O setor responsável pela alta do PIB brasileiro no primeiro trimestre de 2023 foi a agropecuária, no entanto, o PIB da Construção também pode ser comemorado. No último dia 01 de junho o IBGE divulgou os resultados do Produto Interno Bruto acumulado nos três primeiros meses do ano, e a Construção Civil, que vinha demonstrando preocupação com alguns índices, apresentou alta de 5,3% no acumulado em quatro trimestres, em relação ao mesmo período do ano passado.
Já em relação ao mesmo trimestre de 2022, o PIB da Construção cresceu 1,5%, apresentando assim a décima alta consecutiva nesse comparativo, ainda de acordo com os dados do IBGE.
A economia brasileira apresentou crescimento de 1,9% nos três primeiros meses de 2023. Em valores correntes, o PIB totalizou R$ 2,6 trilhões. Na comparação com o mesmo trimestre de 2022, a alta foi de 4%. No acumulado em quatro trimestres, o PIB brasileiro cresceu 3,3%.
Dados atuais da construção civil
Outro indicador importante para o setor a ser observado mês a mês é o de volume de venda de imóveis, calculado pela Associação Brasileira de Incorporadora (ABRAINC) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).
O último dado divulgado foi referente ao mês de abril e registrou alta de 8,7% no acumulado de 12 meses encerrados em fevereiro de 2023. O indicador mensal demonstra: vendas, entregas, oferta final e distratos, realizados no mercado primário de imóveis residenciais e comerciais.
Já a variação no preço dos imóveis, calculada por uma parceria entre a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) e a FGV, continua demonstrando desaceleração. A variação de 0,46% do IMGI-R/ABECIP em abril marcou o sexto mês consecutivo de desaceleração do indicador.
Para saber o quão caro está construir no Brasil, Construtoras e Incorporadoras devem estar atentas ao INCC. Trata-se do Índice Nacional de Custo de Construção, que tem a finalidade de entender a variação dos preços na construção civil. Este índice apresenta três variações, que são definidas de acordo com o período de cálculo. O INCC avalia os preços de:
- Serviços
- Equipamentos
- Matéria prima (como cimento, tijolos, entre outros)
- Mão de obra de todos os envolvidos
- Tecnologias usadas
Entre os três tipos de INCC, o mais conhecido é o INCC-DI, por ser um índice usado nos contratos de financiamento de imóveis. O acumulado dos últimos 12 meses é de 5,40% em maio de 2023, segundo dados divulgados pela FGV. A porcentagem registra uma queda com relação ao mesmo período anterior.
Para continuar apresentando otimismo, além de acompanhar o PIB da Construção, o mercado da construção e incorporação no Brasil deve continuar atento aos índices importantes que determinam preços e incentivam novos lançamentos.