logo

CRM

Qual é o CRM mais completo: confira o que não pode faltar no sistema

6 min de leitura

Escolher um sistema de gestão comercial é uma das decisões mais estratégicas para qualquer incorporadora, construtora ou loteadora. Afinal, a ferramenta certa impacta diretamente as vendas, a produtividade da equipe e a experiência do cliente. Mas diante de tantas opções, surge a pergunta: qual é o CRM mais completo para o mercado imobiliário? 

Mais do que um simples repositório de contatos, um CRM moderno precisa acompanhar toda a jornada do cliente desde o primeiro contato até muito depois da assinatura do contrato. Se a sua solução não entrega isso, é hora de rever suas opções. 

Por isso, ao longo deste artigo você vai entender o que não pode faltar em um CRM imobiliário. 

Jornada do Cliente: o primeiro critério para saber qual é o CRM mais completo

Qual é o CRM mais completo: imagem de mãos digitando num notebook. Na frente da imagem, em destaque, a sigla CRM.

Um CRM básico armazena contatos e ajuda na gestão de leads. O que é bem importante do ponto de vista da pré-venda. A questão aqui é: será que só fazer o gerenciamento de leads é suficiente diante da complexidade do mercado imobiliário?  

Um CRM realmente completo precisa acompanhar a jornada do cliente da pré-venda ao pós-venda, garantindo que nenhuma informação se perca no caminho, já que os pontos de contato do ciclo imobiliário são inúmeros. 

Esse acompanhamento contínuo permite que o time comercial personalize a comunicação, antecipe necessidades e gere mais conversões. 

Por isso, para responder qual é o CRM mais completo, é preciso analisar se o sistema cobre todas as fases da jornada de compra. Essa jornada deve incluir: registro e qualificação de leads, acompanhamento da negociação e fechamento da venda, gestão de contratos e documentos, pós-venda e relacionamento contínuo, ações para fidelização e indicações. 

Registro e qualificação de leads

Um CRM completo não se limita a armazenar contatos. Ele ajuda a qualificar quem tem maior potencial de compra, possui filtros e segmentações que direcionam a equipe para clientes com maior potencial de compra. 

Sem isso, corretores gastam tempo com leads frios, reduzindo a taxa de conversão

Acompanhamento da negociação e fechamento

No mercado imobiliário, negociações podem levar semanas ou meses. O CRM mais completo oferece funis claros, lembretes automáticos e registro de interações, evitando que oportunidades se percam por esquecimento ou falhas na comunicação. 

Gestão de contratos e documentos

Uma das partes mais sensíveis da venda de imóveis é a assinatura de contratos e a troca de documentos. Um CRM robusto integra essa etapa ao histórico do cliente, permitindo acesso rápido, controle de prazos e acompanhamento de pendências. 

Ter um CRM que integre a sistemas de assinatura eletrônica também facilita muito esse tipo de processo e torna as etapas de venda e pós-venda muito mais fluidas, já que elimina um processo burocrático e demorado. 

Pós-venda e relacionamento contínuo

Muitas empresas acham que o trabalho termina na venda, mas o CRM mais completo sabe que o pós-venda é um momento decisivo para a fidelização. Ele ajuda a acompanhar a entrega do imóvel, registrar solicitações de assistência técnica e enviar comunicações personalizadas. 

CRM completo é CRM integrado

Outro ponto fundamental para saber qual é o CRM mais completo é entender se ele se conecta a outros sistemas essenciais da sua operação. 

Muitos CRMs são bons isoladamente, mas se tornam um gargalo quando precisam trabalhar junto de outros sistemas fundamentais para a jornada do cliente imobiliário, como ERPs, portais de vendas ou plataformas de marketing. 

Um sistema desconectado cria ilhas de dados, obriga a equipe a inserir as mesmas informações em diferentes sistemas, o que aumenta o risco de erros. E, claro que tudo isso gera atrasos na tomada de decisão, porque as informações não estão centralizadas. 

Para resolver esse tipo de problema, um CRM robusto deve ter: 

  • integração nativa com os principais softwares do mercado; 
  • API aberta para criar conexões conforme a empresa cresce; 
  • sincronização em tempo real das informações; 

Com isso, a gestão comercial deixa de ser um sistema à parte e passa a ser o centro da operação do seu negócio. 

Pós-venda: o diferencial esquecido na busca por qual é o CRM mais completo

Muitas empresas se concentram apenas em atrair e converter clientes, mas esquecem que a venda não termina com a assinatura do contrato. No setor imobiliário, o pós-venda é uma etapa tão estratégica quanto o fechamento, e ignorar essa etapa pode significar perder oportunidades. 

Além de garantir satisfação, um pós-venda bem gerido cria uma cadeia de valor contínua. O cliente que teve uma boa experiência pode voltar a comprar, recomendar sua empresa e ajudar a construir uma reputação sólida no mercado. 

Por isso, na hora de definir qual é o CRM mais completo, não se limite ao que ele faz para gerar leads e fechar vendas avalie também como ele mantém o relacionamento e cria oportunidades no longo prazo. 

Um Portal do Cliente pode ser uma solução de pós-venda bastante estratégica. Um ambiente virtual que facilite o autoatendimento e torne fácil a comunicação entre cliente e empresa resolve vários problemas, como desafogar a equipe, sem perder o contato de excelência com o cliente. 

O conceito CRM 5.0

O CRM 5.0 é um novo conceito de gestão comercial que considera que o sistema deve atuar em cinco pilares: 

  • Pré-venda 
  • Venda 
  • Pós-venda 
  • Gestão 
  • Ecossistema 

Com essa abordagem, cada área tem recursos específicos, mas totalmente integrados. Isso permite que o cliente tenha uma experiência fluida e que a equipe tenha mais controle sobre todo o processo. 

Inteligência artificial já é requisito para decidir qual é o CRM mais completo

As incorporadoras e construtoras que ainda usam CRMs que não se adaptam acabam ficando para trás, porque o mercado está mudando rápido e quem não acompanha, perde oportunidades. 

A inteligência artificial está transformando também o setor imobiliário ao permitir que o CRM deixe de ser apenas um banco de dados para se tornar um motor de decisão estratégica. 

Em vez de depender exclusivamente da intuição ou da experiência da equipe, a IA num CRM imobiliário pode analisar milhares de pontos de dados em segundos e entregar insights precisos sobre o que fazer, quando fazer e para quem fazer. 

Funções como assistentes virtuais, leitura inteligente de documentos digitalizados, cadastro de empreendimentos, escrita de textos, transcrições de áudio etc. Todos esses processos já podem ser facilitados com o uso de Inteligência artificial.  

Quando essa inteligência é nativa e desenvolvida especialmente para o setor imobiliário, como no caso do CV Magic, os resultados são ainda mais expressivos. 

O que você viu até aqui

Como saber qual é o CRM mais completo para o mercado imobiliário? 

O CRM mais completo cobre toda a jornada do cliente, tem integrações, pós-venda e recursos de gestão e inteligência artificial. 

Por que integrações são importantes para definir qual é o CRM mais completo? 

Sem integrações, o CRM cria ilhas de dados e processos manuais. Com elas, centraliza informações e agiliza decisões. 

O que diferencia o CRM mais completo no pós-venda? 

Ele mantém o relacionamento, gerencia assistências, entrega imóveis e facilita o contato com o cliente, fortalecendo a fidelização. 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 12 anos de experiência, mais de 1000 incorporadoras clientes e mais de 300 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.