Pix na construção civil: descubra o que é, como funciona e quais são os efeitos

Você já está por dentro da novidade, o Pix? Baseia-se em uma nova modalidade de pagamento digital que promete transformar a forma de realizar transações financeiras, atingindo clientes e negócios. Além de facilitar, buscar agilizar o processo destas transações. Criado pelo Banco Central (BC), o Pix chegou para solucionar alguns problemas antigos.  Mas e o pix na construção civil?

Você já deve imaginar que os sistemas bancários possuem horário e dia fixos, não funcionam aos fins de semana e feriados, e demandam tempo para a compensação de pagamentos, entre outras questões. Através do Pix, isso tudo vai mudar.

Deste modo, observa-se facilmente a crescente popularização da novidade. No primeiro mês de funcionamento pleno, as transações realizadas no novo sistema de pagamentos do Banco Central (BC), movimentaram um total de R$ 83,4 bilhões. Ao todo, foram 92,5 milhões de transações. Com relação ao número de chaves cadastradas, elas somam 116 milhões.

Por isso, empresas do setor da construção civil necessitam se preparar para adotar esse novo sistema instantâneo de pagamento se quiserem acompanhar as mudanças da transformação digital.

Imagem do guia da qualificação de leads

Mas não precisa se preocupar, hoje nós vamos esclarecer suas dúvidas em relação ao Pix e como esse meio de pagamento eletrônico funciona, além dos efeitos que trará para a sua incorporadora. Vamos lá?

O que é Pix? 

O Pix é o mais novo sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC). Além de competitivo, sua proposta é ser um meio de pagamento mais seguro e rápido. Trazendo isso para a prática, entre suas várias funcionalidades, ele possibilita realizar transferências e pagamentos em até dez segundos, e essas transações podem acontecer 24 horas por dia, em todos os dias do ano, inclusive aos finais de semana e feriados.

Além disso, é permitido também executar transações digitando somente o número do celular ou CPF da pessoa que irá receber o valor, eliminando a necessidade de digitar todos os dados da conta. No entanto, as instituições financeiras necessitam cumprir com uma série de requisitos exigidos pelo próprio BC para disponibilizarem o Pix.

Entre eles, está a alta disponibilidade desse serviço, tanto para o pagador quanto para o recebedor. Assim, através do Pix, também será possível fazer pagamentos em tempo real a lojas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, além de quitar contas de água e luz, e até recolher impostos.

O que muda com o Pix? 

A sua instantaneidade é a principal característica do Pix. Você já conhece como funciona o sistema TED ou DOC, eles levam horas ou até dias para acontecer, a depender do horário. Através do Pix, a movimentação financeira é imediata. O recebedor poderá ter seu dinheiro na conta em até 10 segundos.

Além disso, com o Pix, os fluxos de pagamentos de forma geral irão sofrer mudanças. Atualmente, para um pagamento eletrônico ser efetuado, é preciso uma conta origem e uma conta destino, mas também um emissor de cartão (banco), uma adquirente (dona da maquininha), uma bandeira de cartão e um processador (que conecta todos os intermediários).

Com essa novidade, os intermediários entre as contas deixam de ser necessários. Agora, da conta de origem, o dinheiro irá direto para a conta destino, em segundos.

Assim, através da chegada do Pix, não mais importa qual é o meio de pagamento, mas se a conta que o cliente está usando é integrada ao Pix. Te dando uma melhor explicação, isso significa que ninguém mais vai querer saber se sua conta é do banco X ou Y para fazer uma transferência ou a bandeira do cartão na hora da compra de um produto.

Como funciona o Pix?

O novo sistema de pagamento funciona através das chaves Pix, que podem ser tanto o CPF/CNPJ, e-mail ou o telefone do usuário, como já citado acima.

Atualmente há alternativas como essas facilitam muito as operações, já que não há exigência de número da conta ou da agência para fazer ou receber um pagamento.

Além do mais, existe ainda a possibilidade de solicitar uma chave aleatória ao Banco Central. Dessa forma, não será preciso fornecer nenhum dado pessoal ou da empresa para que as transações sejam realizadas.

É válido ressaltar que você pode conseguir cadastrar mais de uma chave para a mesma conta, no entanto, não poderá utilizar chaves iguais para contas diferentes. Pessoas físicas possuem o direito de registrar até cinco chaves de Pix. No caso das empresas, esse número sobe para vinte em cada conta. De forma resumida, é possível usar o Pix nas transações entre:

  • duas pessoas;
  • uma empresa e uma empresa ou estabelecimento comercial;
  • duas empresas ou estabelecimentos comerciais;
  • uma pessoa e órgãos do governo.

Além do mais, o Banco Central, de forma prática, desenhou a ferramenta para permitir transações também por meio de QR Code.

  • QR Code: um código que pode ser lido de forma instantânea por meio do celular, também já faz parte dos aplicativos de banco mais modernos.

Assim, a pessoa ou empresa que irá receber o pagamento deve apresentar o QR Code para quem realizará o pagamento. Esse código pode ser lido por qualquer smartphone.

São dois os tipos de códigos QR, segundo o Banco Central:

  • QR Code estático: será possível definir um valor fixo e usar o mesmo código várias vezes. É ideal para transações recorrentes entre duas pessoas;
  • QR Code dinâmico: o código dinâmico pode ser usado para compras e transações comerciais, já que permitirá incluir informações exclusivas de cada transação.

Quais são os efeitos do Pix na construção civil?

Primeiramente, sabe-se que a transformação digital já trouxe inúmeros benefícios para pessoas físicas e jurídicas. Com o Pix, não será diferente. O sistema instantâneo de pagamento possui um papel importante na democratização dos serviços financeiros e na competitividade entre as empresas do setor.

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Além disso, o Pix permite uma grande segurança para os usuários, já que o BC exige que as instituições garantam a proteção dos dados cadastrados, bem como ofereçam o suporte necessário aos clientes. Isso garante tranquilidade para a área financeira da sua construtora ou incorporadora.

Entretanto, não são só essas as vantagens possibilitadas pelo Pix. Logo abaixo, você verá como o novo meio de pagamento eletrônico transforma o seu negócio.

Compra de materiais 

mãos dadas com pessoas do setor de construção civil

Por vezes, no momento da compra em qualquer e-commerce, você já deve saber que a liberação do produto para entrega só ocorre quando o pagamento é compensado. E quando o assunto é setor da construção, são realizadas as mesmas práticas com a entrega dos insumos na obra.

Entretanto, através do Pix na construção civil, é possível remodelar o planejamento de compras e de estoque. E isso se deve pelo fato de que, com o novo sistema, o pagamento é na hora.

Assim, a liberação da entrega também será instantânea. Consequentemente, o insumo poderá chegar com mais rapidez à sua obra.

Portanto, a sua incorporadora ou loteadora pode trabalhar com um estoque reduzido de insumos, consequência do ciclo menor entre a compra e o recebimento dos materiais. Assim, há um impacto direto no canteiro e no planejamento da obra.

Agilidade e melhoria na gestão 

Assim sendo, agilidade é a palavra-chave do Pix. Hoje, o boleto ainda é utilizado para pagar pela contratação de um serviço ou pela compra de materiais de construção, entende-se que a compra só será efetivada logo após os dias úteis necessários.

Então, como você já deve saber, com o Pix essas transações serão instantâneas, podendo chegar até 10 segundos para cair na conta da sua incorporadora. Tudo o que antes era pago através de boleto ou cheque e demorava para ser processado, agora pode ser realizado na mesma hora.

É um fato: a agilidade destas transformações melhorarão a experiência do cliente, além de estimular a compra em si. Desta forma, é recomendável que o setor da construção civil se adapte à novidade.

Além disso, o novo sistema de pagamento, promete auxiliar a gestão fiscal da sua empresa, isso se deve pela possibilidade de oferecer mais agilidade no pagamento de notas fiscais, além de permitir o armazenamento de todos os comprovantes digitais, eliminando o risco de perda de papéis.

Então, seguindo essa ideia, é compreensível a melhor no relacionamento da sua incorporadora com seus fornecedores e clientes, otimizando a transparência entre ambos.

Conclusão

Com isso, chegamos ao fim de mais um conteúdo e você pôde acompanhar de forma mais aprofundada alguns dos efeitos do Pix na construção civil. Mas não só isso, foi possível entender o que é esse novo sistema de pagamento bem como sua importância e sua funcionalidade.

Deste modo, é um fato que a gestão da sua incorporadora ou loteadora poderá dar um salto na otimização interna, como também externa. A partir da simplificação de toda a estrutura de pagamento, é visualizado as grandes vantagens que o Pix na construção civil pode trazer para dentro da sua empresa e do seu bolso. Se adaptar a esta nova modalidade de pagamento é uma alternativa super recomendável.

Você já conhece o CV – Construtor de Vendas, o CRM mais completo do mercado imobiliário? Agora, através do CV, você tem uma visão ampliada da sua incorporadora.

Além de acompanhar seu lead desde a sua prospecção até o pós-venda, sua incorporadora tem toda a experiência de ter o CRM com as melhores integrações e o mais completo pós-venda, facilitando todo o seu trabalho e aumentando as vendas. Clique aqui e acesse o site do CV para saber mais!

Gostou do conteúdo e quer ler mais outros como esse? Continue aqui em nosso blog, você vai ter muitas dicas e informações sobre o mercado imobiliário te esperando.

Já segue o CV no instagram? Clique aqui e dê aquele follow para conferir em primeira mão as novidades!

Por hoje é só, até a próxima!

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração