8 principais tendências de branding para 2022

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O que bolas de discoteca, monogramas e letras rústicas têm em comum? Esses temas criativos e envolventes fazem parte de algumas listas das principais tendências de branding para 2022.  

A comunidade global de designers gráficos, através desta seleção de tendências, consegue ilustrar as várias maneiras pelas quais as pessoas e as marcas estão respondendo a um 2021 dominado pela pandemia. 

Este é um mundo em que alguns querem se concentrar nas delícias da rotina diária ou aproveitar a tranquilidade oferecida por fontes naturalistas e infantis. Outros estão encontrando novas maneiras sutis de focar a atenção no bem-estar do nosso planeta. E algumas pessoas só querem colocar um néon, acender as luzes estroboscópicas e agitar.  

Aqui, vamos explorar as maiores tendências de branding em 2022 e analisar se é possível aplicá-las ao mercado imobiliário. 

 

Quais são as 8 principais tendências de branding para 2022? 

  • Marca disruptiva 
  • Monogramas para marcas pessoais 
  • Desenho de linha encantador e rabiscos 
  • A magia do mundano 
  • Um futuro digital sem limites 
  • De volta ao neon dos anos 80 
  • Mídia social 
  • Inclusão e diversidade 

 

Marca disruptiva 

Parecer nítido e elegante é muito bom, mas pode fazer com que seu produto ou sua marca pareça ter acabado de sair de uma reunião de grupo de foco ou de uma linha de fábrica.  

Em 2022, muitas marcas procuram mostrar um lado diferente de sua personalidade. Layouts aparentemente confusos, palavras confusas e obras de arte amadoras são todos os tipos de anti-arte que estamos vendo cada vez mais no design de marcas. 

Seja uma letra selvagem que faz os clientes olharem duas vezes ou uma logomarca para uma construtora com linhas atravessadas que remetam a arranha-céus distorcidos, o branding disruptivo dá às empresas a chance de mostrar que não seguem regras padrões. 

 

Monogramas para marcas pessoais 

À medida que o emprego flexível e o freelancer se tornaram cada vez mais importantes, mais pessoas precisaram se identificar como uma empresa. Os logotipos abreviados são curtos, rápidos e podem dar aos parceiros e clientes a sensação de que estão comprando algo especial. 

Os monogramas são uma tendência de design de marca cada vez mais popular em 2022 para corretores de imóveis. Não há nada de novo neles – eles foram usados ​​em moedas gregas já em 350 aC e podem ser vistos em marcas de moda como Louis Vuitton e Chanel. Mas eles são uma ótima opção para o freelancer moderno. 

Ao unir duas ou mais iniciais em um único símbolo, elas são uma forte afirmação de quem você é. Os monogramas são versáteis o suficiente para encaixar no meio de cartões de visita ou nas margens de páginas da web, e essa flexibilidade pode ajudar os espectadores a apreciar sua versatilidade.  

E, com um mundo de fontes e cores por aí, um logotipo abreviado é uma ótima maneira de mostrar criatividade. 

 

Desenho e rabiscos encantadores 

2022 também está vendo as marcas optarem por basear suas identidades em letras e ilustrações manuscritas e não polidas. Esses logotipos e mensagens de marca – um pouco como o branding disruptivo que também está fazendo ondas este ano – podem parecer criados em cinco minutos. 

Porém, dar a uma palavra ou imagem uma forma ousada e infantil pode ajudar a moldar uma marca, sugerindo uma empresa carismática e despretensiosa cujos produtos são construídos por mãos humanas e guiados por uma paixão genuína. 

 

A magia do mundano 

Todos, desde monges zen do século 13 até gurus modernos da atenção plena, sugeriram que podemos encontrar profunda alegria no cotidiano. Depois de meses em que a pandemia tirou muitos de nós de nossas rotinas e levou muitos a encontrar consolo em prazeres simples, não é surpresa ver marcas e designers canalizando a magia do mundano. 

Mas se essa tendência de 2022 em branding é previsível, a maneira como ela está sendo realizada é tudo menos isso. Sejam vloggers focados em suas rotinas diárias ou marcas de chá aprimorando xícaras aconchegantes, todo mundo parece ter sua própria opinião.  

Este ano, você pode ver um festival de cinema transformando detalhes mundanos em arte abstrata ou anúncios de complexos de apartamentos inteligentes que aprimoram croissants, mesas e a interação de luz e sombra. 2022 está mostrando que você pode encontrar glamour em lugares inesperados. 

 

Um futuro digital sem limites 

O retro futurismo foi uma das principais tendências de 2021, mas os designers de marcas estão pisando no acelerador em 2022. À medida que o dinheiro se afasta cada vez mais das notas físicas e as empresas abrem visões de realidade aumentada, como o Metaverso, as marcas estão adotando cada vez mais tecnologia e desenhos futuristas. 

As imagens podem ser selecionadas em ultravioleta ou apresentar padrões dinâmicos que ecoam redes digitais ou pulsos neurais. Símbolos misteriosos e linhas nítidas são comuns, com muitos desses designs de marca hipermodernos dando a objetos orgânicos ou cotidianos um toque evocativo – uma mistura de real e aspiracional que aponta para o futuro, mantendo os pés dos consumidores em terra firme. 

 

De volta ao neon dos anos 80 

Com todos, de Dua Lipa e Charli XCX ao Coldplay, canalizando synth-pop e disco, as influências dos anos 80 estão correndo até os anos 20. Designs de marca dinâmicos e impetuosos, completos com cores neon, estroboscópios cintilantes e vibrações de pista de dança estão ajudando os designers a dar às marcas identidades visuais divertidas e brilhantes. 

Com alinhamento de texto não convencional, figuras dançantes extravagantes e padrões de grade no estilo Tron, essa tendência em branding tem muitos pontos de referência: noites de coquetéis, início da MTV, DJs de house pioneiros e os primeiros jogos de computador doméstico.  

 

Mídia social 

A mídia social tem sido um grampo gerador de receita no marketing por muitos anos e é uma daquelas tendências de branding que não mudarão em 2022.Se sua empresa está subutilizando as plataformas sociais ou ficou sem construir uma presença social até agora, é hora de começar a maximizar as oportunidades que a mídia social tem a oferecer. 

Comece encontrando as redes sociais que o público-alvo do mercado imobiliário gosta de frequentar e, em seguida, reserve um tempo para aprender como essas redes funcionam e que tipo de conteúdo funcionaria melhor para cada uma. 

Em seguida, você precisará decidir qual personalidade ou voz adotar para sua marca. Você vai ser engraçado, excêntrico, satírico ou formal? Certifique-se de que qualquer voz e idioma que você escolher esteja alinhado com a voz e o idioma que seu público-alvo usa ou gostaria. No mercado imobiliário, as mais comuns são formal ou, eventualmente, engraçado.  

Depois de descobrir isso, a próxima coisa a fazer é desenvolver estratégias e táticas de marketing de mídia social para ajudá-lo a aumentar seu alcance e atrair a atenção do seu público. 

 

Inclusão e Diversidade 

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De acordo com uma pesquisa de consumidores do Google juntamente com The Female Quotient, 64% dos participantes admitiram realizar alguma ação depois de ver um anúncio que consideraram inclusivo ou diversificado. Da mesma forma, 69% dos consumidores negros disseram que eram mais propensos a comprar de uma marca quando sua publicidade reflete positivamente sua raça/etnia. 

A demanda por diversidade e inclusão está em ascensão e é uma das tendências de branding para 2022. Somente as marcas que puderem mostrar que estão comprometidas com esses princípios na realidade, não apenas no papel, conquistarão o apoio dos consumidores de amanhã. 

Ser inclusivo em sua marca pode significar fazer um esforço para destruir estereótipos ou apenas mostrar como as pessoas podem ser diversas no mundo real. Você não tem apenas um tipo de cliente, então por que não fazer com que todos que usam seu serviço ou compram seus produtos se sintam bem-vindos, especiais e cuidados. 

 

Tendências de Branding para 2022: parece brilhante 

Com tons fluorescentes dos anos 80 e visões cintilantes do futuro e desenhos de linhas alegres, muitas das tendências de 2022 vêm com mais do que uma pitada de otimismo. Nem tudo é extravagante, é claro, mas mesmo os desenvolvimentos mais contidos apontam para o cuidado com o próximo, o desenvolvimento pessoal e a alegria do momento. 

Podemos ainda não estar entrando em um novo mundo brilhante, mas essas tendências de design de marca coloridas e envolventes sugerem que 2022 deve transbordar de vida. 

 

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