8 Materiais Inovadores para Aplicar na Construção Civil

Os materiais inovadores estão sendo aplicados pelas construtoras com o intuito de criar edificações sustentáveis, confortáveis, eficientes e altamente duráveis. 

O mercado imobiliário é um dos principais responsáveis por criar e explorar diversos conceitos inovadores e alinhados à tecnologia. Sendo assim, não é surpreendente que o setor desenvolva inúmeras inovações, tanto em relação aos sistemas de gestão, quanto dos materiais utilizados nos canteiros de obras. 

Então, que tal explorar os materiais inovadores que estão disponíveis no mercado? Vamos nessa!

O que são Materiais Inovadores?

materiais inovadores: A imagem mostra uma superfície amarela com vários itens relacionados a trabalhos de construção ou manutenção. Há um laptop aberto com o teclado visível, um capacete, papeis de plantas de imóvel, uma chave de fenda.

Os materiais inovadores são caracterizados por serem tecnológicos, eficientes, sustentáveis e, é claro, altamente confortáveis. Esses foram projetados especialmente para atender as tendências e mudanças do mercado imobiliário e, principalmente, do cliente 4.0

Imagem do Calendário Imobiliário 2024

Isso porque as especificidades que surgiram com o alinhamento da construção civil e do conceito de sustentabilidade impulsionaram a criação de instrumentos que minimizam os impactos ambientais. Os materiais inovadores vão muito além dos materiais ecológicos e estão voltadas para a potencialização da eficiência e da durabilidade dos empreendimentos

Ou seja, para exemplificar o que são materiais inovadores pode-se dizer que esses se alinham à inovação, ao design e as tendências para o futuro da arquitetura e da construção civil. Mas, uma das bases principais para a produção desses materiais é a tecnologia, como explorarei a seguir. 

O papel da tecnologia na inovação de materiais

A tecnologia exerce um papel essencial dentro do mercado imobiliário, principalmente em relação ao desenvolvimento de inovações. Isso também ocorre na projeção de materiais inovadores desde a idealização até a fabricação desses. 

O primeiro exemplo dessa influência está na utilização de nanotecnologia para a criação de materiais resistentes, a favor da condutividade eficiente de energia e até mesmo com a capacidade de automatização da limpeza do local. Além disso, as inovadoras tecnologias de fabricação influenciam na personalização e eficiência de estruturas de residenciais.  

A tecnologia é também responsável pela modelagem de materiais, através de softwares de desenvolvimento prático, que suportem de forma efetiva o aumento de cargas, temperaturas e umidades do local. Assim, os materiais inteligentes são projetados para aderir de maneira dinâmica múltiplas mudanças no ambiente em que atuam. 

Qual a importância dos materiais inovadores para a sociedade?

O desenvolvimento crescente de materiais inovadores está alinhado a diversas mudanças do comportamento e pensamento social. Mas, principalmente, é voltado para a preservação do meio ambiente e a durabilidade de materiais, evitando o descarte indevido e a produção de resíduos altamente negativos para o solo e o ar. 

Ou seja, pode-se qualificar os materiais inovadores como criações avançadas que colaboram com a inclusão da sustentabilidade no setor de construção civil. É através dessas inovações que a sociedade irá promover impactos positivos e impulsionar a preservação de recursos não renováveis. 

A inovações do setor imobiliário objetivam a identificação de padrões, otimização de desempenhos e o prolongamento da vida útil dos materiais utilizados. Isso significa que as construções desenvolvidas a partir desses materiais inovadores tendem a oferecer um desempenho maior, minimizar os custos a longo prazo e favorecer, principalmente a redução de matérias-primas retiradas do meio ambiente

Ou seja, a aquisição de um material inovador garante a aplicação da inovação na prática do dia a dia de toda comunidade. Assim, aquece o comportamento ecologicamente correto e influencia a sociedade a consumir, cada vez mais, serviços e produtos alinhados aos parâmetros de utilização consciente

Qual a importância dos materiais inovadores para as construtoras? 

materiais inovadores: A imagem mostra uma pessoa de cabelo longo e ondulado, vestindo um capacete branco com um logotipo vermelho no lado direito. A pessoa está segurando um smartphone na mão direita, e o ecrã do dispositivo está iluminado, mas não é possível ver o conteúdo exibido. A pessoa está de pé, e ao fundo, há uma estrutura que parece ser parte de uma construção ou obra, com ladrilhos ou blocos de construção em tons de azul e cinza. A luz do sol está refletindo na parte superior da imagem, sugerindo que a foto foi tirada durante o dia.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse tema, que tal explorarmos a importância de materiais inovadores para as construtoras? Dentro desse setor, a eficiência e o impulsionamento da competitividade são preocupações constantes, mas podem ser potencializadas e resolvidas com agilidade através da inovação. 

Grande parte dos materiais inovadores são especialmente fabricados para reduzir os custos e agilizar a execução da construção. Um exemplo disso são as casas pré-fabricadas que economizam tempo na montagem, na mão de obra e na utilização de materiais sustentáveis nas estruturas. 

Além disso, materiais inovadores são superiores nos quesitos: 

  • Desempenho 
  • Resistência 
  • Longevidade 
  • Adaptabilidade 
  • Operacionalidade 

Assim, pode-se dizer que para as construtoras, aderir ao uso de materiais inovadores influencia diretamente no aprimoramento das construções, no cumprimento das regulamentações e na diferenciação dentro do mercado. Uma construtora que oferece empreendimentos de alta qualidade aumenta sua autoridade. 

Conhecendo os Materiais Inovadores 

A imagem mostra uma cena que parece estar relacionada a construção e sustentabilidade. Há um plano de projeto de uma casa ou edifício sobre um fundo azul, com um círculo verde de reciclagem sobreposto no centro. Ao lado do plano, há um capacete branco, que é comummente usado por construtores, e um tubo de LED branco, que é uma opção mais ecológica e eficiente do que as lâmpadas tradicionais. Além disso, há uma planta verde em um vaso pequeno, o que pode simbolizar a importância da natureza e da sustentabilidade. A combinação desses elementos sugere uma abordagem ambientalmente consciente na construção ou renovação de edifícios.

Agora que você já sabe qual a importância dos materiais inovadores, irei focar na exploração de quais são exatamente os tipos disponíveis no mercado. Por serem utilizados durante o desenvolvimento das construções e promoverem conforto em harmonia com a durabilidade, qualidade e sustentabilidade

Assim, os principais materiais inovadores da construção imobiliária são: 

Materiais Ecológicos 

Esse tipo de material é considerado inovador por transformar resíduos de construções, sobras e reciclagens em novas matérias. Os materiais ecológicos são feitos de: 

Infográfico sobre experiencia do cliente
  • Plástico 
  • Vidro 
  • Concreto Reciclado 
  • Tecidos  
  • Forro e painéis 
  • Pisos  

Cada um desses é utilizado como uma forma eficiente de reduzir o desperdício e a exploração de recursos naturais. 

Materiais Autolimpantes

São revestimentos e superfícies de propriedades que ao serem instalados afastam sujeiras e bactérias. Assim, essa tecnologia é “autolimpante”, minimizando os custos de manutenção e o tempo gasto nessas tarefas. 

Com a redução do uso de produtos de limpeza a preservação do meio ambiente é potencializada e o próprio dia a dia de cuidados residenciais é otimizado. 

Painéis Solares

Os painéis solares são materiais inovadores diretamente ligados à eficiência enérgica. Por transformarem os raios solares em energia elétrica através da tecnologia de captação e geração bem-sucedida. 

Quando diretamente aplicados nas residências economizam os custos dos proprietários, são esteticamente harmoniosos e altamente benéficos, tanto para a construção quanto para o meio ambiente

Sensores 

Dentre os materiais inovadores os sensores inteligentes foram especialmente desenvolvidos para detectar, de forma ágil, os aspectos como: 

  • Temperatura 
  • Umidade 
  • Qualidade do Ar
  • Parâmetros Ambientais 

Através da análise desses tópicos durante a construção de um empreendimento é possível identificar problemas estruturais, operacionais e resolver as falhas de forma rápida e com baixo custo. Também contribuem para o conforto do ambiente de obras e auxiliam na gestão do progresso da estruturação pautadas na eficiência, informatividade e utilização de recursos de forma consciente

Concreto Translúcido

Esse material torna possível que a luz natural ilumine cômodos de um imóvel, incentivando a diminuição do uso de iluminação artificial nas áreas internas. O concreto translúcido é feito a partir de: 

  • Cimento 
  • Areia 
  • Água 
  • Fibras Ópticas 
  • Resinas Plásticas 

Essa composição traz um grau de translucidez para as estruturas e colabora com a claridade dos ambientes durante o dia. 

Isolamento Aerogel 

O isolamento aerogel é utilizado para reduzir a perda de calor ou frio das edificações. Pode ser aplicado em: 

  • Paredes 
  • Telhados 
  • Janelas 
  • Tubulações 
  • Revestimentos Térmicos 

Contribuindo assim para um fornecimento de espaços térmicos confortáveis, controlados e altamente eficientes. 

Tintas 

As tintas fotocatalíticas são materiais inovadores por terem em sua composição nanopartículas decompositoras de poluentes. Quando a luz solar entra em contato com a tinta o dióxido de titânio é ativado, os radicais livres oxidam compostos orgânicos voláteis e contaminantes transformando-os em compositores muito menos invasivos. 

Esse material também impede que sujeiras, mofo ou compostos contaminantes penetrem na tintura. Sendo assim, as tintas fotocatalíticas são caracterizadas como autolimpantes

Isolamento Térmico

As tecnologias de isolamento térmico de fase são materiais inovadores que utilizam a tecnologia para potencializar a capacidade de armazenamento e liberação de energia térmica entre transições de estados sólidos e líquidos. Esses compostos podem ser: 

  • Orgânicos 
  • Inorgânicos 
  • Eutéticos 

São propostos para impulsionar a regulação das temperaturas internas e minimizar o consumo enérgico tanto para o resfriamento, quanto para o aquecimento das propriedades. 

O que você aprendeu nesse artigo?

Os materiais inovadores contribuem para a aplicação da sustentabilidade? 

Sim, esses materiais são amplamente ligados à redução de consumo de matérias não-renováveis, reaproveitamento de materiais, minimização da emissão de resíduos e aumento da eficiência dos equipamentos, ações e do projeto. 


Onde os materiais inovadores são aplicados na construção? 

Na estrutura e nos acabamentos. As tecnologias influenciam na construção otimizada e eficiente e principalmente na potencialização da durabilidade dos projetos. 

Por que investir em materiais inovadores? 

Esses materiais promovem a redução de custos, ampliam a eficiência do canteiro de obras, desenvolvem o interesse do cliente e alinham-se ao conceito de promoção da sustentabilidade. 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 12 anos de experiência, mais de 900 incorporadoras clientes e 200 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.  

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: Solicite uma demonstração

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração