Não, nós não vivemos na realidade futurista de filmes como “De volta para o futuro” ou “Robocop”. E, ainda assim, produções como essas não poderiam estar mais certas: mesmo que de forma menos hollywoodiana, presenciamos hoje a era digital, altamente informatizada e inteligente.
Então, um ponto é inquestionável: a era digital afeta direta ou indiretamente todas as áreas da sociedade. Da educação ao comércio, o mundo atualmente é refém das tecnologias de informação… e, talvez, isso não seja tão ruim quanto parece.
O fato é que, no mercado imobiliário, percebemos o aumento exponencial das demandas por digitalização. Isso parte tanto do cliente quanto do próprio mercado, o que comprova a necessidade cada vez mais gritante de inovação no setor.
Por isso, o tema de hoje é exatamente esse: a era digital. Quero te apresentar ao tema e te dar 5 dicas de como trazer sua incorporadora “de volta para o futuro”.
Sumário:
- 1. O que é a era digital?
- 2. Impactos da era digital no mercado imobiliário
- 3. Transformação digital: a era digital aplicada às empresas
- 4. Criando uma incorporadora do futuro em 5 passos
- 5. Considerações finais: sua incorporadora pertence ao futuro
- 6. Perguntas frequentes sobre a era digital
- 7. Você já conhece o CV CRM?
O que é a era digital?
A era digital é conhecida por seus muitos nomes: era da informação ou era tecnológica.
Cronologicamente, o período dá sequência a era industrial, tendo como base os principais avanços tecnológicos decorrentes das duas grandes revoluções industriais. Sendo assim, a era digital se inicia no fim do século XX e tem por objetivo o impulsionamento do fluxo de informações transmitidas mundo afora (por isso, então, o nome “era da informação”).
Veja bem, coisas grandiosas nasceram como fruto da era tecnológica: fibra óptica, rede de computadores, microprocessador e muitos outros.
Impactos da era digital no mercado imobiliário
Em outras palavras, se a era digital representou tanto para a sociedade e sua transformação, está claro que o setor de imóveis, que em 2021 moveu quase R$ 100bi em VGV no país (CNN Brasil), não ficaria de fora.
Ou seja, antes considerada morosa, burocrática e, por vezes, desprazerosa, a compra de imóveis hoje pode ser realizada com muito mais facilidade graças à era digital. Com isso, tanto o consumidor quanto a incorporadora podem desfrutar dos benefícios da informatização através de vendas que já podem ser 100% digitais.
Em resumo, a era da informação vem impactando positivamente o mercado imobiliário…
Na pré-venda imobiliária
A pré-venda imobiliária pode ser mais prática e prazerosa para o incorporador. Isso acontece porque conceitos como funil de vendas, captação e qualificação de leads foram atualizados para a modernidade e permitem usar tecnologias em absolutamente todas as etapas da pré-venda.
Diante disso, contamos com:
- comunicação integrada e informatizada com o lead;
- tecnologias auxiliares para fluxos de trabalho;
- estratégias de nutrição digital de contatos.
Na venda imobiliária
Vender imóveis não é para qualquer um, mas com a era digital, é muito mais fácil! Afinal, a tecnologia, por incrível que pareça, ajudou a trazer humanidade ao processo de venda, contribuindo para o fechamento de negócios dentro e fora do Brasil.
Para a venda imobiliária, a era da informação traz:
- apresentação de imóveis no Metaverso ou por realidade virtual;
- comunicação em tempo real através de redes sociais e afins;
- assinatura eletrônica de contratos;
- tecnologias de gestão comercial;
- possibilidade de venda digital.
Na pós-venda imobiliária
A pós-venda, ou o pós-venda, como costumamos chamar, é outra etapa na qual a era digital deixou suas marcas. Mais precisamente, a era digital criou a necessidade de um pós-venda, até então pouquíssimo explorado pelas incorporadoras e empresas imobiliárias.
Dessa forma, é possível…
- prestar serviços de assistência técnica e vistoria com total amparo tecnológico;
- continuar nutrindo o cliente digitalmente mesmo após a venda;
- dar ao cliente a possibilidade de auto atender digitalmente;
- aumentar as possibilidades de cross e upsell.
Transformação digital: a era digital aplicada às empresas
Transformação digital é o nome dado ao processo de modernização passado pelas empresas do século XXI. A transformação digital abarca conceitos como inteligência artificial e internet das coisas, ambas idealizadas com o intuito de trazer inovação aos diferentes segmentos de mercado.
Inteligência artificial
IA ou Inteligência Artificial é uma forma de dar à tecnologia e às máquinas mais autonomia para, além de simplesmente repetir ações, ser capazes de “pensar” por si próprias. No mercado imobiliário, isso se traduz com o uso de plataformas de automação de mensagens e chatbots, por exemplo.
Tem interesse no assunto? Então, leia mais sobre ele em:
Inteligência Artificial em reformas: tecnologia e agilidade
Benefícios do uso de Inteligência Artificial na Construção Civil
Transformação digital no mercado imobiliário: 6 tendências para 2023
Internet das coisas
Já internet das coisas é o conceito que define a tomada de “consciência” dos objetos. Mas, calma, eu já te falei que esse assunto não é sobre futurismo, então quando digo que os objetos passam a ter consciência, quero dizer que agora existe uma tecnologia aplicada a eles.
É o caso de smart TVs, smartwatches, geladeiras e micro-ondas conectados à internet.
No mercado imobiliário, é quase óbvio o poder da internet das coisas: afinal, é através dela que é possível criar uma casa inteligente, completamente amparada pela tecnologia e altamente digitalizada com assistência de voz.
A era digital é agora: criando uma incorporadora do futuro em 5 passos
Não basta entender o fenômeno da era digital: é necessário saber como implantá-lo na sua incorporadora, construtora ou loteadora.
Independentemente do seu tamanho, é preciso entender que, a era da informação é uma realidade que está batendo à porta de empresas do mundo inteiro. Quer uma prova disso? Que tal o fato de que 62,5% das empresas planejam usar entre 10% e 30% do faturamento em digitalização? (SUPERO, 2021).
Digo e repito: ter a tecnologia por perto é uma questão de sobreviver ao mercado. Então, nada melhor do que fazer isso com tranquilidade, seguindo um passo a passo. Vamos lá?
DICA #1: Toda mudança começa por dentro
Dessa forma, antes de olhar para o mercado, para o cliente ou para os funcionários, você deve começar olhando para sua empresa. Pergunte-se: o que nela pode ser melhorado sob a ótica da transformação digital?
Quer uma ideia? Eu te dou: comece implantando um ERP de qualidade na sua incorporadora.
Para garantir digitalização, transformação e inovação, é necessário fazer o básico bem feito. E é isso que um bom ERP te oferece. O Enterprise Resource Planning é uma plataforma de gestão de recursos empresariais que te ajuda a crescer através da organização.
O programa é pensado para administrar suas finanças, estoques e recebíveis por meio da tecnologia. Todos os seus números, indicadores e métricas de gestão interna ficam armazenados no software, e suas equipes de gerenciamento já começam a receber um olhar integrado e digital sobre os processos da empresa.
DICA #2: Crie um ecossistema de tecnologia
Agora é hora de trabalhar com aquele que é, sem sombra de dúvidas, o maior amigo do lucro empresarial: o CRM imobiliário. Se você ainda não conhece o termo, sugiro que leia:
A nova geração do CRM imobiliário: conheça o conceito do CRM 5.0
O uso do CRM na gestão de produtividade empresarial
Os 9 problemas comerciais que um CRM imobiliário pode resolver
É impossível contemplar todos os benefícios de um CRM num único capítulo. Por isso mesmo, preparamos um ebook inteiro sobre o assunto. Mas, resumidamente, o CRM é a plataforma de gestão comercial que traz tecnologia à sua jornada comercial, independência aos seus times e lucro à sua empresa.
Com um CRM, uma incorporadora consegue ter uma visão gerencial 360º de todos os processos, assim como estratégias localizadas para cada etapa da pré-venda, venda e pós-venda. Além disso, o CRM traz soluções específicas em gestão e ecossistema, possibilitando a criação de uma verdadeira arma de vendas.
DICA #3: Desperte o especialista que há em seus times
Nem só de plataforma vive uma empresa. Atreladas à transformação digital também devem estar uma boa capacitação de times e a humanização dos processos internos. Lembre-se sempre de que o consumidor está cada dia mais exigente, antenado e independente. Por isso, cabe ao seu time exercitar habilidades que atenderão a essa demanda.
Para despertar o especialista que existe em cada um de sua equipe, é importante compreender e exercitar diariamente coisas como:
- People Skills – habilidades interpessoais
- Uso de plataformas de gestão comercial e de recursos
- Uso de tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada
- Princípios de metaverso e novas tendências de mercado
DICA #4: Seja um ávido pesquisador de tendências
O que não falta no mercado imobiliário é tendência de última geração. E, quando digo isso, refiro-me a todas as áreas possíveis do processo de planejamento, construção e comercialização de imóveis. Posso te dar alguns exemplos básicos de tendências, como:
- Impressão 3D na construção civil
- Bioarquitetura como tendência para os próximos anos
- Cidades do futuro
- Uso de drones na construção civil
- Fachadas ativas em espaços residenciais
- Portarias virtuais em prédios e condomínios
Sobre cada um desses assuntos e muitos outros, temos um artigo de valor no Blog do CV explicando o passo a passo da tendência. Com estudo, dedicação e prática, é possível descobrir quais dessas tendências reproduzem os valores da sua incorporadora e aplicá-los ao seu processo interno na expectativa de fazer da sua empresa mais futurista, ambientalmente responsável e tecnológica.
DICA #5: Marketing digital a favor dos processos
De nada adianta ser tecnológico, bem resolvido e digitalizado se sua comunicação com o cliente não transmitir os mesmos valores. Portanto, num século que prioriza as necessidades do consumidor, aplicar estratégias de marketing digital é essencial para uma boa vazão de imóveis.
E, você sabe por que é importante investir no marketing digital para entrar na era da informação com o pé direito? Vamos lá:
- Quase 55% da população mundial já está nas mídias sociais (Hootsuite, 2021)
- Cada habitante do Brasil possui, em média, dois dispositivos digitais, totalizando 230 milhões de aparelhos (FGV-SP, 2019)
- 78% das pesquisas em dispositivos móveis resultam em compras offline (Junto, 2019)
Dessa forma, podemos concordar: contra dados não existe argumento. Se o cliente tem uma jornada digital forte e consolidada, então, é importante que sua incorporadora também a tenha. A internet é uma característica forte da era digital, ou seja, saber usá-la é acreditar no potencial do momento para virar o jogo da sua empresa.
Considerações finais: sua incorporadora pertence à era digital
A era digital chegou, consolidou suas raízes e exigiu de nós muita resiliência. Hoje, não nos cabe apenas ter bons processos e pessoas, é necessário também se voltar para o pilar da tecnologia. Conectar e estar conectado são partes essenciais de um corpo empresarial, sobretudo no mercado imobiliário, conhecido pela constante realização de sonhos.
Em resumo, se hoje podemos ter a facilidade, rapidez e desburocratização que já observamos no setor, agradeçamos então à tecnologia. É ela que nos permite potencializar todas as áreas da nossa empresa e garantir um crescimento mais sólido e moderno.
Então, gostou do artigo de hoje? Confira o Blog do CV para outros debates sobre tendências, tecnologia e mercado.
Você já conhece o CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 500 incorporadoras clientes e 100 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
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