É inegável que o Instagram é a rede social queridinha do brasileiro. Atualmente, a plataforma conta com mais de 100 milhões de usuários no país. Por todo apelo e alcance que a rede possui, o Blog do CV vai ensinar como vender imóveis pelo Instagram e aumentar as chances de faturamento do corretor de imóveis.
Não é à toa que o Instagram se transformou em uma forte ferramenta de vendas online. Além das possibilidades de anúncios patrocinados no Feed e nos Stories, as diversas formas de dialogar com o consumidor fizeram desse canal uma potência no Marketing.
O Instagram oferece tendências como fotos, vídeos curtos que se apagam com o tempo, vídeos de 1 minuto no Feed, Reels, live streaming, carrossel de fotos e vídeos, entre outros.
O crescimento constante de usuários mostra o potencial de alcance da rede social, assim como o de influenciadores que apostam no Instagram como ferramenta de trabalho.
Entenda as funcionalidades disponíveis no Instagram
Atualmente o Instagram oferece muitas funcionalidades para quem quer fazer deste canal um instrumento de trabalho e venda. Antes de se jogar na plataforma com o intuito de utiliza-la profissionalmente, é importante que o corretor de imóveis entenda cada uma das possibilidades que nela existem. As principais são:
- Feed
- Stories
- Reels
Feed do Instagram
O termo Feed é muito confundido com timeline, mas as duas palavras têm significados diferentes. Feed é o que aparece na sua página inicial do Instagram. Estamos falando das publicações das pessoas que você segue e que a plataforma entrega para você.
Já timeline é o que você encontra no seu perfil ou diretamente no perfil de outra pessoa. É quando você clica em algum perfil (inclusive o seu) e encontra as postagens apenas daquela página organizadas em ordem cronológica.
Stories do Instagram
O Stories surgiu em 2016 com o objetivo de melhorar a interação entre os usuários. Trata-se daquele ícone redondo que fica no topo da tela do Instagram. Através dele, é possível publicar fotos e vídeos que ficam acessíveis por apenas 24 horas.
É justamente esse imediatismo que transformou a funcionalidade numa febre. No mundo das redes sociais, ninguém quer perder nada, nenhuma informação. O Stories transformou-se, portanto, na possibilidade de acompanhar o dia a dia das pessoas ou as novidades de um negócio em primeira mão.
Uma das vantagens do Stories em relação às outras funcionalidades é que ele permite que você compartilhe o que publicou na sua timeline e no Reels no próprio Stories, na tentativa de aumentar o engajamento dessas outras publicações.
Reels do Instagram
Sem muita enrolação, o Reels foi criado em 2020 pelo Instagram para competir com uma outra rede social que vinha crescendo, principalmente entre os jovens: o TikTok. Ele nada mais é que uma funcionalidade de vídeos que permite que os usuários criem clipes com duração máxima de 60 segundos.
Para disputar a preferência dos usuários com a rede vizinha, o Instagram disponibilizou no Reels filtros e áudios (que são muito utilizados em dublagens) para dar mais dinamismo ao aplicativo.
Como vender imóveis pelo Instagram?
Agora que você conhece cada uma das principais funcionalidades disponibilizadas pelo Instagram, vamos ao que interessa: aprender como vender imóveis através do aplicativo. O Blog do CV já escreveu sobre “Estratégias para o corretor de imóveis vender mais”, mas hoje vamos tratar exclusivamente de como fazer isso pelo Instagram.
O que iremos oferecer agora são dicas de como aproveitar melhor cada uma das funcionalidades que explicamos acima.
O Instagram possui uma funcionalidade chamada Instagram Shopping, porém, este recurso é muito mais útil para produtos e serviços com ticket médio diferente do ramo imobiliário. Quando falamos em compra e venda de imóveis estamos falando de valores altos.
Portanto, o corretor de imóveis deve concentrar suas ações no Instagram como estratégias para atrair clientes, divulgar lançamentos e unidades disponíveis, além de oferecer conteúdo relevante.
Como vender imóveis pelo Instagram utilizando o Feed
O primeiro ponto no qual o corretor de imóveis deve focar é o conteúdo. Essa é uma estratégica de extrema importância, principalmente para o Feed e a timeline, já que aqui os conteúdos são mais permanentes e servem muitas vezes como fonte de pesquisa e informações para os usuários da rede.
O Blog do CV tem um artigo com “15 dicas de conteúdo para as redes sociais do corretor de imóveis” que vai ajudar a estimular a criatividade do profissional e dar um pontapé inicial nessa jornada de vendas online.
Mas, não basta ter apenas conteúdo. É preciso ter constância nas publicações. Lembre-se, quem não é visto não é lembrado. Então, crie um cronograma e faça publicações na sua timeline todos os dias, mas não exagere. Muitos especialistas indicam que uma postagem por dia na timeline é o suficiente para que o seu conteúdo apareça no Feed dos seus seguidores.
Você sabia que a estratégia que mais traz engajamento no Instagram é o carrossel do Feed? E se você mesclar fotos e vídeos e utilizar o carrossel completo com 10 imagens o engajamento aumenta ainda mais? Portanto, ao invés de fazer 10 publicações no dia, invista em uma publicação em estilo carrossel com 10 fotos/vídeos e sinta a mudança no engajamento.
Veja um exemplo na prática. O corretor de imóveis quer divulgar uma casa disponível para compra em um condomínio fechado. Como ele deve publicar isso no Feed? Escolher oito fotos que mostrem os principais ambientes da casa e/ou detalhes importantes do imóvel, um vídeo de no máximo 60 segundos andando pela casa e outro vídeo de no máximo 60 segundos mostrando o que o condomínio oferece. Com esse material em mãos, ele deve publicar tudo em um carrossel de 10 imagens na timeline/Feed e atingir o engajamento máximo que o Instagram oferece.
Outra dica importante é criar uma identidade visual para a sua página do Instagram. Isso tem a ver com o uso de cores, fontes, layouts. Dessa forma, além da sua timeline ficar mais atrativa e esteticamente agradável, você cria uma marca registrada. Quando a sua publicação aparecer no Feed, seus seguidores já saberão que se trata de um conteúdo seu.
Como vender imóveis pelo Instagram utilizando o Stories
Nunca esqueça que o Stories é uma ferramenta que deve ser utilizada para conteúdos impermanentes, para mostrar a rotina do corretor de imóveis e para complementar informações dadas no Feed.
A principal orientação é utilizar todas as funcionalidades que o Stories oferece: filtros, música, boomerang, enquetes, jogo de perguntas etc. Vamos a alguns exemplos.
Exemplo 1: Utilize o Stories para conhecer seu público. Você pode fazer isso criando perguntas ou enquetes. Pergunte em qual tipo de imóvel eles preferem morar (casa ou apartamento), se estão procurando um imóvel novo ou usado, se preferem morar mais perto da praia ou do centro.
Exemplo 2: Utilize o Stories para que o seu público lhe conheça. Mostre o seu dia a dia de trabalho, já que este é um perfil profissional. Não é sobre a roupa que você está usando para trabalhar (o que também pode ser explorado como um conteúdo mais leve), mas sobre onde fica o seu escritório, uma visita que você fez a algum cliente ou imóvel, uma venda realizada.
Exemplo 3: Aproveite o Stories para conversar com o público, mas quando publicar algum vídeo no qual você não esteja falando, coloque uma música de fundo. Parece besteira, mas isso prende a atenção dos usuários.
Como vender imóveis pelo Instagram utilizando o Reels
São poucas as pessoas e empresas que aproveitam o Reels como uma vantagem para conversão de clientes. Por isso, quem utiliza a funcionalidade corretamente sai na frente. Usar o Reels para vender produtos e serviços é a possibilidade de conectar empresas a consumidores que desejam encurtar a jornada de compra.
O Reels pode ser utilizado para apresentar lançamentos de imóveis, por exemplo. Assim, você pode criar expectativas e desejo comum nos usuários. Mas o mais legal do Reels é fazer isso de uma forma divertida, utilizando áudios para fazer dublagem e aproveitando os filtros que ele oferece.
Aproveite a funcionalidade para compartilhar depoimentos de clientes. Entre em contato com eles e proponha a gravação de pequenos vídeos. Eles podem dar o depoimento sobre a experiência de compra que tiveram e sobre a realização de adquirir ou alugar um imóvel.
Você já conhece o CV?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!
Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, gestão de vendas, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram.
Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV!