A comunicação personalizada em incorporadoras é fundamental quando pensamos na palavra sucesso.
Isso se deve a possibilidade de não só criar uma conexão mais forte com os clientes, mas de saber que terá a chance de atender melhor às demandas que eles apresentarão.
Com isso, eu separei algumas dicas já que você optou por essa estratégia. Fique por aqui, pois eu tenho cinco sugestões para aprimorar a comunicação personalizada na sua incorporadora, com exemplos básicos que lhe darão bastante praticidade. Vejamos?
Sumário
Dicas essenciais para criar uma comunicação personalizada
No Mercado Imobiliário, a comunicação personalizada é um diferencial dentro das empresas que buscam ser destaque. E para quem quer ter reconhecimento nesse mundo tão competitivo, saber como implementar um tipo de comunicação comercial muda todo um rumo.
E para criar uma comunicação personalizada em incorporadoras que buscam ter diferencial para o público-alvo, é preciso ter em mente: – Saber ter a habilidade de se conectar de maneira eficaz e personalizada com os clientes, podendo transformar um simples interessado em um comprador fidelizado.
Por isso, saiba que com o crescimento das expectativas dos consumidores e o avanço das tecnologias de comunicação, saber incorporar uma abordagem personalizada é mais que uma visão, é estratégia.
Conhecendo o espaço e sua potencialidade
Logo, sem mais delongas, entenda que para trabalhar uma comunicação personalizada em incorporadoras, você vai precisar saber:
A) Quem é o seu público-alvo
Saiba que para personalizar a comunicação da sua incorporadora, é preciso saber e entender quem são os seus clientes. Afinal de contas, para quem você quer vender?
Então, vou colocar uma lista para orientar você nessa trajetória inicial. Vejamos:
- Realize pesquisas de mercado imobiliário e já tenha como uma prioridade tentar coletar dados demográficos, comportamentais e psicográficos.
- Ao usar essas informações para segmentar seu público e crie mensagens direcionadas, pois elas poderão ressoar com cada grupo específico de forma certeira.
Vamos ver um exemplo prático? Imagine uma incorporadora que acabou descobrindo que um segmento significativo de seu público-alvo são jovens profissionais que valorizam todo tipo de empreendimento que cuida do meio ambiente, tendo um portfólio sustentável?
Você pode pegar essa informação e já colocar a sua empresa para criar campanhas de marketing, onde terá destaque as características ecológicas de seus empreendimentos, por exemplo, como painéis solares e sistemas de captação de água da chuva.
B) Utilizar a tecnologia para alavancar a sua estratégia
Em um mundo em que muitas pessoas têm procurado usar Inteligência Artificial (IA), pense em quais ferramentas poderão auxiliar você a se aproximar do seu público. No Mercado Imobiliário, nós temos o CRM (Customer Relationship Management) e Automação de Marketing podem ajudar a gerenciar e personalizar a comunicação com os clientes.
Essas ferramentas permitem acompanhar interações, enviar mensagens personalizadas e analisar o comportamento do cliente para ajustar suas estratégias de comunicação.
Por isso, explicando de forma prática, visualize um sistema de CRM que é utilizado por uma incorporadora. O que ele faz? Ele pode enviar e-mails personalizados para clientes que visitaram recentemente um de seus estandes de vendas, oferecendo informações adicionais sobre o empreendimento e convidando-os para uma visita guiada. Sensacional, não é?
C) Faça a criação de conteúdos relevantes e personalizados
No momento, fazer produção de conteúdo tem sido um grande diferencial no Mercado. Por isso, tenha esse planejamento:
- Produza conteúdos que sejam relevantes para os diferentes segmentos do seu público. O que você pode incluir artigos de blog, vídeos, newsletters e posts em redes sociais.
- Tenha em mente que o seu conteúdo deve abordar as necessidades e interesses específicos de cada grupo. Dessa maneira, você pode aumentar o engajamento e a satisfação do cliente.
E claro, não pode faltar o exemplo prático! Imagine que uma incorporadora sabe que um grupo de clientes está interessado em imóveis para investimento.
Logo, pense na possibilidade de fazer um webinar ou um artigo de blog sobre as melhores práticas para investir em imóveis. Faça o destaque os empreendimentos da empresa que oferecem maior potencial de retorno.
D) Atendimento ao cliente de qualidade: Invista!
Qualquer empresa que quer ter um bom relacionamento com seu público, tem um atendimento ao cliente eficaz e personalizado! E já que estamos falando em uma comunicação personalizada em incorporadoras, é de suma importância investir nesse ponto para construir uma boa reputação e fidelizar clientes que você almeja.
Logo, opte por treinar sua equipe para oferecer um atendimento personalizado, respondendo rapidamente às dúvidas e preocupações dos clientes e oferecendo soluções adequadas para cada situação.
Já que soltamos essa dica, vamos exemplificar para você observar como seria na prática. Como estamos falando em incorporadora, saiba que esse estabelecimento pode implementar um sistema de chat online em seu site, onde os clientes podem obter respostas rápidas e personalizadas para suas perguntas sobre os empreendimentos.
Além de ser treinada para lembrar detalhes específicos sobre cada cliente, a equipe pode operar conforme for conhecendo as preferências e histórico dos clientes de acordo com as interações. Já pensou em um pós-venda inteligente? Eis a chance.
Antes de irmos para a nossa quinta e última dica, seria interessante a gente expor um exemplo visual. O que você acha? Simbora?
Hora do Vídeo
Esse vídeo curtinho, do Portal VGV, com Bruno Lessa, cujo tema “A importância da boa comunicação do incorporador com o cliente” é discutido com Alexandra Ribeiro, autora do livro Incorporação Imobiliária – Planejamento e Gestão na Prática.
Na análise, eles abordam como uma boa comunicação entre incorporadora e os clientes é fundamental. Sendo que em muitos casos, o incorporador pode ver os problemas acontecendo, inclusive envolvendo ações judiciais e litígios, e poderiam evitar e resolver de forma antecipada com uma boa comunicação prévia.
Além disso, no conteúdo, eles explicam que desde o momento da aquisição, passando por obras até à entrega (e o pós-entrega), é fundamental que o máximo de informações sejam compartilhadas evitando problemas, especialmente aqueles que são recorrentes.
Então, já aperta play e dá uma olhada em todos os detalhes conversados pelos profissionais do setor.
Faça o monitoramento e ajuste suas estratégias
Resolvi colocar este tópico em um parágrafo separado, porque eu quero que você saiba como é importante acompanhar os resultados das suas campanhas de comunicação.
Então, sempre esteja preparado para fazer ajustes conforme o que for necessidade no momento. Por isso, tenha dados em mãos sempre. Utilize métricas como taxa de abertura de e-mails, engajamento em redes sociais e feedback dos clientes para avaliar a eficácia das suas estratégias e identificar áreas de melhoria.
E para a gente poder olhar a diante, pense no que você poderia fazer com uma campanha de e-mail marketing, por exemplo. Neste caso, a incorporadora pode analisar as taxas de abertura e cliques para identificar quais tipos de conteúdo foram mais eficazes.
Saiba que com base nesses dados, a empresa pode ajustar suas futuras campanhas para focar nos temas que geraram maior interesse e engajamento dos clientes e foram afortunadas para o negócio.
Agora que você leu a nossa última dica e nosso exemplo na prática, precisamos começar nos despedir desse conteúdo, que tem muito a agregar em seu negócio!
O que você viu por aqui
Como você pôde perceber, escolher trabalhar a comunicação personalizada em incorporadoras é um esforço que vai demandar de você e sua equipe uma compreensão profunda do público que você almeja e te fazer operar de forma inteligente:
- Como usar de dados;
- Ter consistência em diversos canais;
- Saber como usar a criação de conteúdo relevante a seu favor;
- E proporcionar o treinamento contínuo da equipe.
Por isso, ao aplicar essas cinco dicas, sua incorporadora pode estabelecer relacionamentos mais fortes e duradouros com os clientes, diferenciando-se no mercado competitivo e ampliando suas oportunidades com muito sucesso.
Saiba que a personalização não é apenas uma tendência! Muito pelo contrário. Ela é uma estratégia comprovada que melhora a experiência do cliente e impulsiona o crescimento de diversos negócios.
Logo, não perca tempo e invista tempo e recursos na criação de uma comunicação personalizada em incorporadoras e veja os benefícios incríveis para o seu negócio florescerem em pouco tempo.
Se esse conteúdo foi interessante para você, continue nos acompanhando, pois toda semana tem muito mais. Espero que você tenha sucesso e até a próxima!
Você pode gostar também…
Você já conhece o CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 950 incorporadoras clientes e 200 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.