Lean Construction: Conheça a metodologia para otimizar as obras

O Lean Construction é um método inovador que viabiliza a implementação de práticas otimizadas para os processos da construção civil. 

Com a constante evolução das técnicas e ferramentas de adaptação e otimização de gestão nas construtoras, é claro que a inovação seria aplicada no canteiro de obras. Assim, para impulsionar o valor e maximizar a eficiência de múltiplos processos da construção civil o Lean Construction surgiu. 

Nesse artigo, você irá aprender mais sobre a metodologia que promete revolucionar o setor de obras. Vamos juntos nessa jornada de conhecimento?

O que é Lean Construction?

lean construction: A imagem mostra uma sessão de trabalho em que várias pessoas estão examinando um grande mapa ou plano de construção. O mapa está em primeiro plano e parece ser um plano detalhado de uma área, possivelmente um projeto de construção ou urbanização. As pessoas estão de pé ao redor do mapa, com algumas delas segurando o mapa para ajudar a manter ele aberto e fácil de ver.

O Lean Construction, também conhecido como “Construção Enxuta”, é uma metodologia desenvolvida para otimizar o processo de obras. O planejamento e controle das construções através dessa ação objetiva a agilidade dos processos sem afetar a qualidade do projeto. 

A principal funcionalidade desse método é minimizar o tempo de entrega do empreendimento, eliminar o desperdício de tempo, gastos, mão de obra e materiais utilizados para a execução das obras.  

O conceito de Lean Construction surgiu a partir dos princípios do Sistema Toyota de Produção, associado ao setor automobilístico, que tinha como objetivo principal a melhoria da eficiência das produções, impulsionamento da qualidade e redução de desperdícios. Percebe a semelhança entre ambos? 

Pois bem, a aplicação do Lean Construction na construção civil tem a mesma função e, também, se associa ao impulsionamento da produtividade. Além disso, em um mercado de ampla concorrência, gerar valor através de diferenciais e características de produção exclusivas acaba diferenciando e destacando a sua empresa das demais. 

Qual a diferença entre a metodologia lean e a tradicional?

A metodologia de Lean Construction é completamente diferente do que chamamos de Construção Tradicional. Isso porque essas ações se distanciam na elaboração do: 

  • Planejamento 
  • Operação 
  • Organização 

Ou seja, as bases principais dos fluxos de atividades são estruturadas de forma diferente, como por exemplo

  • O Lean Construction conta com um plano de ação colaborativo, incluindo os colaboradores e gerentes no planejamento das tarefas de execução do projeto
  • Na construção tradicional existe uma hierarquia de tomadas de decisão que foca na participação dos gestores, incorporadores e supervisores. Sendo assim, o plano é menos integrado às demais equipes e muito menos adaptativo

Além disso, o lean procura eliminar excesso de tempo gasto com movimentações, retrabalhos e esperas de finalizações. Também produz a eficiência da utilização dos materiais e equipamentos, minimizando o custo orçamentário dos estoques

Ao contrário dessa metodologia, a construção tradicional acaba maximizando os desperdícios e os custos com estocagem. Isso acontece porque não são utilizados sistemas de gestão de processo que identifiquem e eliminem ações desnecessárias. 

Diferenciais do Lean Construction 

A metodologia Lean Construction é colaborativa, tecnológica e amplamente segura. Pode-se destacar que o foco em otimizar o trabalho e maximizar a qualidade desde o início do projeto garante um processo organizado, elimina os retrabalhos e minimiza os riscos de acidentes durante as obras

Por contar com as inovações de gestão para construtoras o Lean Building Construction transforma e impulsiona o planejamento, coordenação e execução da construção em tarefas ágeis e assertivas. Através das ferramentas exclusivas para o monitoramento, visualização, comunicação entre equipes a produtividade, finalização de demandas e melhorias é implementada efetivamente. 

Outro diferencial desse método é a entrega de uma experiência de alta qualidade e valorosa para o cliente. Isso porque, com a utilização de um software de gestão a melhoria das ações é constante e a eliminação de atividades que não agregam valor ao projeto aumentam o foco da execução e entregam um empreendimento alinhado às necessidades do cliente dentro de um prazo curto. 

Ou seja, o Lean Construction torna os resultados eficazes, focados no cliente, econômicos e de entrega rápida. Por isso está se destacando dentro do setor de construção civil quando comparado aos métodos tradicionais de produção

Como é o Lean Construction na Prática? 

lean construction: A imagem mostra uma cena de trabalho em um ambiente que parece ser um escritório de engenharia ou construção. Há quatro pessoas sentadas em volta de uma mesa, todas vestidas com roupas amarelas, que são comumente usados para segurança em construção ou como indicação de trabalhadores de engenharia.

Por ser uma filosofia de produção que busca melhoria contínua, o Lean Construction busca criar um fluxo de tarefas efetivas. Mas, como isso é feito? 

O primeiro passo está na aplicação de ferramentas atualizadas e integradas à tecnologias do mercado. Assim, é possível identificar o fluxo de valores associados à busca da persona alvo do projeto e desenvolver processos automatizados que qualifiquem as etapas de captação de clientes, execução e finalização das obras

Para ajudá-lo a construir os conhecimentos sobre o que é lean construction na construção civil, separei um material rápido e explicativo para você, confira! 

Agora que você conhece um pouco mais sobre o Lean Construction, que tal entender como é a estrutura dessa metodologia na prática? Vem comigo! 

Gestão Tecnológica e Transparente 

O Lean Construction conta com quadros Kanban que potencializam a visualização dos fluxos de trabalho e otimizam o gerenciamento de tarefas. Esse sistema é dividido em coluna de: 

Imagem do lançamento imobiliário na prática
  • A Fazer 
  • Em Andamento 
  • Concluído 

Isso colabora com o acompanhamento da produtividade das tarefas e, através de métricas-chave de desempenho, esclarece sobre os resultados, progressos e atrasos das atividades dentro e fora do canteiro de obras. Além dessa tecnologia, o Building Information Modeling, ou simplesmente BIM, também é utilizado para impulsionar a visualização dos projetos e tornar o planeamento e organização eficazes e assertivos

O uso de novas técnicas e softwares de gestão de projetos também possibilita o rastreamento de tarefas de qualquer aparelho móvel e a qualquer momento. Dessa forma as informações são compartilhadas de forma rápida e agilizam a comunicação, tomadas de decisão e resolução de problemas. 

Planejamento e Integração entre Equipes 

No Lean Construction o envolvimento de todos os colaboradores do projeto é essencial. Por isso, o Last Planner System, LPS, se tornou a base para a criação de planos semanais, identificação de restrições e integração da organização. 

Alinhada a essa, a Integrated Project Delivery, ou IPD, estrutura o contato de todos os stakeholders, gestores, construtores, engenheiros e operários do projeto. Através de reuniões semanais as equipes conseguem compartilhar os progressos, ajustar o planejamento, avaliar riscos, solucionar problemas e recompensar os colaboradores pelos resultados positivos. 

Produção Puxada e Foco em Melhorias 

Outra característica do Lean Construction é a produção puxada onde o Just-In-Time, JIT, impulsiona a entrega de materiais no canteiro de obras apenas quando necessário. Essa ação reduz os custos de armazenamento e os desperdícios de insumos estocados. 

Essa escolha de entrega colabora com a otimização do projeto, e, para se tornar efetiva conta com a análise e os feedbacks dos colaboradores que atuam no canteiro de obras. Dessa forma a identificação de problemas e implementação rápida de soluções focaliza na melhoria e na produção ágil da construção. 

Eliminação de Desperdício e Otimização do Canteiro 

Através da verificação contínua das atividades desempenhadas, o Lean Construction desenvolve a remoção de excessos, movimentações e até mesmo o tempo de espera entre uma tarefa e outra. Com o mapeamento do fluxo de valor e a eliminação de desperdícios o canteiro de obras se torna organizado, seguro e altamente eficaz desde o início até a finalização da construção

Vale ressaltar que a metodologia lean estabelece treinamentos, inspeções e manutenções regulares. Dessa forma, transforma o ambiente de trabalho em um local seguro para os colaboradores, evitando problemas a longo prazo e a desorganização

Treinamento e Foco no Cliente 

A capacitação dos trabalhadores é um dos principais fundamentos do Lean Construction, isso colabora com as boas práticas durante toda a execução do projeto. Além disso, é preciso impulsionar a cultura de integração, fazendo com que todos os membros e equipes se sintam parte importante, e responsável, pela eliminação de desperdícios e maximização da produtividade

É válido relembrar que o Lean Construction busca trazer o cliente para o centro do projeto, envolvendo-o a longo prazo e garantindo que as necessidades e expectativas dele serão atendidas pelo empreendimento. Portanto, é fundamental solicitar feedbacks do cliente durante a conclusão de cada etapa da construção, avaliando assim o índice de satisfação e identificando pontos de melhoria de forma ágil. 

O que você aprendeu nesse artigo?

O que é Lean Construction? 

É a metodologia de gestão da construção que maximiza o valor do cliente, minimiza os desperdícios e potencializa a eficiência dos processos através da participação de todos os colaboradores participantes do projeto. 

Como o BIM é utilizado dentro do Lean Construction? 

É utilizado para ampliar a efetividade do planejamento, coordenação e visualização das múltiplas etapas de um projeto da construção civil. 

O que é o Last Planner System (LPS)? 

O LPS é uma ferramenta colaborativa de planejamento que busca o envolvimento dos colaboradores durante o processo de detalhamento de planos e na identificação das atividades que deverão ser removidas para garantir a efetividade dos resultados. 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 12 anos de experiência, mais de 900 incorporadoras clientes e 200 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: Solicite uma demonstração.

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração