Como o nome sugere, o pré-cadastro é uma etapa anterior ao cadastro e tem algumas funções específicas. Nos sistemas onde ocorre, o objetivo principal do pré-cadastro é agilizar o processo de cadastro.
Exemplo disso é que alguns sistemas voltados para serviços públicos precisaram acrescentar essa etapa durante a pandemia, já que os cadastros em programas das prefeituras e governos, que precisavam ser feitos de forma presencial, tinham que ser executados o mais rápido possível.
Nos aplicativos imobiliários, o pré-cadastro também tem essa função e mais algumas específicas.
Sumário
Antes de mais nada: o que é o pré-cadastro?
No software imobiliário, o pré-cadastro é o processo que antecede a análise de crédito e faz parte da jornada do cliente. Essa é uma etapa que pode funcionar para muitas situações, mas tem grande relevância para clientes do Programa Minha Casa, Minha vida, já que estes precisam passar pela análise de crédito, para posteriormente, irem para a etapa de simulação ou reserva.
Embora agilize o processo, o pré-cadastro num software imobiliário não é uma prática comum. As plataformas mais inovadoras apostam na implantação dessa etapa, pois perceberam que as ações de encaminhar dados para os correspondentes bancários e solicitar a aprovação de crédito se tornavam muito mais rápidas.
Imagine que você precisa iniciar uma reserva ou uma simulação e, antes mesmo de começar, já possui todos os dados básicos do cliente. Você ganha tempo e organização no processo.
O pré-cadastro ocorre, então, entre a captação do lead e a passagem de bastão para a equipe comercial, ou o corretor de imóveis. Seu objetivo é coletar o máximo de dados do cliente para que, ao ser aprovada a análise de crédito, o cadastro seja conduzido com mais facilidade, já com os dados em mãos.
Diferença entre pré-cadastro e lead
É importante que fique claro que lead é diferente de um pré-cadastro. De forma simples, o lead é o início de tudo. São dados simples que podem ser nutridos nas etapas seguintes. Muitas vezes é apenas um e-mail e um número de celular.
Já o pré-cadastro é um conjunto mais robusto de informações, que juntas, conseguem dar base para traçar o perfil do cliente. Lembrando que o pré-cadastro pode ou não vir de um lead. Exemplo: se um corretor abordou um possível cliente que já tem muito interesse em comprar um imóvel, ele já deve entrar num software imobiliário como pré-cadastro e não mais como lead.
Esse recurso existe, pois se o objetivo de qualquer software de gestão e relacionamento com o cliente é gerar vendas, o processo para o cliente que está muito interessado na compra precisa ser mais curto.
Por isso um bom software imobiliário precisa permitir que o pré-cadastro seja feito de duas maneiras: transformando um lead num pré-cadastro ou permitindo o cadastro do pré-cadastro de forma direta.
Entenda melhor essa diferença no vídeo abaixo:
A importância da realização do pré-cadastro
Além de mais agilidade no processo para os times, o pré-cadastro tem alguns benefícios, como:
- Poupa o tempo durante o cadastro;
- Dá sensação de rapidez e agilidade de processo ao comprador;
- Diminui as chances de o cliente querer desistir da compra;
- Torna possível e fácil ver se o cliente tomou a iniciativa de buscar outro corretor;
- Traz maior controle do processo de vendas.
De maneira geral, o pré-cadastro funciona como uma etapa de planejamento. É mais uma etapa, mas quando contabilizamos o tempo de ação e a produtividade do processo, gera resultados muito melhores na prática. Para esclarecer esse ponto é necessário falar sobre a diferença entre o cadastro tradicional e o pré-cadastro.
Pré-cadastro x Cadastro
A diferença básica entre cadastro e pré-cadastro é que o cadastro consiste em guardar informações de um cliente e o pré-cadastro diz respeito a um potencial cliente, ou seja, que ainda não comprou um imóvel.
Fazer essa distinção é importante por alguns motivos, dentre eles:
Saber a quantidade de pré-cadastros que não chegaram até a etapa de compra
Ao gerar relatórios, é possível saber o número de pessoas que pararam na etapa de pré-cadastro. É importante incluir essas pessoas nos esforços do time de vendas e, em alguns casos, no time de marketing.
Pense que alguém que já realizou o pré-cadastro está mais propenso a fechar uma venda do que alguém que converteu em lead. Por isso essa pessoa precisa da atenção do time de vendas para continuar o processo.
Se depois dos esforços do time de vendas, o potencial cliente realmente não tiver demonstrado mais interesse, ele pode entrar na base do time de marketing, que vai pensar em campanhas para trazê-lo de volta ao processo.
Saiba sobre campanhas de marketing imobiliário.
Saber a melhor maneira de se relacionar com o cliente
Na etapa de pré-cadastro você já possui uma quantidade relevante de informações sobre o potencial cliente. Em alguns aplicativos imobiliários, essa etapa já precisa estar vinculada a um empreendimento, por exemplo. Ou seja, de maneira rápida, conseguimos saber os interesses do potencial cliente.
A partir daí você consegue visualizar com facilidade os pré-cadastros existentes, traçar um plano de contato rápido e assertivo e melhorar a sua gestão de experiência do cliente.
Organização e agilidade
Dividir as etapas em pré-cadastro e cadastro também ajuda na organização dos dados. Esse ponto tem ligação direta com todos os benefícios citados, principalmente com a agilidade do processo.
Já na etapa de pré-cadastro é interessante que exista o máximo de informações possíveis para que as etapas seguintes aconteçam de forma fluida, como:
- Reside em aluguel?
- Possui algum financiamento habitacional?
- Tem filhos em idade escolar?
- Evolução da Obra?
- Parcela de poupança?
- Possui algum outro tipo de financiamento/consórcio?
- Possui automóvel quitado?
- Possui algum outro imóvel?
- Valor total das despesas.
FAQ – Perguntas Frequentes sobre pré-cadastro
O pré-cadastro é uma etapa anterior ao cadastro e tem algumas funções específicas, dentre elas, agilizar os processos. Num software imobiliário antecede a análise de crédito e faz parte da jornada do cliente.
Lead é o início de tudo. São dados simples que podem ser nutridos nas etapas seguintes. Muitas vezes é apenas um e-mail e um número de celular. Já o pré-cadastro é um conjunto mais robusto de informações, que juntas, conseguem dar base para traçar o perfil do cliente.
O cadastro consiste em guardar informações de um cliente e o pré-cadastro diz respeito a um potencial cliente, ou seja, que ainda não comprou um imóvel.
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