Marketing de relacionamento para incorporadoras: o que é?

É um fato: para se manter um bom relacionamento é preciso ser ouvido e ter alguém que realmente esteja preocupado com o que você necessita. Esses são alguns dos fatores principais, mas claro que existem outros. Algumas são as marcas que se preocupam em realizar esse trabalho com os seus clientes, elas estão aplicando na prática os princípios do Marketing de Relacionamento e o Marketing de relacionamento para incorporadoras.

Diariamente, estamos sendo bombardeados por grandes quantidades de informações. Você já teve alguma experiência muito positiva com alguma marca a ponto de se tornar cliente fiel do produto e ser um verdadeiro disseminador dele? Se a resposta for sim, sabe que nunca mais esqueceu dessa marca. Além do mais, quem é sempre bem tratado, guarda boas recordações.

Atualmente, muitas empresas já acordaram para esse assunto e passam a desenvolver ações com o intuito de melhorar a experiência oferecida aos seus clientes. Consequentemente, há um aumento na fidelização dos seus clientes e um impulsionamento no financeiro da empresa. E sabe qual é o segredo para isso? As estratégias de Marketing de Relacionamento.

Indo muito além de uma ação para somente obter clientes, essa estratégia envolve a construção de marca, fidelização de clientes e criação de autoridade no mercado. Sendo assim, a partir de agora vamos entrar de cabeça em tudo que você precisa descobrir sobre Marketing de Relacionamento. Para que serve? Como aplicá-lo? Vamos te mostrar agora!

Imagem do guia da qualificação de leads

O que é Marketing de Relacionamento?

Quando falamos em Marketing de Relacionamento, estamos falamos sobre todas as áreas que ele engloba, como:

  • Construção e disseminação de marca;
  • Fidelização e criação de autoridade no mercado;
  • Contato com o público em diferentes canais de Marketing Digital e comunicação;
  • Comunicação próxima de cada pessoa com o Perfil de Cliente Ideal (ICP);
  • Automação de Marketing com seus contatos.

Conquistar e fidelizar clientes é o objetivo fundamental para quem busca criar esse relacionamento, além de fazer com que ele se tornem defensores da marca. Entretanto, existem outros objetivos como por exemplo tornar a sua marca uma referência no mercado, ocasionado pelas experiências oferecidas aos usuários.

Se você busca tudo isso para a sua incorporadora, então precisa criar um relacionamento no qual se baseia no oferecimento de vantagens para seus clientes e prospects através de ações de comunicação bem estruturadas.

Marketing de Relacionamento: para que serve?

Mkt de relacionamento para incorporadoras: Aperto de mão

Se chegou até aqui, você já sabe que o objetivo do Marketing de Relacionamento vai muito mais além do que aumentar vendas. Dessa forma, é importante ressaltar que ele não é limitado a apenas conquistar clientes, mas fidelizá-los. No entanto, uma etapa é consequência da outra: para fidelizar o seu cliente, primeiramente é preciso tornar o relacionamento entre ele e a sua empresa únicos.

A ideia é criar e tornar a relação contínua, além de progressiva com cada pessoa. São várias as formas que isso pode ser realizado, mas a sua funcionalidade se aplica até mesmo para que um cliente de um produto ou serviço básico da sua incorporadora evolua para opções mais avançadas do que você tem a oferecer, ou seja, a solução. É possível perceber que as estratégias de Marketing de Relacionamento visam o médio e longo prazo.

Marketing de Relacionamento gera novas receitas

Além de aproximar o cliente à incorporadora, o Marketing de Relacionamento também gera novas receitas. E isso é tão benéfico para os seus clientes – que passam a serem atendidos de forma mais rápida e personalizada – quanto para a sua empresa, que colhe feedbacks e tem um aumento na possibilidade de aprender com os seus clientes e assim melhorar seus produtos ou serviços.

Busque sempre aproximar o público da sua incorporadora e isso é simples através de um bom investimento em ações de Marketing de Relacionamento, outro benefício também é passar a conhecer melhor os detalhes do que você faz e as soluções que oferece. Dessa forma, fica mais fácil de compreender o valor da sua solução e fazer pessoas comprarem se torna mais simples.

É muito provável que seu público passe a divulgar sua marca caso viva uma experiência boa com ela e isso é transmitido de forma positiva para as outras pessoas, ocasionando em um efeito “cascata”, influenciando na aquisição de novos clientes.

Quais são os benefícios ao se investir em Marketing de Relacionamento?

Agora que você compreende a importância do Marketing de Relacionamento para a sua incorporadora, podemos conhecer mais 3 benefícios que essa estratégia pode fornecer para a sua empresa:

Aumentar o LTV

LTV (Lifetime Value) é uma métrica na qual auxilia a entender a importância de manter o cliente pelo maior tempo possível. Dessa forma, é possível que ele entregue um valor maior do que aquele que foi gasto na sua aquisição.

Um bom planejamento das estratégias de Marketing de Relacionamento ajuda a aumentar o valor da vida útil do cliente. Assim, é possível conquistar clientes fiéis, consequentemente o leva a novas compras e a um LTV maior.

Além do mais, tornar os seus clientes fiéis em embaixadores da sua marca é uma situação muito provável através do Marketing de Relacionamento. Com isso, seus clientes passam a recomendar produtos e serviços a amigos e familiares, auxiliando a reduzir o seu CAC (Custo de Aquisição ao Cliente).

Reduzindo os gastos com marketing e anúncios 

Você sabe de que forma pode diminuir os gastos em marketing e anúncios para conquistar novos clientes? Essa é simples, através de um trabalho focado em ações de relacionamento. Atualmente, a informação não corre mais só de forma oral, a internet existe para provar isso.

Assim, sempre tenha em mente que se o seu cliente teve a melhor experiência possível com a sua marca, ele contará às pessoas sobre os produtos e serviços da sua empresa, isso gera um impulsionamento orgânico nas vendas. A utilização de dinheiro para investimento em marketing e anúncios de mídia paga é diminuída ou quase não existe quando as marcas passam a focar em Marketing de Relacionamento.

Ampliando o alinhamento da comunicação em torno do cliente

Mkt de relacionamento para incorporadoras: Mulher falando ao telefone

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Como a proposta principal do Marketing de Relacionamento é a criação da melhor experiência possível para o cliente, então há todo um alinhamento organizacional interno na empresa. Assim, todo o time da sua incorporadora devem trabalhar juntos para trazer clientes satisfeitos e felizes a longo prazo.

6 passos para fidelizar o seu cliente através das estratégias de Marketing de Relacionamento para incorporadoras

Agora que já descobrimos o que é Marketing de Relacionamento e qual a sua importância, passamos a buscar entender o passo a passo de como usá-lo para conquistar a fidelidade dos clientes da sua incorporadora. Vamos lá:

Identifique sua persona 

Cliente ideal é a definição perfeita de persona. Você sabe quais características ele tem? O que gosta de fazer? Como se relaciona? O que consome? Perguntas como essas são feitas quando você busca definir a persona ideal para a sua incorporadora.

Assim que identificado o perfil ideal, selecione através dos dados de clientes que a sua empresa possui aqueles que mais se adequam e que, em hipótese alguma, podem ser deixados de lado. Quando pensar em produzir conteúdos e traçar estratégias, sempre tenha a persona em mente. São elas que estão a todo momento comprando seus produtos e serviços.

Mantenha um contato de qualidade

Atualmente, oferecer somente promoções aos seus clientes não é o suficiente. Além de saturar, o seu consumidor pode acabar tendo uma imagem negativa da sua empresa, como por exemplo que sua incorporadora só busca vender e entupi-lo de e-mails com ofertas.

Sendo assim, procurar mandar mensagens personalizadas em datas especiais, como o aniversário do cliente, por exemplo. É de extrema importância personalizar o conteúdo, como quando for enviar ofertas de produtos, considerar o que cada cliente já comprou e sugerir algo do interesse próprio de cada um.

Incentive o engajamento

Você sabe quais são os clientes que mais engajam com a sua incorporadora? Passe a identificá-los e mande brinde para eles como prova de que isso é reconhecido. Além disso, promoções e sorteios baseados nos usuários que mais interagem com a sua marca nas redes sociais é uma boa alternativa de incentivar esse comportamento.

Existem outras possibilidades, como por exemplo a realização de pesquisas rápidas com os seus clientes, seja por redes sociais que já possuem a ferramenta de enquete ou até mesmo pelo WhatsApp e e-mail.

Ofereça canais para contato e interação

Quais são os canais de comunicação que o seu cliente consegue entrar em contato com a sua incorporadora? Ter mais de uma proposta de canal é super importante pois garante mais vias de relacionamento.

É recomendável que você tenha um telefone fixo para SAC, redes sociais ativas, espaço de ouvidoria no site, e-mail de atendimento  ao público e canais de atendimento ainda mais diretos, como o WhatsApp Business.

Invista em Marketing Digital

A regra principal é que todas as estratégias de Marketing de Relacionamento devem estar amarradas adequadamente e unidas, de acordo com a linguagem da sua marca. Além disso, o Marketing de Relacionamento pode ser integrado facilmente ao Marketing Digital.

É certo: as mídias sociais fazem parte cada vez mais do dia a dia das pessoas, melhorando e facilitando os diversos tipos de ações de interação, como campanhas, sorteios, pesquisas, etc. Se você passa a trabalhar com essas duas formas de marketing, a sua empresa terá um impulsionamento maior no relacionamento com seus clientes.

Invista em personalização

Essa etapa é fundamental. Através dela é possível fazer com que seu cliente se sinta único e isso é uma arma poderosa e aliada à sua incorporadora para que ele permaneça ao seu lado. Dessa forma, é importante que cada cliente tenha um tratamento individual, como por exemplo pelo nome e entendendo suas principais características.

Marketing de Relacionamento na área de Vendas a partir do CRM

Durante a jornada de vendas do lead através da empresa, existem os diversos possíveis pontos de contato. Através desses pontos, um bom CRM pode guiá-lo a ponto de facilitar a execução de estratégias de Marketing de Relacionamento no fundo do funil.

Através deste software, é possível executar o registro, rastreamento e todas as informações dos possíveis clientes. Além do mais, CRM’s como o Construtor de Vendas te auxiliam a entender o que desperta a atenção de cada pessoa, permitindo que as empresas monitorem e entreguem soluções de acordo com os problemas dos clientes.

Conclusão 

Chegamos ao fim e mais um conteúdo e a pergunta que fica é “Vale a pena investir em Marketing de Relacionamento?”. A resposta para essa pergunta é só uma: sim! Através de um mercado cada vez mais competitivo, o investimento em Marketing de Relacionamento é sinônimo de sair na frente da concorrência.

E isso se deve graças o seu propósito de auxiliar a sua incorporadora em criar as melhores experiências para os seus clientes e cultivar um relacionamento que nenhuma outra empresa teria. É válido ressaltar que não se deve pensar que Marketing de Relacionamento é só um bom atendimento, pois ele não é somente isso. Ele necessite de muito mais que isso, como por exemplo competência, criatividade e investimento para oferecer a experiência que seu cliente nunca teve, tornando-o um fã.

Além do mais, quando o assunto é Marketing de Relacionamento, o Construtor de Vendas é o caminho mais adequado. O CRM mais completo do mercado imobiliário está preparado para dar conta de todos os pontos de contato entre o cliente e a sua incorporadora através da sua jornada de vendas 100% completa.

Dessa forma, ampliando a sua visão sobre toda a sua empresa e potencializando os processos internos de todo o seu time. Mas então, está esperando o que? Clique aqui para acessar o site do CV e conhecer um pouco mais sobre a solução para os seus problemas e o impulsionador das suas vendas.

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Por hoje é só, até a próxima!

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