Índice imobiliário: Qual a influência no setor imobiliário?

O Índice Imobiliário é essencial para analisar e prever as taxas de desenvolvimento do mercado. 

Como se sabe, o setor imobiliário é essencial para o desenvolvimento da economia do país e o conhecimento sobre os múltiplos fatores que influenciam as variações das taxas fundamentais para o crescimento desse mercado. Aspectos sociais, políticos, econômicos e mundiais afetam diretamente nos custos de investimentos e de projetos imobiliários, por isso é necessário analisar os índices que monitoram as oscilações desses. 

Os Índices Imobiliários são metodologias de análise e cálculos que determinam quais as implicações terão impacto positivo, ou negativo, no desenvolvimento de empreendimentos e nas decisões sobre investimentos. Por isso, irei abordar nesse artigo quais as funcionalidades dos índices imobiliários e apresentar os principais indicadores do setor. 

Vamos nessa?

O que é IMOB?

Índice Imobiliário: A imagem mostra uma representação financeira. Há uma casa de brinquedo com uma telhas vermelhas, um banco de moedas de diferentes tipos e valores, um calendário de mês, um contador de dinheiro, um estoque de moedas e um olho de peneira. Tudo isso está sobre um papel com um gráfico de rosa de ponto e um contador de dinheiro.

A sigla IMOB representa o índice imobiliário, que é um indicador de desempenho essencialmente voltado para o mercado de imóveis. Dentro das responsabilidades desse indicativo financeiro estão a avaliação e o monitoramento das oscilações e tendências do setor. 

Sabe-se que os indicadores imobiliários são fundamentais para organizar as estatísticas e informatizar as incorporadoras e construtoras para que as decisões sejam baseadas em dados concretos. Isso significa que, realizam a análise de diferentes tipos de fundos de investimentos, ativos e ações de empresas do mercado. 

Dessa forma, o índice IMOB é uma ferramenta essencial tanto para incorporadores, quanto para analistas e investidores do setor imobiliário. Pois auxilia o desenvolvimento de estratégias de solução para baixo desempenho, acompanhamento da saúde financeira do mercado e ampliamento da carteira de investimentos. 

Mas, além de verificar e comparar o desempenho dos múltiplos ativos e fundos do setor, qual é a forma de desenvolvimento principal do índice imobiliário? Explorarei isso logo mais. 

Como o Índice Imobiliário funciona?

Para definir como o índice imobiliário é construído e quais são as formas de expor os dados avaliados por esse. Por isso, é preciso entender os ativos que se encaixam na análise do IMOB e como os cálculos expostos pelo índice de fundos de investimentos imobiliários impulsionam o aumento da lucratividade dessa área do setor de imóveis. 

A princípio é necessário estabelecer quais as competências de um ativo que compõe a carteira de investimentos. Por exemplo, o IFIX, ou Índice de Fundos de Investimento Imobiliário, é composto por FIIs litados na B3 e considera o valor de capitalização dos fundos para obter a ponderação do índice desses. 

É também um trabalho periodicamente rebalanceado, pois as mudanças ocorrem no setor de forma constante e influenciam diretamente na remoção, adição e ponderação dos ativos que fazem parte da carteira de investimento. Desse modo, os investidores e incorporadores do mercado conseguem acompanhar as alterações do índice imobiliário de forma objetiva e consultiva. 

Por isso, os dados relacionados a esse indicador são divulgados após as análises mensais no site da B3. Ao consultar os valores disponibilizados pela bolsa é possível desenvolver estratégias de ampliação de desempenho para os ativos e avaliar, de forma assertiva, os riscos de investimentos

A Cotação do Índice Imobiliário

Índice Imobiliário: A imagem mostra uma superfície de trabalho com vários itens relacionados a negócios e finanças. Há um aparelho de cálculo, um celular, um lápis, um pequeno modelo de casa, um caderno e algumas folhas de papel com gráficos e dados. A disposição dos itens sugere um ambiente de trabalho ou estudo financeiro ou de negócios.

Como o índice imobiliário é uma fonte fundamental para o desenvolvimento de investimentos no setor, acompanhar as modificações do indicador se tornou essencial para garantir a assertividade dos projetos financeiros. Portanto, é preciso verificar a cotação das empresas para investir em um negócio lucrativo

A cotação do índice imobiliário está disponível na listagem da Bolsa de Valores Brasileira ou mesmo em Bolsas Internacionais. Mas, não é apenas através desses indicadores que você pode se manter atualizado sobre as cotações, valores e oscilações do mercado imobiliário do Brasil. 

Os sites informativos associados às imobiliárias, por exemplo, atualizam os usuários sobre as tendências de imóveis, alterações em regulamentos e normas, mudanças do INCC e das taxas ligadas ao setor de construção. Para obter uma cotação efetiva, é importante buscar dados em instituições de pesquisa econômica ou órgãos governamentais para obter resultados comprovados. 

Índice Imobiliário: Quais os principais tipos?

Índice Imobiliário: A imagem mostra três peças verdes de um brinquedo, que parecem ser peças de uma casa, sobre um fundo com gráficos financeiros. O fundo apresenta gráficos de desempenho de ações ou índices financeiros, com ícones de setas vermelhas e verdes, indicando movimentos de preço. As casas em miniatura são representação visual simbólica do mercado financeiro, possivelmente sugerindo investimentos em imóveis ou ações de empresas relacionadas ao setor imobiliário.

O índice imobiliário está além de um indicador unificado e voltado especificamente para a análise do desenvolvimento do setor. Existem múltiplos meios de consultar dados sobre as oscilações do mercado imobiliário e auxiliam na tomada de decisões sobre a execução de projetos. 

Vamos explorar a fundo cada um dos índices que influenciam no desenvolvimento de empreendimentos e nas taxas de assertividade do investimento da sua incorporadora ou construtora? 

Índice de Fundos de Investimento Imobiliário

O IFIX, é um dos mais importantes índices do mercado imobiliário sendo uma referência essencial para acompanhar os fundos de investimentos que estão listado na B3. Assim, o Índice de Fundos de Investimento Imobiliário direciona os incorporadores em relação às carteiras mais vantajosas para a aplicação de investimentos de alto retorno. 

A composição do IFIX é baseada na seleção dos FIIs com características qualitativas em liquidez e representatividade. Todo o mercado imobiliário passa pela análise de desempenho de suas carteiras para construir um índice sólido e efetivo. 

Assim como outros indicadores do setor, o índice de investimento pode ser afetado pelas mudanças dos fundos imobiliários listados na Bolsa de Valores. Além disso, através dos cálculos em tempo real a atualização do IFIX se torna um meio informativo de dados periódicos essencial para acompanhar cada mínima alteração. 

Infográfico sobre experiencia do cliente

Para incorporadores e investidores, esse índice amplia a compreensão sobre as tendências, comprara o desempenho dos fundos e garantir que a decisão de investir em uma carteira seja lucrativa a longo prazo.  

Índice de Preços de Imóveis

Nesse índice, o foco é a análise das variações dos valores de propriedades de acordo com a localização e as próprias mudanças do mercado imobiliário. Cada parte do mundo utiliza um tipo de indicador de preços e aplica estratégias e cálculos próprios para definir os índices que coordenaram suas decisões

O responsável pelo monitoramento desses valores, no Brasil, é a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas em parceria com a ZAP, que calcula e disponibiliza a visualização do Índice Fipezap. Esse tem como objetivo definir e acompanhar os preços médios das vendas de imobiliárias de propriedades residenciais em diversas cidades brasileiras

Esse índice brasileiro acaba sendo uma fonte de referência assertiva para a compreensão e previsão das tendências do setor, as evoluções e modificações dos preços com base no histórico das vendas da região. Ao verificar esse índice, os investidores, incorporadores, profissionais do mercado e até mesmo as instituições financeiras avaliam quais os locais mais assertivos para se desenvolver um empreendimento ou investir como carteira de fundo

Índice de Confiança do Mercado Imobiliário

Avaliar as taxas de confiabilidade dos profissionais inseridos no mercado imobiliário é essencial. Isso porque, é através do monitoramento das perspectivas que as previsões, e execuções, do setor são desenvolvidas. 

Desse modo, o Índice de Confiança do Mercado Imobiliário busca informatizar, após a realização de pesquisas e levantamentos de opinião, sobre a expectativa a médio e longo prazo para as oscilações, tendências e lucratividade do setor. É através das respostas obtidas que o cálculo é efetuado e depois divulgado. 

A partir disso, é possível obter uma média do índice de confiança que incorporadores, gestores, investidores e consumidores diante da exposição de escalas que identificam os níveis de otimismo ou pessimismo em relação ao setor. Esse indicador se tornou uma ferramenta de obtenção de insights para os interessados em investir na expansão do mercado imobiliário. 

Índice de Rendimento de Locação

O Índice de Rendimento de Locação é tão importante quando os demais para analisar a lucratividade do mercado. Esse analisa o retorno das propriedades locadas em uma determinada localização e verifica a rentabilidade dessa área. 

O Rendimento de Aluguel Total é fracionado com o Valor de Mercado do Imóvel e multiplicado por 100% para se obter o número exato sobre o índice. Esse cálculo se baseia na representação da receita dos aluguéis no período de um ano e quanto essa propriedade custaria no mercado naquele exato momento. 

Através do Índice de Rendimento de Locação, é possível analisar qual foi o retorno monetário que um investidor ou proprietário teve e estabelecer expectativas em relação às alterações do mercado imobiliário. Assim, essa ferramenta de avaliação exemplifica a rentabilidade e compara a atratividade dos imóveis impulsionando a efetividade dos investimentos. 

O que você aprendeu com esse artigo?

O que significa IMOB cotação? 

O índice de retorno total é um indicador de apresentação sobre as variações dos valores dos ativos que fazem parte do índice. Reflete também o impacto da distribuição de proventos por parte das emissoras dos ativos e o retorno gerado por essas. 

O que é Índice de Reajuste de Financiamento Imobiliário? 


Esse indicador é utilizado para atualizar o mercado sobre o valor das prestações dos financiamentos imobiliários adquiridos para a compra de imóveis durante seu período de vigência contratual. A sua cotação é aplicada na correção dos valores de parcelas através das variações da inflação ou do INCC.

Qual a importância dos Índices Imobiliários? 

São fundamentais para a medição quantitativa que refletem o desempenho e preveem as tendências do mercado imobiliário. 

 Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: Solicite uma demonstração.

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração