LinkedIn: como usar a plataforma para impulsionar suas vendas

Muito longe de bancar o engraçadinho, o LinkedIn é uma das plataformas de interação profissional mais prolíferas no Brasil e no mundo.

O LinkedIn é a rede social profissional mais famosa da atualidade, contando com mais de meio bilhão de profissionais conectados. Lá, sua empresa pode descobrir novas fontes de venda, potenciais clientes e muita, mas muita oportunidade de negócio.

No entanto, é sempre bom lembrar que o perfil de uma rede social como o LinkedIn é extremamente específico, e o mesmo acontece com seu público. Como falamos anteriormente, ele não é um espaço para gracinhas, mas para compartilhamento de novidades e informações de âmbito profissional. Dessa forma, a linguagem no LinkedIn é muito mais madura.

Mas é justamente isso que faz com que a plataforma possa gerar leads altamente qualificados.

Embora, num primeiro momento, ele não pareça um meio propício para a venda (afinal, quem está lá são profissionais e empresas), o LinkedIn pode abrir portas inimagináveis para sua empresa. Contando com leads muito mais qualificados e certeiros, utilizar as artimanhas corretas por lá te permite encontrar uma verdadeira mina de ouro.

Nós não queremos que sua empresa deixe passar uma oportunidade como essa, certo? Por isso, fizemos questão de criar um conteúdo exclusivo para a incorporadora que deseja crescer no LinkedIn, prospectar mais clientes e gerar mais vendas.

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Crie um perfil de qualidade

LinkedIn: Corretor de Imóveis entrega chave a casal de clientes

Não tem para onde correr: se você quer ser uma empresa de qualidade no LinkedIn, deve se portar como uma.

A forma como você se apresenta na plataforma é muito importante, pois ela é a primeira coisa que seu público vê ao encontrar sua página online. Portanto, você deve fazer questão de ter todo o perfil criado de forma profissional, informativa e de fácil assimilação. Erros de português devem ser evitados ao máximo e todos os campos de dados devem estar preenchidos.

Agora, vamos te ensinar todos os critérios que você precisa dominar para criar um perfil de qualidade no LinkedIn. Atenção:

  • Fotos de perfil e capa: a identidade visual da sua incorporadora deve estar destacada em ambos os locais. Nada de colocar foto pessoal ou imagens paradisíacas. Seja profissional e objetivo, trazendo a marca da empresa na foto de perfil e uma versão estendida da mesma na imagem de capa;
  • Resumo: saiba resumir sua empresa em poucas palavras. Um exemplo disso é o LinkedIn do Construtor de Vendas, que afirma, “A melhor solução para gestão comercial e relacionamento de construtoras e loteadoras”. Percebeu? Simples, objetivo e sincero.
  • Biografia: o “Sobre” da empresa exige um pouco mais de cautela. Lá, você explica um breve histórico, destaca sua missão, visão e valores e conta um pouco mais sobre os benefícios de sua incorporadora. Além disso, essa aba oferece espaço para colocar todas as principais informações da empresa, como site, número de telefone e outros.

 

Aumente sua rede na plataforma

LinkedIn: blocos que soletram "social network"

Tendo organizado com cautela e precisão seu perfil básico, é chegada a hora de construir laços dentro da plataforma. O LinkedIn te permite montar “redes” de networking, seguir pessoas e acompanhar páginas; dessa forma, sua empresa consegue montar uma base sólida de pessoas e, consequentemente, a plataforma te sugere outras mais.

Ali, sua empresa deve se conectar com os perfis dos próprios funcionários, de clientes e de pessoas que fizerem o perfil da empresa. Também é importante seguir outras páginas do nicho, pessoas de relevância para o cenário e perfis de informações do setor.

Não tenha medo de expandir sua rede! Fazendo isso com consciência, os resultados vão surgir.

 

Mantenha seu perfil atualizado 

De que adianta criar um perfil e abandoná-lo quando ele para de dar resultados? Estar no LinkedIn é também uma estratégia de perseverança, coisa que sua incorporadora precisa ter.

Por isso, sempre se mantenha presente na plataforma. Renove seus status com frequência e compartilhe as informações de outras redes sociais. Interaja com seus seguidores e dialogue, de fato, com quantos puder. Essa estratégia de humanização da marca serve na hora de profissionalizar qualquer tipo de rede social, e não é diferente com o LinkedIn.

 

Participe de grupos do setor 

Participar de grupos é uma ótima forma de permitir que as pessoas te encontrem. Nesses grupos, sua empresa deve participar ativamente, interagindo, compartilhando e trocando experiências. Isso te permite parecer mais maleável e acessível, além de possibilitar que perfis dos grupos vejam suas atividades e conheçam sua incorporadora a partir dali.

Existem algumas formas de atuar com grupos do LinkedIn, e falaremos sobre elas agora:

  • Participar de grupos dos quais seu público participa: essa é a forma mais prática e fácil de poder ser encontrado por seus leads. Além disso, se eles estão naquele grupo, você já pode considerá-los extremamente qualificados, o que aumenta sobremaneira o valor dessas pessoas para sua empresa. Nesses grupos, capriche no conteúdo publicado e partilhado. Artigos, postagens, vale de tudo.
  • Crie seus próprios grupos: sua empresa pode, ainda, criar um grupo cujo assunto seja de interesse do público. Dessa forma, você intermedia a comunicação entre eles e consegue ver de perto o que mais agrada àqueles prospects. No fim das contas, como o grupo foi criado por você, será muito prático e simples para as pessoas te perceberem.

 

Crie conteúdo de valor e se torne autoridade

Assim como no Instagram ou Facebook, o LinkedIn te permite criar e partilhar conteúdos. Por isso, não perca a oportunidade de produzir coisas de qualidade especialmente para a plataforma.

Além disso, faça questão de que sua equipe interna engaje nesses conteúdos. O algoritmo do LinkedIn atua de forma que as postagens com mais engajamento e interação são aquelas que aparecem com mais facilidade para as pessoas, por isso é muito importante que seus times internos deem esse “start” e ajudem a impulsionar as publicações da empresa.

Bons conteúdos não apenas te permitem ser visto por mais pessoas, mas também conferem autoridade à sua página dentro e fora da plataforma. Know How é tudo no mercado imobiliário, e produções de qualidade podem te dar isso. Mostre que sua incorporadora é mestre no que está falando, seja inovador e saiba trazer as informações mais relevantes para seu público.

Imagem do lançamento imobiliário na prática

 

Monitore seus resultados 

É muito importante tirar um tempo para ver o que está ou não está dando certo.

Por isso, sempre monitore o retorno que cada um de seus grupos tem dado à empresa. Em caso de baixo retorno, parta em busca de novos grupos, novas oportunidades e novas pessoas. Monitore cada interação dentro deles e perceba quais conteúdos são mais recebidos em quais grupos. Tudo isso te ajuda a especializar sua produção para obter resultados personalizados em cada grupo.

Não apenas os grupos, seu perfil principal também precisa de monitoramento. Dessa forma, você descobre quais postagens funcionam melhor e quais não dão tanto resultado. Assim, cada produção será mais assertiva e focada no que sua empresa precisa: captar leads e gerar vendas.

 

Ser grande no LinkedIn pode não ser fácil… 

Mas com certeza não é impossível. E acredite, quando dissermos que vale a pena é porque vale muito. Por isso, não desista nas primeiras tentativas. Tente, mensure, refine e tente novamente. É assim que acontecem os melhores resultados: através da estratégia de tentativa e erro.

Agora que você já sabe melhor como aproveitar o LinkedIn em suas vendas, que tal colocar cada uma das dicas em prática? Vamos lá, estamos torcendo por você!

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