro dessa representação calculada. Os dados obtidos no primeiro e no último dia de um determinado mês influenciam no reajuste de contratos e custos de contratações

As incorporadoras, construtoras e até os órgãos governamentais utilizam o INCC-DI como referência. Isso porque os custos associados aos trabalhadores do setor de construção tendo variações o andamento das obras pode ser prejudicado caso não haja reajustes. 

A função do INCC-DI é disponibilizar os valores alterados entre os meses para que as empresas ajustem os valores contratuais e compensem o aumento dos custos. Assim, a gestão de contratos e dos custos trabalhistas se torna agilizada e eficaz. 

INCC-10

Dentre os tipos de INCC, o calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia, o IBRE, da FGV, é chamado de INCC-10. O objetivo desse indicador é medir as variações dos custos de materiais em construções habitacionais

Esse indicador coleta informações de oscilações a partir do dia 11 de um mês até o dia 10 do próximo mês. Os resultados são divulgados no início da segunda quinzena, e podem ser avaliados por incorporadores, construtores e servidores ligados ao mercado imobiliário

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Exemplificando os dados desse tipo de INCC, trarei o quadro abaixo com os valores obtidos de janeiro até o mês de outubro de 2023

Mês Valor  Índice Acúmulo anual  Acúmulo em 12 meses 
Outubro 1.068,1450 0,36% 2,84% 3,41% 
Setembro 1.064,3140 0,18% 2,48% 3,04% 
Agosto 1.062,4170 0,17% 2,29% 2,84% 
Julho 1.060,6430 0,01% 2,12% 3,44% 
Junho 1.060,5040 1,19% 2,11% 4,73% 
Maio 1.048,0570 0,09% 0,91% 6,91% 
Abril 1.047,1230 0,22% 0,82% 7,61% 
Março 1.044,8100 0,12% 0,60% 8,63% 
Fevereiro 1.043,5290 0,33% 0,47% 8,86% 
Janeiro 1.040,0940 0,14% 0,14% 9,16% 

Fonte: Brasil Indicadores 

Atualizar-se sobre os dados desse indicador colabora com a apuração dos cálculos sobre os materiais a serem adquiridos. Também proporciona a modificação assertiva dos orçamentos e evita que as empresas tenham prejuízos no desenvolvimento de seus projetos

A diferenças entre os tipos de INCC

Tipos de INCC: imagem de uma mesa com muitos papeis com gráficos, um notebook e alguns itens de construção civil como um capacete e uma régua. Em destaque, mãos de duas pessoas apontando para os papeis.

Os tipos de INCC possuem a mesma finalidade, a diferença entre o INCC-M, INCC-DI e INCC-10 é o tempo entre a coleta dos dados. Enquanto o M e DI informam-se mensalmente, o 10 analisa as variações de preços de dez em dez dias.  

A importância de cada indicador se baseia na informatização eficaz para o reajuste de contratos da construção civil, de obras públicas, financiamentos imobiliários e acordos com empreiteiras. Todos os tipos de INCC têm impacto direto na evolução das obras, como você poderá entender no material separado abaixo.

Qual o tipo de INCC mais utilizado por construtoras?

[Imagem 3] 

Entre os tipos de INCC, o mais utilizado pelas construtoras é o que calcula os valores de mercado, o INCC-M. Através desse é possível acompanhar as mudanças significativas e reajustar os preços de forma coerente.  

Os materiais têm uma influência maior sobre o desenvolvimento das obras, e por isso, acompanhar as oscilações dos preços desses é algo indispensável. O INCC colabora com a atualização dos custos e mantem o fluxo de execução das obras

Contribuindo com os seus conhecimentos sobre os tipos de INCC, separei um material que define melhor como é o funcionamento e aplicação do reajuste durante a construção de um empreendimento.

É por isso que, apesar do INCC-DI ser bastante relevante, a variação de custos com os equipamentos e mão de obra é importante. Entretanto, os materiais utilizados para executar a obra acabam tendo destaque, pois, sofrem alterações regulares e impactam diretamente nos orçamentos das construtoras e incorporadoras. 

O que você aprendeu nesse conteúdo

Qual é o objetivo do INCC na economia brasileira? 

Indicar as mudanças de valores em insumos, materiais e mão de obra. Dessa forma, desenvolvem o planejamento orçamentário e movimentam as compras tanto desses materiais, quanto das próprias unidades de um empreendimento. 

Como o INCC é utilizado na prática pela indústria da construção? 

É utilizado para atualizar as construtoras e incorporadoras sobre os valores de materiais e mão de obra. Assim, as empresas podem reajustar os custos sem prejuízos financeiros ou de andamento das construções. 

Quais são os principais fatores que podem influenciar as variações do INCC? 

Fatores sazonais, aumento ou diminuição inflacionária, oferta e demanda de mão de obra e oscilações de políticas nacionais e mundiais. 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 700 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração