Pós-venda para corretores: 10 dicas para fidelizar seus clientes

Pós-venda para corretores (capa): corretor fala sério ao celular

O pós-venda é uma etapa que, como o nome sugere, começa após a efetuação da venda. Embora muitos profissionais não se atentem a isso, é durante o pós-venda que o corretor pode nutrir uma relação fiel e longa com o consumidor. Através delas, podemos criar um laço mais duradouro com nosso cliente e transformá-lo num defensor ou até divulgador do serviço.

Hoje em dia, mais que nunca, é importante termos noção da relevância de uma fidelização efetiva. O cliente que domina o mercado atual pede muito mais que uma simples compra; ele exige um serviço bem feito, atendimento de qualidade e personalização nos processos. Resumindo, nosso novo objetivo na corretagem de imóveis é fazer com que nosso cliente se sinta especial. E é exatamente isso que vamos aprender hoje.

Acompanhe nossas dicas e aprenda a realizar um pós-venda profissional, estratégico e eficiente! Fique ligado:

Permaneça acessível 

A dica que pode parecer mais óbvia é também uma das mais difíceis de colocar em prática. Para corretores com muitos clientes, em especial, se manter acessível após a venda ao mesmo tempo em que precisa manejar novos compradores pode acabar sendo extremamente desorganizado e confuso. Para evitar problemas como esse, é importante planejamento, e vamos te ajudar com isso.

Estar presente é muito importante depois da compra. O cliente pode apresentar problemas com o novo imóvel, com a documentação ou pode simplesmente ter alguma dúvida que apenas o corretor de imóveis é capacitado para tirar. Então abandonar esse cliente simplesmente não é uma opção. Mas como se certificar de estar acessível para ele no meio de tantas demandas e tarefas?

Bom, é aí que entra a necessidade de planejamento: crie um material com as principais informações de cada um de seus clientes durante sua jornada de vendas, e delimite dias e horários nos quais você está disponível para conversar com ele. Deixe-o ciente de que existe um tempo na sua agenda destinado a tirar suas dúvidas e, assim, ele se sentirá especial e bem cuidado.

Memorize informações importantes sobre ele

Pós-venda para corretores: corretor escreve em caderno enquanto checa o relógio de pulso

Como dissemos anteriormente, você precisa saber planejar para ser um bom corretor.

Guardar informações é uma das principais tarefas de planejamento na corretagem de imóveis. Você precisa ter em mãos todos os dados possíveis sobre seu cliente, não apenas até o momento de efetuação da venda, mas também após a entrega do imóvel.

Anote dúvidas importantes que seu cliente tenha ou possa vir a ter, suas principais inseguranças relacionadas ao imóvel e também se existe a possibilidade de ele querer, no futuro, trocar de moradia mais uma vez. Guarde suas principais preferências de moradia e o que ele prioriza na hora de comprar uma casa. Tudo isso pode vir a ser útil no futuro, e você estará à frente da concorrência por conhecê-lo tão bem!

Mantenha o interesse no bem-estar do seu cliente após a venda 

Comprar uma casa está muito longe de ser o fim dos nossos problemas. Muito embora seja um grande passo rumo à independência, grandes responsabilidades acabam caindo no colo daqueles que optam por sair do aluguel. Por isso, quando entrar em contato com seu cliente após a compra, procure demonstrar interesse verdadeiro no seu bem-estar.

Está em dúvida sobre o que perguntar sem parecer invasivo ou pouco profissional? Confira essa listinha de tópicos que você não pode deixar de fora ao conversar com seu cliente:

  • Como está sendo a experiência na nova casa?
  • A família está se adaptando bem ao novo lar?
  • Existe algum problema com o qual eu possa te ajudar nessa nova fase?
  • Tudo ocorreu bem desde que fechamos negócios?

Viu como é simples? Você precisa apenas ser sincero nas suas preocupações e levar em consideração os sentimentos do cliente! Com prática, não é nenhum bicho de sete cabeças.

Lembre aniversários e datas comemorativas 

É incrível como atitudes pequenas podem ganhar o coração de alguém, não é mesmo?

Anotar em sua agenda o aniversário do seu cliente é uma tarefa que não lhe custa muito tempo e que pode trazer resultados grandiosos para seu negócio. Não existe truque na manga, neste momento o que conta é a honestidade. Ligue para ele ou mande uma mensagem agradecendo pela confiança e desejando felicitações por mais um ano de vida.

Faça com que ele saiba que é importante para você!

Outras datas comemorativas como Natal, Ano Novo, Páscoa e feriados são ainda mais simples! Você pode, por exemplo, elaborar um e-mail personalizado, honesto e festivo e enviar para sua lista de clientes. Mesmo sendo um gesto simples, é um detalhe que fará com que ele te mantenha em mente.

Mas, atenção: não tente forçar uma nova venda ou falar de trabalho! Este momento é destinado exclusivamente a desejar felicitações ao cliente, e falar sobre vendas e assuntos técnicos pode soar forçado. Seja leve!

Seja moderado em seus contatos 

Lembre-se sempre de ir com calma! Existe uma linha tênue entre entrar em contato com seu cliente e sufocá-lo com a proximidade, e um bom corretor deve estar ciente dos limites entre um e outro. Espace seus contatos de uma forma que seja agradável para a pessoa do outro lado da linha. Você pode, por exemplo, começar entrando em contato quinzenalmente e, em seguida, diminuir os pontos de contato para uma vez por mês, e assim sucessivamente.

Também, a cada ligação, entenda o que seu cliente está tentando te dizer. Se ele estiver sendo curto ou rápido demais em suas respostas, entenda os sinais para encerrar a ligação cedo e não o irritar. Mas o mesmo vale para o contrário: se perceber que o cliente está confortável na ligação, não tenha medo de se prolongar um pouco mais e deixá-lo falar!

Peça feedbacks 

Perguntar a opinião dos clientes sobre seu trabalho é um sinal imenso de profissionalismo. Ao pedir um feedback, você demonstra que a opinião do seu cliente é importante e que você está disposto a melhorar o que puder.

Não precisa ser algo maçante, você pode fazer isso até mesmo por meio de uma simples ligação de telefone. O importante é que o consumidor saiba que está avaliando seu trabalho e que essa avaliação será guardada por você. Procure saber quais foram os pontos mais positivos e mais negativos na experiência dele com você e os motivos por trás de cada um.

Acredite, seu cliente vai se sentir muito mais confortável com você após um feedback. Seus níveis de confiança vão aumentar e ele sentirá que pode confiar no seu trabalho.

Seja profissional: não ultrapasse os limites

Pós-venda para corretores: mulher sorridente fala ao celular e segura xícara de café

É aqui que muitos corretores podem cometer seus principais deslizes. Entre uma conversa e outra, é fácil ultrapassar as barreiras do profissionalismo e acabar partindo para uma conversa pessoal. Perguntas muito íntimas podem, sem sombra de dúvidas, afastar seu cliente de forma irreversível.

Por isso, cuidado! Não esqueça da linha que mencionamos anteriormente. Mantenha as conversas voltadas para o cliente e sua experiência com o imóvel novo, e não fuja para tópicos muito pessoais. Caso contrário, a pessoa pode sentir sua privacidade violada e isso pode representar o fim da relação cliente-corretor.

Mostre que seu cliente é prioridade 

Não existe segredo: o cliente é verdadeiramente a alma de qualquer negócio. E, claro, ele precisa se sentir assim. Não deixe de colocá-lo no começo da sua lista de prioridades sempre. Manter um cliente existente é mais barato e simples do que adquirir um novo, então preze sempre por aqueles que já estão com você.

Se ele precisar ligar, atenda! Se ele precisar marcar uma visita, que assim seja. O importante é que ele saiba que você o prioriza mesmo após a venda.

Se possível, presenteie seu cliente 

Obviamente, não é sempre que podemos presentear clientes. É, afinal, um custo a mais nas despesas de trabalho, que no mundo da corretagem de imóveis já são muitas.

Mas em datas comemorativas e especiais você pode, sempre que possível, dar uma lembrancinha útil para que seu cliente não te esqueça. Canetas, blocos de notas, calendários ou canecas, o interessante é que a lembrancinha seja útil para a rotina daquela pessoa, uma vez que o objetivo é que ela possa utilizar o presente e se lembrar de você e do ótimo serviço que foi prestado a ela.

Saiba utilizar a tecnologia a seu favor 

Finalmente, a dica mais importante: seja amigo da tecnologia. 

Com ela, planejamento, agendamento e especialmente a comunicação têm se reinventado. Planners virtuais permitem que você guarde todas as suas tarefas ao alcance das mãos, calendários sincronizados à nuvem te lembram dos seus compromissos no momento certo e aplicativos de mensagem instantânea te dão a possibilidade de conversar a qualquer momento com seu cliente.

Não abra mão das possibilidades que as novas tecnologias te oferecem. Saiba utilizar aquelas plataformas que podem impulsionar seus negócios e te aproximar do seu público. Hoje, existem formas práticas de profissionalizar suas redes sociais e transformá-las em divulgadores efetivos da sua carreira.

Além disso, existem softwares que te permitem acompanhar o cliente por toda a jornada de compras e manter seus dados e informações para momentos de necessidade de forma organizada e estratégica. Esses softwares são conhecidos como CRMs, ou Customer Relationship Management, e eles tem reescrito a forma de se entender o público do mercado imobiliário.

As possibilidades são infinitas, acredite! Agora é só colocar a mão na massa.

Conclusão 

Curtiu as dicas? Coloque em prática! Ficar parado não é uma opção neste mercado caótico que se reinventa a cada momento. Seja diferente, seja inovador, seja um corretor 2.0.

 

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