Dentro do setor imobiliário, o conceito Compliance em incorporadoras tem se tornado relevante por ajudá-las a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de projetos urbanos, comerciais e residenciais.
Mas afinal, o que é Compliance? Conhecido por ser um conjunto de práticas, políticas e procedimentos que uma empresa deve adotar para garantir que suas operações estejam em conformidade com as leis, regulamentos e normas internas, o Compliance auxilia para manter a ética e a integridade dos seus negócios.
E como falarei dele no contexto das incorporadoras, eu te convido a compreender como a adoção desse tipo de programa garante a sustentabilidade e a reputação do negócio no mercado imobiliário. Vem comigo e boa leitura!
Sumário
- Compliance para Incorporadoras ajuda na prevenção
- Gestão de conflitos versus Compliance no Mercado Imobiliário
- A importância do Compliance para investidores e parcerias
- Governança corporativa
- Normas Ambientais e urbanísticas
- Cultura corporativa com ética
- O que podemos concluir sobre Compliance em Incorporadoras?
- Você já conhece o CV CRM?
Compliance para Incorporadoras ajuda na prevenção
Falar sobre a indústria da construção civil é ter entendimento que quaisquer projetos estão sujeitos a uma série de regulamentações governamentais e isso pode incluir desde normas urbanísticas até requisitos ambientais e fiscais. Por isso, devemos pontuar as como a compliance para incorporadoras previne muitas situações desgastantes e traz eficiência operacional para o seu negócio.
Por exemplo, no setor imobiliário, qualquer violação dessas normas pode resultar em multas pesadas, sanções administrativas e até mesmo processos judiciais que podem comprometer a continuidade do projeto e a saúde financeira da sua incorporadora. Por isso, a implementação de um programa de Compliance é eficiente.
O programa auxilia na gestão de riscos para incorporadoras citados acima, fazendo fluir as operações da incorporadora, alinhando-as com todas as leis e regulamentos vigentes, além de identificar áreas de vulnerabilidade dentro da empresa, permitindo a criação de mecanismos de controle para evitá-las.
Gestão de conflitos versus Compliance no Mercado Imobiliário
Se sua incorporadora atua no Mercado Imobiliário no Brasil com a forma de grande porte, é comum que apareçam situações que tragam conflitos de interesse. Como isso pode acontecer? Se executivos ou profissionais envolvidos no processo de tomada de decisão com interesses pessoais, que podem influenciar a escolha de fornecedores, parceiros ou a aprovação de projetos.
Saiba que esses conflitos prejudicam a transparência das operações e geram desconfiança por parte de stakeholders, como investidores, clientes e até mesmo colaboradores. Por isso, usar o conceito Compliance para incorporadoras ajudará a identificar e mitigar esses conflitos, criando políticas claras que regulamentem a atuação dos envolvidos nas decisões empresariais com mais ética e transparência.
A importância do Compliance para investidores e parcerias
Optou pela Compliance, saiba que investidores, nacionais e internacionais, estão atentos às práticas empresariais das empresas com as quais se associam. E no mercado imobiliário, O Compliance é indicador de governança corporativa e responsabilidade social, fatores que atraem investidores e facilitam a obtenção de recursos para novos projetos.
Isso porque demonstra que a empresa presa pela transparência e o compromisso com a ética, dando segurança e confiança aos seus potenciais clientes, criando um ambiente propício para parcerias de longo prazo.
Governança corporativa
Já que citamos governança corporativa, nada melhor que citá-la e dentro da ferramenta Compliance em incorporadoras, o trabalho pode ser relacionado à melhoria da governança corporativa dentro da incorporação imobiliária.
Por envolver práticas e processos que asseguram a transparência da administração, a implementação de políticas de Compliance reforça a governança ao estabelecer regras claras sobre o comportamento esperado de seus colaboradores, diretores e gestores, além de criar canais de denúncia e auditorias internas, que garantem o cumprimento das políticas impostas.
Normas Ambientais e urbanísticas
No Mercado Imobiliário, quando falamos em empreendimentos, ressaltamos conforto ambiental, certo? Então, é importante que antes de tudo, as incorporadoras sigam regulamentos ambientais e urbanísticos de forma cuidadosa. E você vai entender o porquê do uso da Compliance em incorporadoras em tão eficaz neste caso.
O Compliance faz com que os projetos sejam executados de acordo com as normas relacionadas ao uso do solo, ao impacto ambiental e à preservação de áreas protegidas, sendo que a violação dessas normas pode prejudicar a imagem da empresa e resultar em paralisações de obras e processos administrativos.
Através do Compliance, as incorporadoras seguem todos os aspectos ambientais, desde o planejamento até a execução do projeto, minimizando impactos negativos e promovendo práticas de construção sustentável, sendo vantajoso do ponto de vista jurídico e financeiro também.
Cultura corporativa com ética
Falamos bastante desde o começo do artigo como a Compliance contribui com a ética dentro das incorporadoras. Na verdade, para a formação de uma cultura corporativa ética dentro das incorporadoras, o Compliance ajuda a estabelecer uma comunicação entre os colaboradores, criando um ambiente onde a ética e a integridade são valorizadas.
Por isso, programa de Compliance quando bem estruturado facilita a implementação de treinamentos regulares sobre ética, anticorrupção, normas de conduta e outros tópicos essenciais, alinhando e preparando a equipe para identificar e agir em situações de risco.
O que podemos concluir sobre Compliance em Incorporadoras?
Como você pôde ver até aqui, a implementação de programas de Compliance em incorporadoras garante a conformidade legal e promove uma cultura organizacional baseada na ética, na transparência e na responsabilidade social. Por isso, se puder, opte pelo O Compliance.
Afinal de contas, ele vai te ajudar a prevenir riscos legais, melhorar a governança corporativa, fortalecer a imagem da empresa no mercado e atrair investidores e parceiros de qualidade. Logo, investir em Compliance não é apenas uma obrigação legal, mas uma estratégia inteligente que vai dar longevidade e a reputação positiva ao seu negócio dentro do setor imobiliário brasileiro.
Você já conhece o CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 12 anos de experiência, mais de 1000 incorporadoras clientes e 200 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.