Muita gente ainda acha que o CRM é uma plataforma de gestão de leads. É também. Mas para que um CRM seja completo e efetivo existem muitas outras funcionalidades que a ferramenta precisa ter. Sobretudo, quando falamos sobre CRMs focados no segmento imobiliário. Por isso, os melhores CRMs imobiliários se destacam por alguns motivos.
Para que a sua incorporadora, construtora ou loteadora tenha uma performance otimizada, o CRM precisa atender as diferentes etapas da jornada do cliente. Nesse artigo vou falar as principais funcionalidades para cada uma dessas etapas para que você não erre na escolha do CRM.
Sumário
Por que escolher um CRM imobiliário
Existem muitos CRMs no mercado. Muitos deles são generalistas (contemplam todos os segmentos) e focam na captação e gerenciamento de leads. E isso é bastante necessário.
Mas sempre batemos na tecla de que o mercado imobiliário tem as suas particularidades e precisa de softwares que atendam às próprias demandas. Afinal, estamos falando aqui de uma cadeia produtiva muito longa e complexa.
Os melhores CRMs imobiliários te permitem integrar toda essa longa cadeia para que os processos aconteçam de forma mais fluida, rápida e que, como resultado, entregue ao cliente, lá na ponta, uma boa experiência.
Inclusive, a experiência do cliente imobiliário também é muito particular. Envolve muita espera e expectativa. Comprar um imóvel no Brasil é um processo que envolve várias etapas e requisitos, o que pode torná-lo complexo, demorado e burocrático.
Existem diversos fatores que tornam a compra de imóveis no país uma jornada mais longa e desafiadora como a complexidade da documentação, a análise de crédito e financiamento, processos de transferência, impostos etc.
Por isso, acredito que o papel dos softwares imobiliários (principalmente do CRM) também é simplificar essa jornada. Então, basicamente, é isso que os melhores CRMs imobiliários precisam ter: soluções para tornar o processo menos burocrático. E existem algumas formas de fazer isso. Vou citá-las mais abaixo.
A jornada do cliente imobiliário
A duração da jornada de compra de um imóvel pode variar bastante dependendo de uma série de fatores, como o perfil do comprador, o tipo de imóvel, a localização e as condições financeiras.
As fases da jornada de compra de um imóvel passam pelas etapas de:
- Descoberta e planejamento;
- Pesquisa e comparação;
- Decisão e negociação;
- Fechamento;
- Pós-venda e acompanhamento.
Então, pensando em toda essa jornada, como falei acima, os melhores CRMs imobiliários são aqueles que estão presentes em todas essas fases e que propõem soluções que tornem a compra de um imóvel menos burocrática em cada uma das etapas.
O exemplo mais prático de como a tecnologia pode otimizar esse processo é a adesão à assinatura eletrônica e digital no mercado imobiliário. O tempo do fechamento da venda reduziu bastante com a possibilidade de comprar um imóvel sem sair de casa.
E um bom CRM imobiliário otimiza ainda mais esse processo na medida em que possui integração com softwares como os de assinatura eletrônica e entregam um processo de compra conectado para o cliente final.
O que os melhores CRMs imobiliários precisam ter?
Para que um CRM imobiliário atenda aos requisitos de melhorar a experiência do cliente, tornar a jornada de compra menos burocrática e melhorar o fluxo das operações da empresa, ela precisa de algumas ferramentas e funcionalidades. Abaixo listei algumas.
1. Jornada completa
A sua marca precisa ter contato com o cliente desde a etapa de descoberta e planejamento até a pós-venda.
Além de estar mais presente na jornada do cliente, conhecer seu histórico, suas interações e preferências ajuda a oferecer soluções mais adequadas, aumentando as chances de conversão.
Por isso, acompanhar toda a jornada permite identificar as necessidades do cliente ao longo do processo, ajustando a abordagem conforme ele avança na jornada (por exemplo, interesses de imóveis, capacidade financeira, localização preferida).
Ao acompanhar e gerenciar toda a jornada, desde o primeiro contato até o pós-venda, os melhores CRMs conseguem proporcionar uma experiência mais fluida, personalizada e eficiente tanto para os clientes quanto para a empresa.
2. Relatórios e análises
Como o ciclo de vendas imobiliárias pode ser longo e as negociações envolvem múltiplas variáveis, os dados fornecidos por relatórios e análises ajudam a transformar informações em ações efetivas.
A análise de dados ajuda a identificar tendências no mercado, comportamento de clientes e performance de imóveis. Por exemplo, se um determinado tipo de imóvel está se destacando nas vendas, a incorporadora pode direcionar mais esforços para esse nicho específico.
Por isso, os melhores CRMs imobiliários precisam ter relatórios completos, intuitivos e acessíveis a todo o time.
Conheça os melhores Relatórios de vendas de incorporadoras.
3. Ecossistema de Integrações
A integração com diferentes sistemas (como plataformas de marketing, portais imobiliários, sistemas de contabilidade, etc.) é extremamente importante, pois garante que todas as informações sejam centralizadas em um único lugar.
Isso facilita a visualização completa da jornada do cliente, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Além disso, ter os sistemas integrados evita erros como dados duplicados ou falhas humanas ao preencher dados de forma manual. E, claro, otimiza bastante o tempo, já que o processo se torna automático.
Os melhores CRMs imobiliários possuem integração com os softwares mais utilizados no segmento e também possuem API’s abertas para expandir ainda mais as possibilidades de integração.
Conheça o ecossistema CV CRM.
Vinicius Liosse, Sócio Diretor na incorporadora CITZ, contou como as possibilidades de integração do CV CRM foi fator decisivo na escolha pelo software:
4. Atualizações constantes
Para garantir que a plataforma esteja sempre alinhada às mudanças do mercado, às novas tecnologias e às necessidades dos usuários, os melhores CRMs imobiliários possuem atualizações constantes e um roadmap baseado nos feedbacks dos usuários.
Além disso, mudanças na forma como os clientes buscam imóveis, a exemplo do aumento da pesquisa por voz ou por realidade aumentada ou a popularidade de novos tipos de imóveis, como coworkings e apartamentos compartilhados, exigem que o CRM se atualize para suportar essas novas demandas.
5. Suporte acessível
Como qualquer outra ferramenta essencial para a operação de um negócio, o CRM será usado de forma intensiva e frequentemente precisará de assistência para garantir seu uso eficiente, resolver problemas técnicos e otimizar processos. No setor imobiliário essa necessidade pode ser ainda maior.
Por isso, os melhores CRMs imobiliários possuem suporte acessível. Aqui no CV tem um time de sucesso do cliente que acompanha cada cliente na rotina da empresa para ajudar a otimizar a relação do time com a ferramenta.
6. Treinamentos constantes
Os melhores CRMs imobiliários são dinâmicos, possuem atualizações frequentes. Além disso, o setor imobiliário está em constante evolução. Por isso, o treinamento contínuo é essencial para garantir que todos os usuários estejam sempre atualizados e preparados para utilizar o sistema de forma eficiente.
Sem contar que cada membro do time pode ter diferentes níveis de familiaridade com a ferramenta. Treinamentos contínuos garantem que todos os usuários saibam como utilizar todas as funcionalidades disponíveis, o que leva a uma maior produtividade e eficiência nas operações diárias.
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