A compra de software imobiliário é um passo importante para o impulsionamento da gestão da sua incorporadora.
Como o mercado imobiliário tem sido digitalizado de forma rápida a cada ano, a tecnologia acabou se tornando fundamental para incorporadoras, loteadoras e construtoras do setor. Uma das ferramentas de gestão mais utilizadas é o software, que gerencia propriedades, projetos e vendas. Mas, você sabe quais as opções de eficiência operacional devem ser analisadas antes de finalizar a compra dessas plataformas?
Agora, você vai aprender o que analisar antes de comprar um software imobiliário. Vamos nessa?
Sumário
Software Imobiliário é igual a CRM?
Antes de abordar a compra de software voltados para o mercado imobiliário, é importante definir as funcionalidades desse tipo de ferramenta. Embora muitas pessoas acreditem que ambas as plataformas são iguais, cada uma dessas possuí características específicas, por isso vale destacar que software imobiliário e CRM não são a mesma coisa.
Primeiro, o software imobiliário é uma ferramenta que gerencia diversas operações ligadas ao setor, isso incluí a gestão de:
- Propriedades
- Finanças
- Marketing
- Atendimento
- Interação com o Cliente
- Contratos e Documentos
- Análise e Relatórios
Já em segundo, o CRM imobiliário é totalmente voltado para a gestão do relacionamento com o cliente. Assim, as principais funcionalidades dessa ferramenta são:
- Capturar e Segmentar Leads
- Registrar Interações
- Automatizar o Envio de Materiais de Nutrição
- Gerenciar o Funil de Vendas
- Acompanhar Oportunidades
- Desenvolver o Suporte ao Cliente
- Gerar Relatórios de Desempenho
- Focar na Expansão do Índice de Satisfação do Cliente
Software Imobiliário X CRM Imobiliário
Antes de optar pela compra de software, é necessário entender como as diferenças entre esse e o CRM. O que muda entre uma tecnologia e outra é a utilização e as funcionalidades voltadas para setores específicos de uma incorporadora.
Enquanto o software imobiliário desenvolve uma gestão de propriedades e até mesmo das finanças ligadas à empresa. Já o CRM imobiliário focaliza na gestão do relacionamento com o cliente, por isso, é centralizado nos setores de marketing, vendas e atendimento.
O software imobiliário é uma ferramenta focada na administração assertiva de imóveis, por isso, automatiza o gerenciamento de contratos, do fluxo de investimento e retorno financeiro e de múltiplas ações diretamente ligadas ao empreendimento.
Enquanto isso, o CRM imobiliário, por ser um sistema funcional para a relação cliente-empresa, conta com módulos voltados para a gestão de leads, automatização dos canais de comunicação, personalização de mensagens e acompanhamento assertivo da jornada do cliente.
Em quais aspectos o CRM e o Software Imobiliário são parecidos?
Você já pode considerar as diferenças entre os dois sistemas, mas já conhece exatamente os pontos de semelhanças entre essas tecnologias? Vamos explorar juntos quais são as ações parecidas dessas tecnologias?
Ambos são sistemas que automatizam a gestão da incorporadora desde as etapas de desenvolvimento do empreendimento até a manutenção do relacionamento pós-venda. As plataformas de software imobiliário e CRM também influenciam na personalização do marketing e da comunicação efetiva com o cliente, além de possibilitarem a análise de dados e fornecem relatórios atualizados que impulsionam as tomadas de decisões assertivas.
Mas, as ferramentas não precisam operar de forma isolada. Ou seja, integrar um software à um CRM imobiliário possibilita que todas as áreas da sua incorporadora tenham uma gestão otimizada, automatizada, segura e objetiva desde o desenvolvimento do projeto até o pós-venda.
O que é preciso avaliar antes da Compra de Software?
Todo o tipo de aquisição dentro do mercado imobiliário requer uma pesquisa e avaliação de características que se adequem às necessidades do negócio. Ou seja, analisar o software imobiliário e entender como as funcionalidades desse irão impulsionar a gestão da sua incorporadora.
Assim, a avaliação dos critérios básicos para garantir uma compra de software imobiliário eficiente tem como base a análise de:
Funcionalidades, Usabilidade e Acessibilidade
Um software imobiliário de alta qualidade deve permitir um controle detalhado, principalmente sobre os imóveis, disponibilidade e histórico de transações. Além disso, deve possuir uma interface intuitiva e que agilize o aprendizado dos usuários para performar de forma eficiente com tempo de estudo da plataforma reduzido.
Também é essencial que o software imobiliário disponibilize um acesso remoto e armazena as informações em cloud. Isso potencializa a visualização de dados e relatórios de qualquer lugar e a qualquer momento.
Custo-benefício, escalabilidade e segurança
Para adquirir um software imobiliário de forma eficaz, é necessário analisar o valor inicial e as mensalidades da plataforma e como esses custos se alinham às funcionalidades disponíveis para o seu negócio. Além disso, antes da compra de um software imobiliário é preciso avaliar as opções de expansão e a capacidade de escalabilidade da ferramenta.
A segurança é o ponto principal a ser verificado antes da compra um software imobiliário, a criptografia, backups frequentes e o cumprimento com o LGPD. Assim, a conformidade legal dos contratos e documentos precisam estar adequados aos regulamentos locais e às normas de privacidade impostas por instituições governamentais.
Gestão Financeira, Atividades e Relatórios
A compra de um software imobiliário tem a finalidade de organizar e controlar o fluxo de caixa, emissão de notas e documentos e a disponibilidade de relatórios sobre as finanças da incorporadora. Ou seja, obter relatórios personalizados de acordo com as etapas do projeto é essencial, assim como notificar as tarefas a serem realizadas e as atividades concluídas por cada colaborador e time.
Assim, é importante verificar se o software imobiliário possuí dashboard interativo, ferramentas de análise e atualizações sobre o mercado. E, é claro, a possibilidade de dividir os gráficos e relatórios de acordo com o tipo de processo, construção, aluguel, venda ou desempenho dos corretores responsáveis pelo empreendimento.
Suporte e Integração
Antes da compra de um software imobiliário é necessário entender quais as formas de suporte e treinamento disponíveis. Uma ferramenta de alta qualidade oferece um SLA defino e canais de comunicação efetivos e de alta qualidade para impulsionar a resolução de dúvidas e problemas.
O treinamento das equipes que irão utilizar o sistema precisa informatizar as formas de utilizar os módulos, a compatibilidade de integrações e as funcionalidades personalizáveis disponíveis dentro do software imobiliário.
O que é preciso saber antes de contratar um CRM?
Como falei sobre integração, por que não abordar a contratação de um CRM? Afinal, sua incorporadora poderá ter uma gestão assertiva de ponta a ponta se você alinhar duas tecnologias de automatização de processos.
O Software CRM é uma ferramenta de gerenciamento da relação cliente-empresa, começando pela análise da captação de leads e do desenvolvimento dos prospects até a venda. Assim, é importante que esse sistema tenha:
Funcionalidades de Gestão de Leads e Clientes
O CRM deve ter um módulo voltado apenas para prospectar os leads através de múltiplos canais de comunicação e redes sociais. Essa ação deve segmentar e qualificar o status do lead através do histórico de interações, disponibilizando assim uma análise da etapa do funil de vendas em que ele se encontra e personalizar o envio de materiais de nutrição.
Outras ações essenciais de uma plataforma de alta performance são:
- Personalização das campanhas de marketing
- Automatização do funil de vendas
- Geração de relatórios de desempenho
- Gestão detalhada das propriedades à venda
- Automatização do monitoramento de disponibilidade
- Geração de status dos empreendimentos e das unidades
Ações para a Gestão de Tarefas
O CRM para incorporadoras precisa possuir uma funcionalidade voltada inteiramente para a transparência das ações e tarefas alinhadas aos empreendimentos. Assim, gerenciar o agendamento de visitas, interações entre os corretores e clientes e as reuniões de equipes é essencial.
A integração com plataformas como o Google Agenda, por exemplo, automatizam lembretes e a própria organização das atividades do planejamento diário.
Relatórios e Análise de Comportamento
As análises de desempenho são partes fundamentais da gestão, e o CRM deve proporcionar o detalhamento das ações de captação, prospecção, conversão e vendas. Além disso, um sistema de alta qualidade desenvolve dashboards interativos, compactação e visualização de métricas e a utilização de KPI’s de vendas.
Isso colabora com a análise das tendências e mudanças do mercado imobiliário e, obviamente, do comportamento dos clientes dentro das plataformas online. Assim, o mapeamento da personalidade do cliente é feito de forma assertiva e ágil.
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